A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135
Resumo: Consideramos que a tragédia grega tem uma parte falada, uma cantada e outradançada. Neste artigo, observamos como essas três partes constroem a cena.Focalizamos o balé da louca Cassandra, sua performance, quando ela deixa Tróia(Troianas de Eurípides) e chega a Argos (Agamemnon de Ésquilo). Essa parte dodrama, reputamos, serve para expressar, em canto e dança, o sentimento de serpossuído.
id UFRJ-23_abd03717611059518f63fb52b869c835
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33135
network_acronym_str UFRJ-23
network_name_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOStragédiaritualdançaloucura.Consideramos que a tragédia grega tem uma parte falada, uma cantada e outradançada. Neste artigo, observamos como essas três partes constroem a cena.Focalizamos o balé da louca Cassandra, sua performance, quando ela deixa Tróia(Troianas de Eurípides) e chega a Argos (Agamemnon de Ésquilo). Essa parte dodrama, reputamos, serve para expressar, em canto e dança, o sentimento de serpossuído.Mauad X2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135PHOÎNIX; v. 14 n. 1 (14): PHOINIX; 372-3882527-225X1413-5787reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135/18589Copyright (c) 2020 Tereza Virgínia Ribeiro Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Tereza Virgínia Ribeiro2023-11-21T00:09:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33135Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/oairevistaphoinix@gmail.com2527-225X1413-5787opendoar:2023-11-21T00:09:06Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
title A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
spellingShingle A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro
tragédia
ritual
dança
loucura.
title_short A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
title_full A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
title_fullStr A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
title_full_unstemmed A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
title_sort A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
author Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro
author_facet Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv tragédia
ritual
dança
loucura.
topic tragédia
ritual
dança
loucura.
description Consideramos que a tragédia grega tem uma parte falada, uma cantada e outradançada. Neste artigo, observamos como essas três partes constroem a cena.Focalizamos o balé da louca Cassandra, sua performance, quando ela deixa Tróia(Troianas de Eurípides) e chega a Argos (Agamemnon de Ésquilo). Essa parte dodrama, reputamos, serve para expressar, em canto e dança, o sentimento de serpossuído.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135
url https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135/18589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mauad X
publisher.none.fl_str_mv Mauad X
dc.source.none.fl_str_mv PHOÎNIX; v. 14 n. 1 (14): PHOINIX; 372-388
2527-225X
1413-5787
reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
collection Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaphoinix@gmail.com
_version_ 1803387682534981632