A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires de Souza, Francisco Eduardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19593
Resumo: Muitos traços comuns têm sido assinalados nas comparações entre diferentes programas de estabilização baseados em âncoras cambiais. Pode-se destacar como características geralmente observáveis nesses experimentos: grande eficácia para eliminar a alta inflação crônica, apreciação real do câmbio tendo por conseqüência grande aumento dos déficits em conta corrente, forte expansão inicial da demanda, em geral contida mais à frente pelo desequilíbrio externo. Há contudo algumas diferenças importantes, que podem ajudar a elucidar por que algumas economias vêm crescendo mais do que outras, por que algumas apresentam uma vulnerabilidade externa maior do que outras etc. Além disso, a identificação das singularidades locais permite pensar alternativas diferentes de política econômica e de desenvolvimento para cada economia. O presente texto tem por tema a experiência brasileira recente de política cambial, relacionando-a com a política de juros, e destacando algumas diferenças importantes com relação a outras economias que passaram por processos de estabilização semelhantes — baseados na âncora cambial — no passado. 
id UFRJ-2_302701a30ee3424ee3b62d5ac7de72a5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19593
network_acronym_str UFRJ-2
network_name_str Revista de Economia Contemporânea
repository_id_str
spelling A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileiraPires de Souza, Francisco Eduardopolítica de câmbioPlano Realâncora cambial.Muitos traços comuns têm sido assinalados nas comparações entre diferentes programas de estabilização baseados em âncoras cambiais. Pode-se destacar como características geralmente observáveis nesses experimentos: grande eficácia para eliminar a alta inflação crônica, apreciação real do câmbio tendo por conseqüência grande aumento dos déficits em conta corrente, forte expansão inicial da demanda, em geral contida mais à frente pelo desequilíbrio externo. Há contudo algumas diferenças importantes, que podem ajudar a elucidar por que algumas economias vêm crescendo mais do que outras, por que algumas apresentam uma vulnerabilidade externa maior do que outras etc. Além disso, a identificação das singularidades locais permite pensar alternativas diferentes de política econômica e de desenvolvimento para cada economia. O presente texto tem por tema a experiência brasileira recente de política cambial, relacionando-a com a política de juros, e destacando algumas diferenças importantes com relação a outras economias que passaram por processos de estabilização semelhantes — baseados na âncora cambial — no passado. IE-UFRJ2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19593Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 3, n. 1, jan./jun. 1999Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 3, n. 1, jan./jun. 19991980-5527porhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19593/11358Copyright (c) 2018 Francisco Eduardo Pires de Souzaoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/195932019-08-02T19:32:39Z
dc.title.none.fl_str_mv A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira
title A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira
spellingShingle A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira
Pires de Souza, Francisco Eduardo
política de câmbio
Plano Real
âncora cambial.
title_short A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira
title_full A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira
title_fullStr A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira
title_full_unstemmed A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira
title_sort A política de câmbio do Plano Real (1994-1998): especificidades da âncora brasileira
dc.creator.none.fl_str_mv Pires de Souza, Francisco Eduardo
author Pires de Souza, Francisco Eduardo
author_facet Pires de Souza, Francisco Eduardo
author_role author
dc.subject.none.fl_str_mv política de câmbio
Plano Real
âncora cambial.
topic política de câmbio
Plano Real
âncora cambial.
description Muitos traços comuns têm sido assinalados nas comparações entre diferentes programas de estabilização baseados em âncoras cambiais. Pode-se destacar como características geralmente observáveis nesses experimentos: grande eficácia para eliminar a alta inflação crônica, apreciação real do câmbio tendo por conseqüência grande aumento dos déficits em conta corrente, forte expansão inicial da demanda, em geral contida mais à frente pelo desequilíbrio externo. Há contudo algumas diferenças importantes, que podem ajudar a elucidar por que algumas economias vêm crescendo mais do que outras, por que algumas apresentam uma vulnerabilidade externa maior do que outras etc. Além disso, a identificação das singularidades locais permite pensar alternativas diferentes de política econômica e de desenvolvimento para cada economia. O presente texto tem por tema a experiência brasileira recente de política cambial, relacionando-a com a política de juros, e destacando algumas diferenças importantes com relação a outras economias que passaram por processos de estabilização semelhantes — baseados na âncora cambial — no passado. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19593
url https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19593
dc.language.none.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19593/11358
dc.rights.none.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Francisco Eduardo Pires de Souza
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Francisco Eduardo Pires de Souza
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 3, n. 1, jan./jun. 1999
Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 3, n. 1, jan./jun. 1999
1980-5527
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1789436681641787392