Tragédia como a obra maior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Trágica |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/43103 |
Resumo: | Este artigo trata do interesse de Friedrich Nietzsche pela filosofia do trágico. Para tanto, analisaremos como o autor explora a questão existencial nos conceitos de apolíneo e dionisíaco. Compararemos a arte apolínea como a ideia de liberdade por meio da ilusão de poder e a tese sobre o dionisíaco constituir uma nova consciência da liberdade possível. Este estudo abordará (1) a tensão interna ao indivíduo e (2) a tragédia como emancipação cultural. Sobre esses pontos, pretendemos demonstrar que a estratégia de O Nascimento da Tragédia sugere outro modelo de liberdade criativa, não mais atrelado às ilusões relacionadas à condição de satisfação intrínseca da subjetividade, configurando a arte trágica como uma obra maior. |
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