A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Vitor Manoel Rodrigues do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Cícera Neysi de, Mansur, Kátia Leite, Rosa, Dafne Alves Ribeiro da, Souza, Mariany Marques de, Cambra, Marcus Felipe Emerick Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30821
Resumo: O Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro é um território de cerca de 11.000km2 nos litorais leste e norte deste estado. Possui um notável patrimônio geológico com um grande potencial para uso educativo. Este trabalho aborda a importância dos conceitos de contextualização dos conhecimentos e da transposição didática para a construção de um programa de educação geológica para aquele território. Esses conceitos foram aplicados em cursos de formação continuada realizados em cinco municípios, para um público formado por professores de diferentes disciplinas: Ciências, Geografia e História, principalmente. Os resultados ratificaram a importância dos conceitos, priorizando as experiências e construções educativas em geoparques.
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