Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Paola de Assis de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Guilherme Garcia, Brito, Mariana Madruga de, Filho, Luiz Carlos Pinto da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
DOI: 10.11137/2018_3_281_291
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/29723
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma metodologia para mapear a vulnerabilidade à inundação em diferentes fases do gerenciamento de desastres no município de Igrejinha, RS. Ao total, foram utilizados 10 indicadores distribuídos em 3 dimensões de vulnerabilidade, os quais foram espacializados com o uso do método de mapeamento dasimétrico. Por meio do método Processo Analítico Hierárquico (AHP), solicitou-se a 21 especialistas que atribuíssem pesos de importância para cada um dos indicadores durante duas fases do gerenciamento de desastres: resposta e recuperação. Por fim, foram elaborados mapas comparativos, por meio de ferramentas de geoprocessamento disponíveis em Sistemas de Informação Geográfica. Destaca-se como resultado as diferenças apresentadas entre fases resposta e recuperação, nas dimensões e no mapa final de vulnerabilidade a inundações.
id UFRJ-21_d67a6367484633afc1723dccb73a899b
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/29723
network_acronym_str UFRJ-21
network_name_str Anuário do Instituto de Geociências (Online)
spelling Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a InundaçõesMétodo AHP; Indicadores de vulnerabilidade; Setores censitáriosEsta pesquisa apresenta uma metodologia para mapear a vulnerabilidade à inundação em diferentes fases do gerenciamento de desastres no município de Igrejinha, RS. Ao total, foram utilizados 10 indicadores distribuídos em 3 dimensões de vulnerabilidade, os quais foram espacializados com o uso do método de mapeamento dasimétrico. Por meio do método Processo Analítico Hierárquico (AHP), solicitou-se a 21 especialistas que atribuíssem pesos de importância para cada um dos indicadores durante duas fases do gerenciamento de desastres: resposta e recuperação. Por fim, foram elaborados mapas comparativos, por meio de ferramentas de geoprocessamento disponíveis em Sistemas de Informação Geográfica. Destaca-se como resultado as diferenças apresentadas entre fases resposta e recuperação, nas dimensões e no mapa final de vulnerabilidade a inundações.Universidade Federal do Rio de JaneiroRamos, Paola de Assis de SouzaOliveira, Guilherme GarciaBrito, Mariana Madruga deFilho, Luiz Carlos Pinto da Silva2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/2972310.11137/2018_3_281_291Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 3 (2018); 281-291Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 3 (2018); 281-2911982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/29723/16733Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-12T18:46:40Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/29723Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/oaianuario@igeo.ufrj.br||1982-39080101-9759opendoar:2020-08-12T18:46:40Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
title Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
spellingShingle Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
Ramos, Paola de Assis de Souza
Método AHP; Indicadores de vulnerabilidade; Setores censitários
Ramos, Paola de Assis de Souza
Método AHP; Indicadores de vulnerabilidade; Setores censitários
title_short Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
title_full Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
title_fullStr Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
title_full_unstemmed Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
title_sort Proposta Metodológica para o Mapeamento da Vulnerabilidade a Inundações
author Ramos, Paola de Assis de Souza
author_facet Ramos, Paola de Assis de Souza
Ramos, Paola de Assis de Souza
Oliveira, Guilherme Garcia
Brito, Mariana Madruga de
Filho, Luiz Carlos Pinto da Silva
Oliveira, Guilherme Garcia
Brito, Mariana Madruga de
Filho, Luiz Carlos Pinto da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Guilherme Garcia
Brito, Mariana Madruga de
Filho, Luiz Carlos Pinto da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Paola de Assis de Souza
Oliveira, Guilherme Garcia
Brito, Mariana Madruga de
Filho, Luiz Carlos Pinto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Método AHP; Indicadores de vulnerabilidade; Setores censitários
topic Método AHP; Indicadores de vulnerabilidade; Setores censitários
description Esta pesquisa apresenta uma metodologia para mapear a vulnerabilidade à inundação em diferentes fases do gerenciamento de desastres no município de Igrejinha, RS. Ao total, foram utilizados 10 indicadores distribuídos em 3 dimensões de vulnerabilidade, os quais foram espacializados com o uso do método de mapeamento dasimétrico. Por meio do método Processo Analítico Hierárquico (AHP), solicitou-se a 21 especialistas que atribuíssem pesos de importância para cada um dos indicadores durante duas fases do gerenciamento de desastres: resposta e recuperação. Por fim, foram elaborados mapas comparativos, por meio de ferramentas de geoprocessamento disponíveis em Sistemas de Informação Geográfica. Destaca-se como resultado as diferenças apresentadas entre fases resposta e recuperação, nas dimensões e no mapa final de vulnerabilidade a inundações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/29723
10.11137/2018_3_281_291
url https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/29723
identifier_str_mv 10.11137/2018_3_281_291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/29723/16733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 3 (2018); 281-291
Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 3 (2018); 281-291
1982-3908
0101-9759
reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Anuário do Instituto de Geociências (Online)
collection Anuário do Instituto de Geociências (Online)
repository.name.fl_str_mv Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv anuario@igeo.ufrj.br||
_version_ 1822178672777363456
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11137/2018_3_281_291