O acontecer da modernidade no pensamento de Gianni Vattimo: das Verdades metafísicas ao ocaso do sujeito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Trágica |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/41642 |
Resumo: | Nesse artigo se discute a compreensão e caracterização que se pode fazer da modernidade a partir do pensamento do filósofo italiano Gianni Vattimo. Partindo do pressuposto de que a modernidade se fundamenta em verdades absolutas, Vattimo denuncia as estruturas de domínio e poder que resultaram nas atrocidades do século XX. A partir de Heidegger o autor argumenta que o tempo moderno foi a época do esquecimento do ser e da supervalorização do ente. Com isso, o ser humano arrogou para si uma potencialidade advinda de uma suposta consciência do mundo e da realidade. Esse sujeito consciente tornou-se o dominador que objetiva e subjuga tudo aquilo que é diferente de si. Todavia, afirma Vattimo, para o bem estar humano, político e social, faz-se necessário superar tais estruturas violentas. Isso acontece na medida em que o apolíneo abre espaço para o dionisíaco. A partir da compreensão nietzscheana do dionisíaco, é possível reinterpretar o ser humano e seu papel no mundo valorizando, com isso, sua criatividade e possibilidades diante de sua liberdade. |
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O acontecer da modernidade no pensamento de Gianni Vattimo: das Verdades metafísicas ao ocaso do sujeitoModernidadeVerdades-absolutasSujeitoEspírito Dionisíaco.Nesse artigo se discute a compreensão e caracterização que se pode fazer da modernidade a partir do pensamento do filósofo italiano Gianni Vattimo. Partindo do pressuposto de que a modernidade se fundamenta em verdades absolutas, Vattimo denuncia as estruturas de domínio e poder que resultaram nas atrocidades do século XX. A partir de Heidegger o autor argumenta que o tempo moderno foi a época do esquecimento do ser e da supervalorização do ente. Com isso, o ser humano arrogou para si uma potencialidade advinda de uma suposta consciência do mundo e da realidade. Esse sujeito consciente tornou-se o dominador que objetiva e subjuga tudo aquilo que é diferente de si. Todavia, afirma Vattimo, para o bem estar humano, político e social, faz-se necessário superar tais estruturas violentas. Isso acontece na medida em que o apolíneo abre espaço para o dionisíaco. A partir da compreensão nietzscheana do dionisíaco, é possível reinterpretar o ser humano e seu papel no mundo valorizando, com isso, sua criatividade e possibilidades diante de sua liberdade.Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/4164210.59488/tragica.v16i3.41642TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 16 n. 3 (2023): Varia1982-58701982-587010.59488/tragica.v16i3reponame:Revista Trágicainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/41642/32969Copyright (c) 2023 Douglas Willian Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Douglas Willian2023-10-20T18:35:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41642Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/oairevistatragica@yahoo.com.br1982-58701982-5870opendoar:2023-10-20T18:35:27Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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