Nova Metodologia para Previsão de Eventos de Nevoeiro para o Aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió (Alagoas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, João Pedro Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fedorova, Natalia, Levit, Vladimir, Santos, Alexandre Silva dos, Lyra, Matheus José Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
DOI: 10.11137/2019_3_527_535
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/31233
Resumo: Eventos de nevoeiro durante o pouso e decolagem de aeronaves têm se mostrado perigosos por causa da baixa visibilidade, causando prejuízos socioeconômicos, incluindo perda de vidas humanas. Um modelo de previsão de nevoeiro Fog Visibility versão 1 (FogVIS v1.0) foi criado para o Aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió, Brasil). Essa ferramenta foi desenvolvida na linguagem de programação C# usando o software Visual Studio Community e a visibilidade foi calculada usando o conteúdo de água líquida (LWC) e a concentração do número de gotas (Nd). O LWC e o Nd foram calculados em uma grade bidimensional (x, y) durante os episódios de nevoeiro por meio de equações conhecidas e variáveis meteorológicas do modelo de mesoescala Weather Research and Forecasting (WRF) para o Nordeste Brasileiro (NEB). Scripts em National Center for Atmospheric Research Command Language (NCL) foram desenvolvidos para estimar o Nd e LWC com três grades aninhadas (27, 9 e 3 km) sobre o NEB utilizando o modelo WRF. O modelo Parameterized FOG (PAFOG) foi desenvolvido pela Universidade de Bonn (Alemanha) para a previsão de nevoeiro de radiação. Os modelos PAFOG e FogVIS v1.0 não previram dois eventos de nevoeiro dentre os cinco avaliados, com a visibilidade de 300 e 600 m. Os modelos detectaram três eventos de nevoeiro no aeroporto Zumbi dos Palmares dentre os cinco casos avaliados. A nova ferramenta, FogVIS v1.0, previu visibilidades de 476, 865 e 748 m, quando foram detectados eventos de nevoeiro com visibilidades de 450, 600 e 700 m pela estação de superfície do aeroporto. As visibilidades previstas pelo modelo PAFOG para os mesmos eventos foram de 176, 7951 e 202 m, respectivamente, demonstrando que a nova ferramenta desenvolvida (FogVIS v1.0) previu um maior número de eventos de nevoeiro dentre os casos estudados (60%).
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