Teoria econômica e política de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos da Costa, Achyles
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23181
Resumo: O objetivo do trabalho, como o seu título indica, consiste em identificar a teoria econômica que informa a política tecnológica. A metodologia utilizada está fundamentada em revisão de literatura, na qual se procurou verificar o lugar que a inovação ocupa em diferentes escolas do pensamento econômico. A literatura resenhada mostra que a teoria neoclássica e a teoria evolucionária são aquelas abordagens que têm se ocupado de maneira mais direta com a política industrial, nela incluída a política de inovação. As avaliações críticas sobre a teoria neoclássica são de que a sua ótica baseada nas “falhas de mercado” apresenta deficiências no tratamento da inovação, o que a torna limitada enquanto base conceitual para a política pública. A teoria evolucionária, com o seu conceito de sistema de inovação, dá um tratamento analítico mais elaborado ao processo de geração e difusão tecnológica, preconizando uma política pública baseada na ótica sistêmica da inovação.
id UFRJ-2_aa9a2ccaa6b81c1b144a2f7297efc27f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23181
network_acronym_str UFRJ-2
network_name_str Revista de Economia Contemporânea
repository_id_str
spelling Teoria econômica e política de inovaçãoBarcelos da Costa, Achylesinovaçãoteoria econômicapolítica de inovaçãofalhas de mercadosistema de inovação.O31O38O objetivo do trabalho, como o seu título indica, consiste em identificar a teoria econômica que informa a política tecnológica. A metodologia utilizada está fundamentada em revisão de literatura, na qual se procurou verificar o lugar que a inovação ocupa em diferentes escolas do pensamento econômico. A literatura resenhada mostra que a teoria neoclássica e a teoria evolucionária são aquelas abordagens que têm se ocupado de maneira mais direta com a política industrial, nela incluída a política de inovação. As avaliações críticas sobre a teoria neoclássica são de que a sua ótica baseada nas “falhas de mercado” apresenta deficiências no tratamento da inovação, o que a torna limitada enquanto base conceitual para a política pública. A teoria evolucionária, com o seu conceito de sistema de inovação, dá um tratamento analítico mais elaborado ao processo de geração e difusão tecnológica, preconizando uma política pública baseada na ótica sistêmica da inovação.IE-UFRJ2019-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23181Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 20, n. 2, mai./ago. 2016Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 20, n. 2, mai./ago. 20161980-5527porhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23181/12969Copyright (c) 2019 Achyles Barcelos da Costaoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/231812023-11-24T15:17:31Z
dc.title.none.fl_str_mv Teoria econômica e política de inovação
title Teoria econômica e política de inovação
spellingShingle Teoria econômica e política de inovação
Barcelos da Costa, Achyles
inovação
teoria econômica
política de inovação
falhas de mercado
sistema de inovação.
O31
O38
title_short Teoria econômica e política de inovação
title_full Teoria econômica e política de inovação
title_fullStr Teoria econômica e política de inovação
title_full_unstemmed Teoria econômica e política de inovação
title_sort Teoria econômica e política de inovação
dc.creator.none.fl_str_mv Barcelos da Costa, Achyles
author Barcelos da Costa, Achyles
author_facet Barcelos da Costa, Achyles
author_role author
dc.subject.none.fl_str_mv inovação
teoria econômica
política de inovação
falhas de mercado
sistema de inovação.
O31
O38
topic inovação
teoria econômica
política de inovação
falhas de mercado
sistema de inovação.
O31
O38
description O objetivo do trabalho, como o seu título indica, consiste em identificar a teoria econômica que informa a política tecnológica. A metodologia utilizada está fundamentada em revisão de literatura, na qual se procurou verificar o lugar que a inovação ocupa em diferentes escolas do pensamento econômico. A literatura resenhada mostra que a teoria neoclássica e a teoria evolucionária são aquelas abordagens que têm se ocupado de maneira mais direta com a política industrial, nela incluída a política de inovação. As avaliações críticas sobre a teoria neoclássica são de que a sua ótica baseada nas “falhas de mercado” apresenta deficiências no tratamento da inovação, o que a torna limitada enquanto base conceitual para a política pública. A teoria evolucionária, com o seu conceito de sistema de inovação, dá um tratamento analítico mais elaborado ao processo de geração e difusão tecnológica, preconizando uma política pública baseada na ótica sistêmica da inovação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-08
dc.type.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23181
url https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23181
dc.language.none.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23181/12969
dc.rights.none.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Achyles Barcelos da Costa
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Achyles Barcelos da Costa
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 20, n. 2, mai./ago. 2016
Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 20, n. 2, mai./ago. 2016
1980-5527
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1789436682375790592