A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ho-fung, Hung
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/20624
Resumo: Muitos veem o milagre da economia chinesa como uma ilustração de um modelo de desenvolvimento alternativo à ortodoxia neoliberal promovida por Washington. Também se assume muitas vezes que o envolvimento econômico e político da China nos países do sul global, particularmente nos vizinhos asiáticos, está criando uma nova ordem geopolítica que desafiaria a dominação norte-americana. Neste artigo, argumenta-se que o milagre do desenvolvimento orientado pela exportação nada mais é do que uma parte constitutiva da ordem neoliberal, e que o crescimento da China como exportadora de capital segue os passos de outros poderes capitalista-imperialista se seus projetos de influência política no exterior. Isso tem gerado apreensão crescente entre os países vizinhos em relação à dominação regional chinesa e colocado a China em rota de colisão com os Estados Unidos, que ainda dominam a ordem política e de segurança na Ásia-Pacífico, precipitando uma nova competição entre potências imperiais. 
id UFRJ-2_b8ae1495bacd1c0346974cb2ed7eba6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20624
network_acronym_str UFRJ-2
network_name_str Revista de Economia Contemporânea
repository_id_str
spelling A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBALHo-fung, HungChinaÁsiasul globalordem global neoliberalO10O53P16Muitos veem o milagre da economia chinesa como uma ilustração de um modelo de desenvolvimento alternativo à ortodoxia neoliberal promovida por Washington. Também se assume muitas vezes que o envolvimento econômico e político da China nos países do sul global, particularmente nos vizinhos asiáticos, está criando uma nova ordem geopolítica que desafiaria a dominação norte-americana. Neste artigo, argumenta-se que o milagre do desenvolvimento orientado pela exportação nada mais é do que uma parte constitutiva da ordem neoliberal, e que o crescimento da China como exportadora de capital segue os passos de outros poderes capitalista-imperialista se seus projetos de influência política no exterior. Isso tem gerado apreensão crescente entre os países vizinhos em relação à dominação regional chinesa e colocado a China em rota de colisão com os Estados Unidos, que ainda dominam a ordem política e de segurança na Ásia-Pacífico, precipitando uma nova competição entre potências imperiais. IE-UFRJ2018-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/20624Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 22, n. 1, jan./abr. 2018Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 22, n. 1, jan./abr. 20181980-5527porhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/20624/11849Copyright (c) 2018 Hung Ho-fungoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/206242019-01-21T19:09:44Z
dc.title.none.fl_str_mv A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL
title A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL
spellingShingle A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL
Ho-fung, Hung
China
Ásia
sul global
ordem global neoliberal
O10
O53
P16
title_short A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL
title_full A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL
title_fullStr A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL
title_full_unstemmed A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL
title_sort A ASCENSÃO DA CHINA, A ÁSIA E O SUL GLOBAL
dc.creator.none.fl_str_mv Ho-fung, Hung
author Ho-fung, Hung
author_facet Ho-fung, Hung
author_role author
dc.subject.none.fl_str_mv China
Ásia
sul global
ordem global neoliberal
O10
O53
P16
topic China
Ásia
sul global
ordem global neoliberal
O10
O53
P16
description Muitos veem o milagre da economia chinesa como uma ilustração de um modelo de desenvolvimento alternativo à ortodoxia neoliberal promovida por Washington. Também se assume muitas vezes que o envolvimento econômico e político da China nos países do sul global, particularmente nos vizinhos asiáticos, está criando uma nova ordem geopolítica que desafiaria a dominação norte-americana. Neste artigo, argumenta-se que o milagre do desenvolvimento orientado pela exportação nada mais é do que uma parte constitutiva da ordem neoliberal, e que o crescimento da China como exportadora de capital segue os passos de outros poderes capitalista-imperialista se seus projetos de influência política no exterior. Isso tem gerado apreensão crescente entre os países vizinhos em relação à dominação regional chinesa e colocado a China em rota de colisão com os Estados Unidos, que ainda dominam a ordem política e de segurança na Ásia-Pacífico, precipitando uma nova competição entre potências imperiais. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/20624
url https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/20624
dc.language.none.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/20624/11849
dc.rights.none.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Hung Ho-fung
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Hung Ho-fung
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 22, n. 1, jan./abr. 2018
Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 22, n. 1, jan./abr. 2018
1980-5527
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1789436682300293120