PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzer, Katia Maria Paim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36484
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa que tem por objetivo compreender a relação entre a religião e os conflitos militares que marcaram a constituição do grande império neoassírio na Antiguidade, através da representação imagética dos simbolismos religiosos nas narrativas visuais da guerra. No mundo mesopotâmico, o relevo sobre pedra foi uma das mais importantes manifestações artísticas, e os mais usados foram os baixos-relevos sobre lajes de alabastro, repartidas em duas ou mais partes, recobrindo as paredes dos palácios. A prática cultural de criação desses relevos monumentais está associada ao momento político de construção de grandes impérios. A maioria das cenas representadas evocam a guerra e as campanhas militares empreendidas pelos assírios contra seus inimigos. Tais representações serviam como propaganda política, social, econômica, religiosa, com uma forte carga ideológica, que tinha como objetivo legitimar o poder dos governantes perante seus súditos, em uma tentativa de perpetuação de sua imagem e, assim, de seu poder.
id UFRJ-23_2464a93f6cf86aa858666b296fd54860
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36484
network_acronym_str UFRJ-23
network_name_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIAAssíriaiconografiaviolênciaguerrarepresentação.O presente trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa que tem por objetivo compreender a relação entre a religião e os conflitos militares que marcaram a constituição do grande império neoassírio na Antiguidade, através da representação imagética dos simbolismos religiosos nas narrativas visuais da guerra. No mundo mesopotâmico, o relevo sobre pedra foi uma das mais importantes manifestações artísticas, e os mais usados foram os baixos-relevos sobre lajes de alabastro, repartidas em duas ou mais partes, recobrindo as paredes dos palácios. A prática cultural de criação desses relevos monumentais está associada ao momento político de construção de grandes impérios. A maioria das cenas representadas evocam a guerra e as campanhas militares empreendidas pelos assírios contra seus inimigos. Tais representações serviam como propaganda política, social, econômica, religiosa, com uma forte carga ideológica, que tinha como objetivo legitimar o poder dos governantes perante seus súditos, em uma tentativa de perpetuação de sua imagem e, assim, de seu poder.Mauad X2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36484PHOÎNIX; v. 17 n. 2 (17): PHOINIX; 12-252527-225X1413-5787reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36484/20067Copyright (c) 2020 Katia Maria Paim Pozzerinfo:eu-repo/semantics/openAccessPozzer, Katia Maria Paim2023-11-21T00:08:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36484Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/oairevistaphoinix@gmail.com2527-225X1413-5787opendoar:2023-11-21T00:08:23Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA
title PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA
spellingShingle PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA
Pozzer, Katia Maria Paim
Assíria
iconografia
violência
guerra
representação.
title_short PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA
title_full PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA
title_fullStr PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA
title_full_unstemmed PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA
title_sort PODER, GUERRA E VIOLÊNCIA NA ICONOGRAFIA ASSÍRIA
author Pozzer, Katia Maria Paim
author_facet Pozzer, Katia Maria Paim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzer, Katia Maria Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Assíria
iconografia
violência
guerra
representação.
topic Assíria
iconografia
violência
guerra
representação.
description O presente trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa que tem por objetivo compreender a relação entre a religião e os conflitos militares que marcaram a constituição do grande império neoassírio na Antiguidade, através da representação imagética dos simbolismos religiosos nas narrativas visuais da guerra. No mundo mesopotâmico, o relevo sobre pedra foi uma das mais importantes manifestações artísticas, e os mais usados foram os baixos-relevos sobre lajes de alabastro, repartidas em duas ou mais partes, recobrindo as paredes dos palácios. A prática cultural de criação desses relevos monumentais está associada ao momento político de construção de grandes impérios. A maioria das cenas representadas evocam a guerra e as campanhas militares empreendidas pelos assírios contra seus inimigos. Tais representações serviam como propaganda política, social, econômica, religiosa, com uma forte carga ideológica, que tinha como objetivo legitimar o poder dos governantes perante seus súditos, em uma tentativa de perpetuação de sua imagem e, assim, de seu poder.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36484
url https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36484/20067
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Katia Maria Paim Pozzer
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Katia Maria Paim Pozzer
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mauad X
publisher.none.fl_str_mv Mauad X
dc.source.none.fl_str_mv PHOÎNIX; v. 17 n. 2 (17): PHOINIX; 12-25
2527-225X
1413-5787
reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
collection Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaphoinix@gmail.com
_version_ 1803387683567828992