Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovani,Franciele Francisca Marmentini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Viera,Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Floresta e Ambiente
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872016000200151
Resumo: A análise ambiental, com base nos processos de morfogênese e pedogênese, possibilita informações importantes para a elaboração de políticas públicas visando o uso e ocupação da paisagem de maneira sustentável. Com isso, objetivou-se identificar os diferentes níveis de vulnerabilidade natural à perda de solo do município de Silveira Martins, RS. Foi elaborado um banco de dados espaciais em um ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com auxílio do software Spring. O zoneamento da vulnerabilidade natural à perda de solo foi elaborado com base nas informações referentes à declividade, geomorfologia, geologia e solos de acordo com o grau de vulnerabilidade de cada informação, por meio da álgebra de mapas. Para o território municipal de Silveira Martins identificou-se a ocorrência de cinco classes. Destacam-se as unidades estáveis com predomínio dos processos formadores do solo (38,08% da área municipal), e as unidades moderadamente vulneráveis, prevalecendo os processos erosivos (53,67%). As áreas classificadas como moderadamente vulnerável e vulnerável (8,25%), correspondem a áreas com inclinações superiores a 25º e com formação geológica e geomorfológica menos estáveis. Nas unidades em que predominou a vulnerabilidade natural, sugere-se especial atenção em relação ao meio natural e aos agentes que o influenciam, visando boas práticas sociais associadas às políticas ambientais no processo de tomada de decisões econômicas, possibilitando a valorização e proteção do meio natural.
id UFRJ-3_5875566221bae7b9d279b9b2cf5488ea
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-80872016000200151
network_acronym_str UFRJ-3
network_name_str Floresta e Ambiente
repository_id_str
spelling Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RSdiagnóstico ambientalzoneamento ecológico-econômicogeotecnologiasA análise ambiental, com base nos processos de morfogênese e pedogênese, possibilita informações importantes para a elaboração de políticas públicas visando o uso e ocupação da paisagem de maneira sustentável. Com isso, objetivou-se identificar os diferentes níveis de vulnerabilidade natural à perda de solo do município de Silveira Martins, RS. Foi elaborado um banco de dados espaciais em um ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com auxílio do software Spring. O zoneamento da vulnerabilidade natural à perda de solo foi elaborado com base nas informações referentes à declividade, geomorfologia, geologia e solos de acordo com o grau de vulnerabilidade de cada informação, por meio da álgebra de mapas. Para o território municipal de Silveira Martins identificou-se a ocorrência de cinco classes. Destacam-se as unidades estáveis com predomínio dos processos formadores do solo (38,08% da área municipal), e as unidades moderadamente vulneráveis, prevalecendo os processos erosivos (53,67%). As áreas classificadas como moderadamente vulnerável e vulnerável (8,25%), correspondem a áreas com inclinações superiores a 25º e com formação geológica e geomorfológica menos estáveis. Nas unidades em que predominou a vulnerabilidade natural, sugere-se especial atenção em relação ao meio natural e aos agentes que o influenciam, visando boas práticas sociais associadas às políticas ambientais no processo de tomada de decisões econômicas, possibilitando a valorização e proteção do meio natural.Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872016000200151Floresta e Ambiente v.23 n.2 2016reponame:Floresta e Ambienteinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2179-8087.125614info:eu-repo/semantics/openAccessRovani,Franciele Francisca MarmentiniViera,Márciopor2016-05-23T00:00:00Zoai:scielo:S2179-80872016000200151Revistahttps://www.floram.org/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpfloramjournal@gmail.com||floram@ufrrj.br||2179-80871415-0980opendoar:2016-05-23T00:00Floresta e Ambiente - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS
title Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS
spellingShingle Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS
Rovani,Franciele Francisca Marmentini
diagnóstico ambiental
zoneamento ecológico-econômico
geotecnologias
title_short Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS
title_full Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS
title_fullStr Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS
title_full_unstemmed Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS
title_sort Vulnerabilidade Natural do Solo de Silveira Martins-RS
author Rovani,Franciele Francisca Marmentini
author_facet Rovani,Franciele Francisca Marmentini
Viera,Márcio
author_role author
author2 Viera,Márcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rovani,Franciele Francisca Marmentini
Viera,Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv diagnóstico ambiental
zoneamento ecológico-econômico
geotecnologias
topic diagnóstico ambiental
zoneamento ecológico-econômico
geotecnologias
description A análise ambiental, com base nos processos de morfogênese e pedogênese, possibilita informações importantes para a elaboração de políticas públicas visando o uso e ocupação da paisagem de maneira sustentável. Com isso, objetivou-se identificar os diferentes níveis de vulnerabilidade natural à perda de solo do município de Silveira Martins, RS. Foi elaborado um banco de dados espaciais em um ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com auxílio do software Spring. O zoneamento da vulnerabilidade natural à perda de solo foi elaborado com base nas informações referentes à declividade, geomorfologia, geologia e solos de acordo com o grau de vulnerabilidade de cada informação, por meio da álgebra de mapas. Para o território municipal de Silveira Martins identificou-se a ocorrência de cinco classes. Destacam-se as unidades estáveis com predomínio dos processos formadores do solo (38,08% da área municipal), e as unidades moderadamente vulneráveis, prevalecendo os processos erosivos (53,67%). As áreas classificadas como moderadamente vulnerável e vulnerável (8,25%), correspondem a áreas com inclinações superiores a 25º e com formação geológica e geomorfológica menos estáveis. Nas unidades em que predominou a vulnerabilidade natural, sugere-se especial atenção em relação ao meio natural e aos agentes que o influenciam, visando boas práticas sociais associadas às políticas ambientais no processo de tomada de decisões econômicas, possibilitando a valorização e proteção do meio natural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872016000200151
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872016000200151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2179-8087.125614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Floresta e Ambiente v.23 n.2 2016
reponame:Floresta e Ambiente
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Floresta e Ambiente
collection Floresta e Ambiente
repository.name.fl_str_mv Floresta e Ambiente - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv floramjournal@gmail.com||floram@ufrrj.br||
_version_ 1750128141250068480