A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Teresa Marques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Rodrigo Santos M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32349
Resumo: Uma necessidade de ordenar o espaço político-social ao final da República romana e início do Principado, com Otávio Augusto (século I a.C.), pode ser percebida pelos historiadores da Antiguidade a partir da análise documental literária do período. A capacidade do novo líder foi apresentada de diferentes formas, e por diferentes autores, pois um consensus era necessário para impor fim aos anos de Guerras Civis. Pensando dessa maneira, Manílio, em sua poesia didática intitulada Astronomicas, propõe o aprendizado do saber astrológico por perceber nesse ensino o melhor caminho para aqueles que desejam compreender a ação humana gerenciada por uma força cósmica criadora que compõe o próprio homem. Tal entendimento se torna possível para o autor quando apresentando, a partir de um prisma filosófico específico, o Estoicismo. Por isso, o presente artigo apresenta esse conhecimento,a fim de entendermos não somente a necessidade maniliana de ordenar seu tempo, mas de ensinar a respeito da conexão necessária entre o homem e a natureza (divina).
id UFRJ-23_25cf40a70a4503d233e543a1bd0fced2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32349
network_acronym_str UFRJ-23
network_name_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)estoicismoastrologiaOtávio Augustoordem.Uma necessidade de ordenar o espaço político-social ao final da República romana e início do Principado, com Otávio Augusto (século I a.C.), pode ser percebida pelos historiadores da Antiguidade a partir da análise documental literária do período. A capacidade do novo líder foi apresentada de diferentes formas, e por diferentes autores, pois um consensus era necessário para impor fim aos anos de Guerras Civis. Pensando dessa maneira, Manílio, em sua poesia didática intitulada Astronomicas, propõe o aprendizado do saber astrológico por perceber nesse ensino o melhor caminho para aqueles que desejam compreender a ação humana gerenciada por uma força cósmica criadora que compõe o próprio homem. Tal entendimento se torna possível para o autor quando apresentando, a partir de um prisma filosófico específico, o Estoicismo. Por isso, o presente artigo apresenta esse conhecimento,a fim de entendermos não somente a necessidade maniliana de ordenar seu tempo, mas de ensinar a respeito da conexão necessária entre o homem e a natureza (divina).Mauad X2020-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/3234910.26770/phoinix.v24.n9PHOÎNIX; v. 24 n. 1 (24): PHOINIX; 155-1732527-225X1413-578710.26770/phoinix.v24.1reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32349/18276Copyright (c) 2020 Ana Teresa Marques Gonçalves, Rodrigo Santos M. Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana Teresa MarquesOliveira, Rodrigo Santos M.2023-11-21T00:07:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32349Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/oairevistaphoinix@gmail.com2527-225X1413-5787opendoar:2023-11-21T00:07:06Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)
title A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)
spellingShingle A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)
Gonçalves, Ana Teresa Marques
estoicismo
astrologia
Otávio Augusto
ordem.
title_short A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)
title_full A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)
title_fullStr A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)
title_full_unstemmed A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)
title_sort A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)
author Gonçalves, Ana Teresa Marques
author_facet Gonçalves, Ana Teresa Marques
Oliveira, Rodrigo Santos M.
author_role author
author2 Oliveira, Rodrigo Santos M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Teresa Marques
Oliveira, Rodrigo Santos M.
dc.subject.por.fl_str_mv estoicismo
astrologia
Otávio Augusto
ordem.
topic estoicismo
astrologia
Otávio Augusto
ordem.
description Uma necessidade de ordenar o espaço político-social ao final da República romana e início do Principado, com Otávio Augusto (século I a.C.), pode ser percebida pelos historiadores da Antiguidade a partir da análise documental literária do período. A capacidade do novo líder foi apresentada de diferentes formas, e por diferentes autores, pois um consensus era necessário para impor fim aos anos de Guerras Civis. Pensando dessa maneira, Manílio, em sua poesia didática intitulada Astronomicas, propõe o aprendizado do saber astrológico por perceber nesse ensino o melhor caminho para aqueles que desejam compreender a ação humana gerenciada por uma força cósmica criadora que compõe o próprio homem. Tal entendimento se torna possível para o autor quando apresentando, a partir de um prisma filosófico específico, o Estoicismo. Por isso, o presente artigo apresenta esse conhecimento,a fim de entendermos não somente a necessidade maniliana de ordenar seu tempo, mas de ensinar a respeito da conexão necessária entre o homem e a natureza (divina).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32349
10.26770/phoinix.v24.n9
url https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32349
identifier_str_mv 10.26770/phoinix.v24.n9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32349/18276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Teresa Marques Gonçalves, Rodrigo Santos M. Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Teresa Marques Gonçalves, Rodrigo Santos M. Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mauad X
publisher.none.fl_str_mv Mauad X
dc.source.none.fl_str_mv PHOÎNIX; v. 24 n. 1 (24): PHOINIX; 155-173
2527-225X
1413-5787
10.26770/phoinix.v24.1
reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
collection Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaphoinix@gmail.com
_version_ 1803387682087239680