Efeitos do comércio internacional e de fatores de oferta na escolaridade dos trabalhadores brasileiros
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24121 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos as fontes das oscilações na demanda por trabalhadores, de acordo com seus respectivos níveis de escolaridade, com especial ênfase à indústria de transformação brasileira, entre 1994 e 2008. Consideramos duas teorias para explicar essas fontes: o teorema de Heckscher-Ohlin (H-O) e a hipótese do viés de habilidade. Na análise empírica utilizamos pioneiramente para o Brasil a análise de decomposição ao nível setorial e da firma para verificar qual das teorias refletiria melhor à realidade. Os resultados dão algum suporte à hipótese do viés de habilidade para os trabalhadores com ensino superior completo. Adicionalmente, os resultados apontam que as forças do comércio internacional destacadas pelo teorema de H-O têm relevância no caso da economia brasileira. Contudo, verificou-se que o aumento da oferta de trabalhadores com qualificação intermediária foi a principal causa do aumento da escolaridade da força de trabalho da indústria de transformação. |
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Efeitos do comércio internacional e de fatores de oferta na escolaridade dos trabalhadores brasileirosde Pauli, Rafael CamargoNakabashi, LucianoVaz Sampaio, Armandoindústria de transformaçãoteorema de Heckscher-Ohlin (H-O)hipótese do viés de habilidadequalificação dos trabalhadoresJ23J24J31L16Neste artigo, analisamos as fontes das oscilações na demanda por trabalhadores, de acordo com seus respectivos níveis de escolaridade, com especial ênfase à indústria de transformação brasileira, entre 1994 e 2008. Consideramos duas teorias para explicar essas fontes: o teorema de Heckscher-Ohlin (H-O) e a hipótese do viés de habilidade. Na análise empírica utilizamos pioneiramente para o Brasil a análise de decomposição ao nível setorial e da firma para verificar qual das teorias refletiria melhor à realidade. Os resultados dão algum suporte à hipótese do viés de habilidade para os trabalhadores com ensino superior completo. Adicionalmente, os resultados apontam que as forças do comércio internacional destacadas pelo teorema de H-O têm relevância no caso da economia brasileira. Contudo, verificou-se que o aumento da oferta de trabalhadores com qualificação intermediária foi a principal causa do aumento da escolaridade da força de trabalho da indústria de transformação.IE-UFRJ2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24121Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 17, n. 2, mai./ago. 2013Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 17, n. 2, mai./ago. 20131980-5527porhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/24121/13367Copyright (c) 2019 Rafael Camargo de Pauli, Luciano Nakabashi, Armando Vaz Sampaiooai:ojs.pkp.sfu.ca:article/241212019-03-22T21:15:35Z |
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Neste artigo, analisamos as fontes das oscilações na demanda por trabalhadores, de acordo com seus respectivos níveis de escolaridade, com especial ênfase à indústria de transformação brasileira, entre 1994 e 2008. Consideramos duas teorias para explicar essas fontes: o teorema de Heckscher-Ohlin (H-O) e a hipótese do viés de habilidade. Na análise empírica utilizamos pioneiramente para o Brasil a análise de decomposição ao nível setorial e da firma para verificar qual das teorias refletiria melhor à realidade. Os resultados dão algum suporte à hipótese do viés de habilidade para os trabalhadores com ensino superior completo. Adicionalmente, os resultados apontam que as forças do comércio internacional destacadas pelo teorema de H-O têm relevância no caso da economia brasileira. Contudo, verificou-se que o aumento da oferta de trabalhadores com qualificação intermediária foi a principal causa do aumento da escolaridade da força de trabalho da indústria de transformação. |
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