Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24093 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de um programa de microcrédito produtivo orientado de uma instituição de microcrédito, ligada a um banco comercial, a partir de uma amostra de 20.628 clientes. Os casos de sucesso de programas de microcrédito estudados na literatura apontam a existência de características específicas, tais como: (a) o uso de grupo solidário, também chamando de aval solidário; (b) forte participação feminina; (c) foco em regiões pobres, e (d) presença de um agente de crédito. Identificou-se que a variável gênero feminino está associada ao aumento de renda do indivíduo participante do programa. O valor médio das vendas das mulheres cresceu cerca de 10% a cada tomada de crédito. |
id |
UFRJ-2_2e7fe90a1bb7217310093dde292f85ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24093 |
network_acronym_str |
UFRJ-2 |
network_name_str |
Revista de Economia Contemporânea |
repository_id_str |
|
spelling |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco RealGonzalez, LauroRighetti, CésarDi Serio, Luiz Carlosmicrocréditobancos comerciaisimpactogeração de rendabem-estarD3Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de um programa de microcrédito produtivo orientado de uma instituição de microcrédito, ligada a um banco comercial, a partir de uma amostra de 20.628 clientes. Os casos de sucesso de programas de microcrédito estudados na literatura apontam a existência de características específicas, tais como: (a) o uso de grupo solidário, também chamando de aval solidário; (b) forte participação feminina; (c) foco em regiões pobres, e (d) presença de um agente de crédito. Identificou-se que a variável gênero feminino está associada ao aumento de renda do indivíduo participante do programa. O valor médio das vendas das mulheres cresceu cerca de 10% a cada tomada de crédito.IE-UFRJ2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24093Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 18, n. 3, set./dez. 2014Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 18, n. 3, set./dez. 20141980-5527porhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24093/13341Copyright (c) 2019 Lauro Gonzalez, César Righetti, Luiz Carlos Di Seriooai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240932019-03-22T19:59:23Z |
dc.title.none.fl_str_mv |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real |
title |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real |
spellingShingle |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real Gonzalez, Lauro microcrédito bancos comerciais impacto geração de renda bem-estar D3 |
title_short |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real |
title_full |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real |
title_fullStr |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real |
title_full_unstemmed |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real |
title_sort |
Microcrédito e impacto sobre a geração de renda: o caso do Banco Real |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Gonzalez, Lauro Righetti, César Di Serio, Luiz Carlos |
author |
Gonzalez, Lauro |
author_facet |
Gonzalez, Lauro Righetti, César Di Serio, Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Righetti, César Di Serio, Luiz Carlos |
author2_role |
author author |
dc.subject.none.fl_str_mv |
microcrédito bancos comerciais impacto geração de renda bem-estar D3 |
topic |
microcrédito bancos comerciais impacto geração de renda bem-estar D3 |
description |
Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de um programa de microcrédito produtivo orientado de uma instituição de microcrédito, ligada a um banco comercial, a partir de uma amostra de 20.628 clientes. Os casos de sucesso de programas de microcrédito estudados na literatura apontam a existência de características específicas, tais como: (a) o uso de grupo solidário, também chamando de aval solidário; (b) forte participação feminina; (c) foco em regiões pobres, e (d) presença de um agente de crédito. Identificou-se que a variável gênero feminino está associada ao aumento de renda do indivíduo participante do programa. O valor médio das vendas das mulheres cresceu cerca de 10% a cada tomada de crédito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24093 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24093 |
dc.language.none.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24093/13341 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lauro Gonzalez, César Righetti, Luiz Carlos Di Serio |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lauro Gonzalez, César Righetti, Luiz Carlos Di Serio |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IE-UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
IE-UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 18, n. 3, set./dez. 2014 Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 18, n. 3, set./dez. 2014 1980-5527 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1789436682421927936 |