Museu Itinerante: Uma Experiência de Divulgação da Geologia e Paleontologia na Educação Infantil
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/37294 |
Resumo: | O trabalho apresenta o projeto “Museu em Movimento” desenvolvido durante o ano de 2019, através da parceria entre o Museu de Ciências da Terra, instituição gerida pelo Serviço Geológico do Brasil e a Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi levar a experiência museal e o conhecimento científico para crianças com faixa etária entre zero e cinco anos e onze meses matriculadas em Creches e Espaço de Desenvolvimento Infantil do município. A intenção, durante o planejamento, foi produzir atividades que promovessem a integração entre as áreas cognitivas, psicomotora e afetiva do dos alunos. Por isso foi dada atenção às especificidades e à fase do desenvolvimento das crianças durante a seleção do acervo e da produção do material de apoio para as ações educativas. As atividades tiveram como tema central a paleontologia e as estratégias utilizadas durante a interação com os alunos envolveram músicas, histórias infantis, teatro, uso de fantasias e brincadeiras relacionadas dinossauros além do manuseio do acervo de fósseis da coleção didática do museu, especificamente um coprólito e exemplares do peixe da espécie Rhacolepis buccalis. Como resultado, a itinerância do museu contemplou 1767 crianças de diversas localidades da cidade do Rio de Janeiro, inclusive, algumas áreas de difícil acesso, de grande vulnerabilidade social e histórico de violência. A iniciativa demonstrou que existe um grande potencial para a realização de atividades de divulgação científica voltadas para os alunos da educação infantil e que um projeto de itinerância pode contribuir para a desmitificação do museu como instituição elitizada e inacessível. |
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As atividades tiveram como tema central a paleontologia e as estratégias utilizadas durante a interação com os alunos envolveram músicas, histórias infantis, teatro, uso de fantasias e brincadeiras relacionadas dinossauros além do manuseio do acervo de fósseis da coleção didática do museu, especificamente um coprólito e exemplares do peixe da espécie Rhacolepis buccalis. Como resultado, a itinerância do museu contemplou 1767 crianças de diversas localidades da cidade do Rio de Janeiro, inclusive, algumas áreas de difícil acesso, de grande vulnerabilidade social e histórico de violência. A iniciativa demonstrou que existe um grande potencial para a realização de atividades de divulgação científica voltadas para os alunos da educação infantil e que um projeto de itinerância pode contribuir para a desmitificação do museu como instituição elitizada e inacessível.Universidade Federal do Rio de JaneiroMachado, Rodrigo da RochaRossato, Bruno Costa LimaZadminas, Mariana RodriguesRoitberg, Nathalia WinkelmannSilva, Amanda Paula daCampos, Diogenes de Almeida2021-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/3729410.11137/1982-3908_2021_44_37294Anuário do Instituto de Geociências; Vol 44 (2021)Anuário do Instituto de Geociências; Vol 44 (2021)1982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/37294/pdf/*ref*/Alves, N.G. & Soares, M.C.S. 2012. 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