Educação inclusiva: reflexões sobre os aparatos legais que garantem os direitos educacionais de estudantes público-alvo da educação especial
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Teoria Jurídica Contemporânea |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/rjur/article/view/27989 |
Resumo: | RESUMO:Intencionamos apresentar uma compilação dos principais diplomas normativos, notadamente, da Declaração de Salamanca, em 1994, até os dias atuais, que tenham a Educação Inclusiva como escopo primordial do compromisso legislativo com a estruturação da Educação Para Todos. Temos, assim, como fio condutor, a seguinte pergunta de partida: as mudanças legislativas e o caminho histórico percorrido, que têm se expressado em acesso educacional, têm alcançado a universalização dos discursos e das abordagens educacionais? A metodologia utilizada consistiu na coleta de dados em fontes bibliográficas e documentais, ordenados em uma cronologia. Os resultados evidenciam os conteúdos e ganhos, que, ao longo do tempo, foram (re)significando o conceito de deficiência e o papel das pessoas com deficiência na sociedade e na educação. |
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Educação inclusiva: reflexões sobre os aparatos legais que garantem os direitos educacionais de estudantes público-alvo da educação especialInclusive education: reflections on the legal apparatus that guarantee the educational rights of students targeted by special educationDireitos Humanos; Direitos das Pessoas com DeficiênciaCompilação legislativa; Educação inclusiva; Pessoa com deficiência; Educação para todosDireitos HumanosLegislative compilation; Inclusive education; Person with disabilities; Education for allRESUMO:Intencionamos apresentar uma compilação dos principais diplomas normativos, notadamente, da Declaração de Salamanca, em 1994, até os dias atuais, que tenham a Educação Inclusiva como escopo primordial do compromisso legislativo com a estruturação da Educação Para Todos. Temos, assim, como fio condutor, a seguinte pergunta de partida: as mudanças legislativas e o caminho histórico percorrido, que têm se expressado em acesso educacional, têm alcançado a universalização dos discursos e das abordagens educacionais? A metodologia utilizada consistiu na coleta de dados em fontes bibliográficas e documentais, ordenados em uma cronologia. Os resultados evidenciam os conteúdos e ganhos, que, ao longo do tempo, foram (re)significando o conceito de deficiência e o papel das pessoas com deficiência na sociedade e na educação.ABSTRACT:We intend to present a compilation of the main laws, notably from the Salamanca Declaration in 1994 to the present day, which has Inclusive Education as the primary scope of the legislative commitment to structure of Education for All. We have, therefore, as a guiding goal, the following initial question: did the legislative changes and the historical path that have been expressed in educational access reach the universalization of educational discourses and approaches? The methodology consisted of collecting data from bibliographic and document sources, in a chronologic order. The results shows contents and gains which, over time, (re)framed the concept of disability and the role of people with disabilities in society and education.Programa de Posgrado en Derecho de la Universidad Federal de Rio de JaneiroLustosa, Francisca GenyGadelha Ferreira, Rebeca2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rjur/article/view/2798910.21875/tjc.v5i1.27989Teoria Jurídica Contemporânea; v. 5, n. 1 (2020); 87-109Teoria Jurídica Contemporânea; v. 5, n. 1 (2020); 87-109Teoria Jurídica Contemporânea; v. 5, n. 1 (2020); 87-1092526-046410.21875/tjc.v5i1reponame:Teoria Jurídica Contemporâneainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rjur/article/view/27989/19925/*ref*/ARAUJO, L. A. D.; DA COSTA FILHO, W. A lei 13.146/2015 (o estatuto da pessoa com deficiência ou a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência) e sua efetividade. Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, 2016, v. 7, n. 13, p. 12./*ref*/ARAÚJO, Luana Adriano. Os desafios para a efetivação do Direito à Educação Inclusiva: Igualdade, Diferença e Deficiência nas Escolas Públicas Municipais de Fortaleza (CE). 2018. 392 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018./*ref*/BARBOSA-FORHMANN, Ana Paula. Os modelos médico e social de deficiência a partir dos significados de segregação e inclusão nos discursos de Michel Foucault e de Martha Nussbaum. Revista Estudos Institucionais, v. 2, n. 2, p. 736-755, 2016./*ref*/BARBOSA-FORHMANN, Ana Paula; KIEFER, Sandra Filomena Wagner. Modelo social de abordagem dos direitos humanos das pessoas com deficiência. In: MENEZES, Joyceane Bezerra (Org.). Direito das pessoas com deficiência psíquica e intelectual nas relações privadas: Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e Lei Brasileira de Inclusão. Rio de Janeiro: Editora Processo, 2016./*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394. Brasília, DF, 1996./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na aérea das necessidades educativas especiais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 24 maio 2019./*ref*/BUENO, Luis Cayo Pérez. La configuración jurídica de los ajustes razonables. In: BUENO, Luis Cayo Pérez. 10 años de legislación sobre no discriminación de personas con discapacidad en España. Estudios en homenaje a Miguel Ángel Cabra de Luna. Madrid: Ediciones Cuenca, 2012./*ref*/CARNEIRO, Moaci Alves. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013./*ref*/COMITÊ DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Comentário Geral No. 4 sobre o direito à educação inclusiva. 2016. Disponível em https://www.ohchr.org/EN/HRBodies/CRPD/Pages/CRPDIndex.aspx. Acessado em 6/1/2019./*ref*/FERREIRA, Rebeca Costa Gadelha da Silveira Lopes. As adaptações razoáveis no modelo de educação inclusiva para estudantes surdos. 2019. 208 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019./*ref*/GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988./*ref*/LUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão, o olhar que ensina: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-ação. 2009. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009./*ref*/MAIOR, Izabel Maria Medeiro Loureiro. Movimento político das pessoas com deficiência: reflexões sobre a conquista de direitos. 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