A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135 |
Resumo: | Consideramos que a tragédia grega tem uma parte falada, uma cantada e outradançada. Neste artigo, observamos como essas três partes constroem a cena.Focalizamos o balé da louca Cassandra, sua performance, quando ela deixa Tróia(Troianas de Eurípides) e chega a Argos (Agamemnon de Ésquilo). Essa parte dodrama, reputamos, serve para expressar, em canto e dança, o sentimento de serpossuído. |
id |
UFRJ-23_abd03717611059518f63fb52b869c835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33135 |
network_acronym_str |
UFRJ-23 |
network_name_str |
Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOStragédiaritualdançaloucura.Consideramos que a tragédia grega tem uma parte falada, uma cantada e outradançada. Neste artigo, observamos como essas três partes constroem a cena.Focalizamos o balé da louca Cassandra, sua performance, quando ela deixa Tróia(Troianas de Eurípides) e chega a Argos (Agamemnon de Ésquilo). Essa parte dodrama, reputamos, serve para expressar, em canto e dança, o sentimento de serpossuído.Mauad X2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135PHOÎNIX; v. 14 n. 1 (14): PHOINIX; 372-3882527-225X1413-5787reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135/18589Copyright (c) 2020 Tereza Virgínia Ribeiro Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Tereza Virgínia Ribeiro2023-11-21T00:09:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33135Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/oairevistaphoinix@gmail.com2527-225X1413-5787opendoar:2023-11-21T00:09:06Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS |
title |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS |
spellingShingle |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro tragédia ritual dança loucura. |
title_short |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS |
title_full |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS |
title_fullStr |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS |
title_full_unstemmed |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS |
title_sort |
A PERFORMANCE RITUAL DOS DESVIOS: DANÇAS DE LOUCOS E POSSUÍDOS |
author |
Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro |
author_facet |
Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tragédia ritual dança loucura. |
topic |
tragédia ritual dança loucura. |
description |
Consideramos que a tragédia grega tem uma parte falada, uma cantada e outradançada. Neste artigo, observamos como essas três partes constroem a cena.Focalizamos o balé da louca Cassandra, sua performance, quando ela deixa Tróia(Troianas de Eurípides) e chega a Argos (Agamemnon de Ésquilo). Essa parte dodrama, reputamos, serve para expressar, em canto e dança, o sentimento de serpossuído. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33135/18589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mauad X |
publisher.none.fl_str_mv |
Mauad X |
dc.source.none.fl_str_mv |
PHOÎNIX; v. 14 n. 1 (14): PHOINIX; 372-388 2527-225X 1413-5787 reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaphoinix@gmail.com |
_version_ |
1803387682534981632 |