A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30821 |
Resumo: | O Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro é um território de cerca de 11.000km2 nos litorais leste e norte deste estado. Possui um notável patrimônio geológico com um grande potencial para uso educativo. Este trabalho aborda a importância dos conceitos de contextualização dos conhecimentos e da transposição didática para a construção de um programa de educação geológica para aquele território. Esses conceitos foram aplicados em cursos de formação continuada realizados em cinco municípios, para um público formado por professores de diferentes disciplinas: Ciências, Geografia e História, principalmente. Os resultados ratificaram a importância dos conceitos, priorizando as experiências e construções educativas em geoparques. |
id |
UFRJ-21_69526f50943877157c8b8211b42b40b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/30821 |
network_acronym_str |
UFRJ-21 |
network_name_str |
Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJEducação geológica; Geoparques; Contextualização; Transposição didáticaO Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro é um território de cerca de 11.000km2 nos litorais leste e norte deste estado. Possui um notável patrimônio geológico com um grande potencial para uso educativo. Este trabalho aborda a importância dos conceitos de contextualização dos conhecimentos e da transposição didática para a construção de um programa de educação geológica para aquele território. Esses conceitos foram aplicados em cursos de formação continuada realizados em cinco municípios, para um público formado por professores de diferentes disciplinas: Ciências, Geografia e História, principalmente. Os resultados ratificaram a importância dos conceitos, priorizando as experiências e construções educativas em geoparques.Universidade Federal do Rio de JaneiroNascimento, Vitor Manoel Rodrigues doAlmeida, Cícera Neysi deMansur, Kátia LeiteRosa, Dafne Alves Ribeiro daSouza, Mariany Marques deCambra, Marcus Felipe Emerick Soares2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/3082110.11137/2019_1_603_617Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 603-617Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 603-6171982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30821/17431Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T15:03:30Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/30821Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/oaianuario@igeo.ufrj.br||1982-39080101-9759opendoar:2019-12-10T15:03:30Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ |
title |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ |
spellingShingle |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ Nascimento, Vitor Manoel Rodrigues do Educação geológica; Geoparques; Contextualização; Transposição didática |
title_short |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ |
title_full |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ |
title_fullStr |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ |
title_full_unstemmed |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ |
title_sort |
A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ |
author |
Nascimento, Vitor Manoel Rodrigues do |
author_facet |
Nascimento, Vitor Manoel Rodrigues do Almeida, Cícera Neysi de Mansur, Kátia Leite Rosa, Dafne Alves Ribeiro da Souza, Mariany Marques de Cambra, Marcus Felipe Emerick Soares |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Cícera Neysi de Mansur, Kátia Leite Rosa, Dafne Alves Ribeiro da Souza, Mariany Marques de Cambra, Marcus Felipe Emerick Soares |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Vitor Manoel Rodrigues do Almeida, Cícera Neysi de Mansur, Kátia Leite Rosa, Dafne Alves Ribeiro da Souza, Mariany Marques de Cambra, Marcus Felipe Emerick Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação geológica; Geoparques; Contextualização; Transposição didática |
topic |
Educação geológica; Geoparques; Contextualização; Transposição didática |
description |
O Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro é um território de cerca de 11.000km2 nos litorais leste e norte deste estado. Possui um notável patrimônio geológico com um grande potencial para uso educativo. Este trabalho aborda a importância dos conceitos de contextualização dos conhecimentos e da transposição didática para a construção de um programa de educação geológica para aquele território. Esses conceitos foram aplicados em cursos de formação continuada realizados em cinco municípios, para um público formado por professores de diferentes disciplinas: Ciências, Geografia e História, principalmente. Os resultados ratificaram a importância dos conceitos, priorizando as experiências e construções educativas em geoparques. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30821 10.11137/2019_1_603_617 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30821 |
identifier_str_mv |
10.11137/2019_1_603_617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30821/17431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 603-617 Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 603-617 1982-3908 0101-9759 reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
collection |
Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
anuario@igeo.ufrj.br|| |
_version_ |
1797053545652944897 |