NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Rodrigo Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Trágica
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26667
Resumo: A hipótese experimentada neste artigo é a de que por meio da identificaçãode elementos textuais da obra de Nietzsche podemos reconhecer como querLinda Simonis, que o filósofo alemão seria um “defensor e teórico do performativo avant-la-letre”. Neste exercício interpretativo, esses elementos textuais são identificados, por exemplo, como modulações da voz na narrativa dos últimos textos de Nietzsche de 1888. Para realizar tal procedimento foi preciso ter como “pano de fundo” a interpretação de Barbara Cassin cujaproblematização das definições rígidas do performativo e das “taxo nomias” realizadas por Austin foi alavancada para nossos propósitos como ferramenta interpretativa. Neste sentido, como parte de um trabalho maior, o presente artigo busca explicitar em que medida esses elementos identificados como o “eu” da narrativa e a “figura do martelo” nos últimos textos de Nietzsche podem ser reconhecidos como parte da a firmação de Simonis que permite, emultima instância, este nosso enquadramento desses procedimentos junto à noção mais ampla de “performativo”.
id UFRJ-24_edfdc765a642a7cf1ea3bdca523fded2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26667
network_acronym_str UFRJ-24
network_name_str Revista Trágica
repository_id_str
spelling NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELOlinguagemperformativoCassinNietzscheA hipótese experimentada neste artigo é a de que por meio da identificaçãode elementos textuais da obra de Nietzsche podemos reconhecer como querLinda Simonis, que o filósofo alemão seria um “defensor e teórico do performativo avant-la-letre”. Neste exercício interpretativo, esses elementos textuais são identificados, por exemplo, como modulações da voz na narrativa dos últimos textos de Nietzsche de 1888. Para realizar tal procedimento foi preciso ter como “pano de fundo” a interpretação de Barbara Cassin cujaproblematização das definições rígidas do performativo e das “taxo nomias” realizadas por Austin foi alavancada para nossos propósitos como ferramenta interpretativa. Neste sentido, como parte de um trabalho maior, o presente artigo busca explicitar em que medida esses elementos identificados como o “eu” da narrativa e a “figura do martelo” nos últimos textos de Nietzsche podem ser reconhecidos como parte da a firmação de Simonis que permite, emultima instância, este nosso enquadramento desses procedimentos junto à noção mais ampla de “performativo”.Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/2666710.59488/tragica.v6i1.26667TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 6 n. 1 (2013): Estudos sobre Nietzsche1982-58701982-587010.59488/tragica.v6i1reponame:Revista Trágicainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26667/14611Copyright (c) 2019 Rodrigo Francisco Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Rodrigo Francisco2023-06-02T15:50:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26667Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/oairevistatragica@yahoo.com.br1982-58701982-5870opendoar:2023-06-02T15:50:35Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO
title NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO
spellingShingle NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO
Barbosa, Rodrigo Francisco
linguagem
performativo
Cassin
Nietzsche
title_short NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO
title_full NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO
title_fullStr NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO
title_full_unstemmed NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO
title_sort NIETZSCHE E A LINGUAGEM PERFORMATIVA: PERFORMATIVOS EXPLÍCITOS E A FALA DO MARTELO
author Barbosa, Rodrigo Francisco
author_facet Barbosa, Rodrigo Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Rodrigo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv linguagem
performativo
Cassin
Nietzsche
topic linguagem
performativo
Cassin
Nietzsche
description A hipótese experimentada neste artigo é a de que por meio da identificaçãode elementos textuais da obra de Nietzsche podemos reconhecer como querLinda Simonis, que o filósofo alemão seria um “defensor e teórico do performativo avant-la-letre”. Neste exercício interpretativo, esses elementos textuais são identificados, por exemplo, como modulações da voz na narrativa dos últimos textos de Nietzsche de 1888. Para realizar tal procedimento foi preciso ter como “pano de fundo” a interpretação de Barbara Cassin cujaproblematização das definições rígidas do performativo e das “taxo nomias” realizadas por Austin foi alavancada para nossos propósitos como ferramenta interpretativa. Neste sentido, como parte de um trabalho maior, o presente artigo busca explicitar em que medida esses elementos identificados como o “eu” da narrativa e a “figura do martelo” nos últimos textos de Nietzsche podem ser reconhecidos como parte da a firmação de Simonis que permite, emultima instância, este nosso enquadramento desses procedimentos junto à noção mais ampla de “performativo”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26667
10.59488/tragica.v6i1.26667
url https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26667
identifier_str_mv 10.59488/tragica.v6i1.26667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26667/14611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rodrigo Francisco Barbosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rodrigo Francisco Barbosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 6 n. 1 (2013): Estudos sobre Nietzsche
1982-5870
1982-5870
10.59488/tragica.v6i1
reponame:Revista Trágica
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revista Trágica
collection Revista Trágica
repository.name.fl_str_mv Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistatragica@yahoo.com.br
_version_ 1806551326751981568