Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walker,Clair
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maciel,Caciara Gonzatto, Bovolini,Marciéli Pitorini, Pollet,Camila Schultz, Muniz,Marlove Fátima Brião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Floresta e Ambiente
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872013000200009
Resumo: O estudo da associação de fungos com sementes pode gerar informações importantes, pois alguns desses microrganismos podem causar danos às sementes, além de afetar a produção de mudas. Este trabalho teve como objetivos avaliar a germinação e fazer um levantamento dos fungos associados às sementes de três lotes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida) procedentes de São João do Oeste-SC (SJO), Sobradinho-RS (SO) e Santa Cruz do Sul-RS (SCS), além de detectar a transmissão e a patogenicidade dos fungos associados às sementes. Por meio do teste de sanidade, foi detectada a presença do gênero Phomopsis sp. como potencialmente patogênico e dois gêneros fúngicos de armazenamento, Penicillium sp. e Aspergillus sp. Dentre as procedências testadas (SJO e SCS), foi verificada a transmissão e a patogenicidade de Phomopsis sp. para a procedência SCS, que provocou lesões necróticas escuras nos bordos dos folíolos, enrugamento das sementes não germinadas e redução da porcentagem de emergência das plântulas em viveiro.
id UFRJ-3_b0c2130a5ded726f38edda82bcfb7073
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-80872013000200009
network_acronym_str UFRJ-3
network_name_str Floresta e Ambiente
repository_id_str
spelling Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)patologia de sementesgerminaçãosementes florestaisO estudo da associação de fungos com sementes pode gerar informações importantes, pois alguns desses microrganismos podem causar danos às sementes, além de afetar a produção de mudas. Este trabalho teve como objetivos avaliar a germinação e fazer um levantamento dos fungos associados às sementes de três lotes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida) procedentes de São João do Oeste-SC (SJO), Sobradinho-RS (SO) e Santa Cruz do Sul-RS (SCS), além de detectar a transmissão e a patogenicidade dos fungos associados às sementes. Por meio do teste de sanidade, foi detectada a presença do gênero Phomopsis sp. como potencialmente patogênico e dois gêneros fúngicos de armazenamento, Penicillium sp. e Aspergillus sp. Dentre as procedências testadas (SJO e SCS), foi verificada a transmissão e a patogenicidade de Phomopsis sp. para a procedência SCS, que provocou lesões necróticas escuras nos bordos dos folíolos, enrugamento das sementes não germinadas e redução da porcentagem de emergência das plântulas em viveiro.Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872013000200009Floresta e Ambiente v.20 n.2 2013reponame:Floresta e Ambienteinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.4322/floram.2013.008info:eu-repo/semantics/openAccessWalker,ClairMaciel,Caciara GonzattoBovolini,Marciéli PitoriniPollet,Camila SchultzMuniz,Marlove Fátima Briãopor2013-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S2179-80872013000200009Revistahttps://www.floram.org/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpfloramjournal@gmail.com||floram@ufrrj.br||2179-80871415-0980opendoar:2013-07-16T00:00Floresta e Ambiente - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
title Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
spellingShingle Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
Walker,Clair
patologia de sementes
germinação
sementes florestais
title_short Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
title_full Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
title_fullStr Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
title_full_unstemmed Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
title_sort Transmissão e patogenicidade de Phomopsis sp. associadas às sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
author Walker,Clair
author_facet Walker,Clair
Maciel,Caciara Gonzatto
Bovolini,Marciéli Pitorini
Pollet,Camila Schultz
Muniz,Marlove Fátima Brião
author_role author
author2 Maciel,Caciara Gonzatto
Bovolini,Marciéli Pitorini
Pollet,Camila Schultz
Muniz,Marlove Fátima Brião
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Walker,Clair
Maciel,Caciara Gonzatto
Bovolini,Marciéli Pitorini
Pollet,Camila Schultz
Muniz,Marlove Fátima Brião
dc.subject.por.fl_str_mv patologia de sementes
germinação
sementes florestais
topic patologia de sementes
germinação
sementes florestais
description O estudo da associação de fungos com sementes pode gerar informações importantes, pois alguns desses microrganismos podem causar danos às sementes, além de afetar a produção de mudas. Este trabalho teve como objetivos avaliar a germinação e fazer um levantamento dos fungos associados às sementes de três lotes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida) procedentes de São João do Oeste-SC (SJO), Sobradinho-RS (SO) e Santa Cruz do Sul-RS (SCS), além de detectar a transmissão e a patogenicidade dos fungos associados às sementes. Por meio do teste de sanidade, foi detectada a presença do gênero Phomopsis sp. como potencialmente patogênico e dois gêneros fúngicos de armazenamento, Penicillium sp. e Aspergillus sp. Dentre as procedências testadas (SJO e SCS), foi verificada a transmissão e a patogenicidade de Phomopsis sp. para a procedência SCS, que provocou lesões necróticas escuras nos bordos dos folíolos, enrugamento das sementes não germinadas e redução da porcentagem de emergência das plântulas em viveiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872013000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872013000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4322/floram.2013.008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Floresta e Ambiente v.20 n.2 2013
reponame:Floresta e Ambiente
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Floresta e Ambiente
collection Floresta e Ambiente
repository.name.fl_str_mv Floresta e Ambiente - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv floramjournal@gmail.com||floram@ufrrj.br||
_version_ 1750128140043157504