ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Tainá
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/27598
Resumo: ABSTRACT: Discrete-choice models were used to estimate the demand for broadband services in Brazil. Results indicate an elastic demand for fixed broadband. The demand price elasticity is greater for municipalities that rely on more than one economic group offering broadband: the monopoly will set the price for the broadband services to minimize competition between plans in the same category. Therefore, consumer’s capability to react to higher prices is reduced. In addition, the possibility of purchasing broadband services in tripleplay bundles has a positive effect on market share in those municipalities with two or more groups providing broadband services.KEYWORDS: antitrust; telecommunications; broadband; asymmetric competition; elasticity of demand.=================RESUMO: A análise empírica estima a demanda por banda larga fixa residencial no Brasil por meio do modelo de escolha discreta Nested Logit. Os resultados indicam que a demanda é elástica. A elasticidade preço da demanda é maior para os municípios que contam com mais de um grupo econômico ofertando banda larga. Esse resultado é intuitivo na medida que um monopólio precificará os serviços de banda larga por ele ofertados de forma a minimizar a competição entre planos pertencentes a uma mesma faixa. Assim, a habilidade de o consumidor responder a preços mais altos é minorada. Além disso, a oferta dos serviços de banda larga em pacotes triple play tem efeito positivo na participação de mercado naqueles municípios que contam com a presença de mais de um grupo econômico nesse segmento.PALAVRAS-CHAVE: concorrência; telecomunicações; banda larga; competição assimétrica; elasticidade da demanda.
id UFRJ-2_cddd0eb041f2b5699b9031704041ad67
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27598
network_acronym_str UFRJ-2
network_name_str Revista de Economia Contemporânea
repository_id_str
spelling ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]Leandro, TaináGomes, Victorconcorrênciatelecomunicaçõesbanda largacompetição assimétricaelasticidade da demandaL11ABSTRACT: Discrete-choice models were used to estimate the demand for broadband services in Brazil. Results indicate an elastic demand for fixed broadband. The demand price elasticity is greater for municipalities that rely on more than one economic group offering broadband: the monopoly will set the price for the broadband services to minimize competition between plans in the same category. Therefore, consumer’s capability to react to higher prices is reduced. In addition, the possibility of purchasing broadband services in tripleplay bundles has a positive effect on market share in those municipalities with two or more groups providing broadband services.KEYWORDS: antitrust; telecommunications; broadband; asymmetric competition; elasticity of demand.=================RESUMO: A análise empírica estima a demanda por banda larga fixa residencial no Brasil por meio do modelo de escolha discreta Nested Logit. Os resultados indicam que a demanda é elástica. A elasticidade preço da demanda é maior para os municípios que contam com mais de um grupo econômico ofertando banda larga. Esse resultado é intuitivo na medida que um monopólio precificará os serviços de banda larga por ele ofertados de forma a minimizar a competição entre planos pertencentes a uma mesma faixa. Assim, a habilidade de o consumidor responder a preços mais altos é minorada. Além disso, a oferta dos serviços de banda larga em pacotes triple play tem efeito positivo na participação de mercado naqueles municípios que contam com a presença de mais de um grupo econômico nesse segmento.PALAVRAS-CHAVE: concorrência; telecomunicações; banda larga; competição assimétrica; elasticidade da demanda.IE-UFRJ2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/27598Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 23, n. 2, mai./ago. 2019Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 23, n. 2, mai./ago. 20191980-5527porhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/27598/15083Copyright (c) 2019 Tainá Leandro, Victor Gomesoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/275982023-11-24T15:15:31Z
dc.title.none.fl_str_mv ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]
title ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]
spellingShingle ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]
Leandro, Tainá
concorrência
telecomunicações
banda larga
competição assimétrica
elasticidade da demanda
L11
title_short ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]
title_full ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]
title_fullStr ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]
title_full_unstemmed ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]
title_sort ESTIMATING THE DEMAND FOR BROADBAND SERVICES IN BRAZIL: ANALYSIS BY A DISCRETE-CHOICE MODEL [ESTIMANDO A DEMANDA POR BANDA LARGA NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA]
dc.creator.none.fl_str_mv Leandro, Tainá
Gomes, Victor
author Leandro, Tainá
author_facet Leandro, Tainá
Gomes, Victor
author_role author
author2 Gomes, Victor
author2_role author
dc.subject.none.fl_str_mv concorrência
telecomunicações
banda larga
competição assimétrica
elasticidade da demanda
L11
topic concorrência
telecomunicações
banda larga
competição assimétrica
elasticidade da demanda
L11
description ABSTRACT: Discrete-choice models were used to estimate the demand for broadband services in Brazil. Results indicate an elastic demand for fixed broadband. The demand price elasticity is greater for municipalities that rely on more than one economic group offering broadband: the monopoly will set the price for the broadband services to minimize competition between plans in the same category. Therefore, consumer’s capability to react to higher prices is reduced. In addition, the possibility of purchasing broadband services in tripleplay bundles has a positive effect on market share in those municipalities with two or more groups providing broadband services.KEYWORDS: antitrust; telecommunications; broadband; asymmetric competition; elasticity of demand.=================RESUMO: A análise empírica estima a demanda por banda larga fixa residencial no Brasil por meio do modelo de escolha discreta Nested Logit. Os resultados indicam que a demanda é elástica. A elasticidade preço da demanda é maior para os municípios que contam com mais de um grupo econômico ofertando banda larga. Esse resultado é intuitivo na medida que um monopólio precificará os serviços de banda larga por ele ofertados de forma a minimizar a competição entre planos pertencentes a uma mesma faixa. Assim, a habilidade de o consumidor responder a preços mais altos é minorada. Além disso, a oferta dos serviços de banda larga em pacotes triple play tem efeito positivo na participação de mercado naqueles municípios que contam com a presença de mais de um grupo econômico nesse segmento.PALAVRAS-CHAVE: concorrência; telecomunicações; banda larga; competição assimétrica; elasticidade da demanda.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/27598
url https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/27598
dc.language.none.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/27598/15083
dc.rights.none.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Tainá Leandro, Victor Gomes
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Tainá Leandro, Victor Gomes
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 23, n. 2, mai./ago. 2019
Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 23, n. 2, mai./ago. 2019
1980-5527
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1789436682758520832