Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagnato,Maria Helena Salgado
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Missio,Lourdes, Renovato,Rogério Dias, Bassinello,Greicelene Aparecida Hespanhol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300028
Resumo: Este trabalho procura apresentar o processo de construção da disciplina Práticas Educativas em Saúde, introduzida no currículo implantado em 2006 e desenvolvida no Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. O percurso desse trabalho passou pelas tentativas de aproximação entre a educação e a saúde e os aportes dos estudos culturais, atravessando esses campos disciplinares, sem perder o fio condutor de outras possibilidades para a construção do saber pedagógico na formação do enfermeiro. No decorrer da disciplina, foram abordados tópicos importantes, como as concepções de ser humano, de corpo, de saúde, a relação educação-saúde, dentre outros. Neste contexto, estabeleceram-se interlocuções com referenciais que movimentaram os paradigmas, os discursos e as práticas em saúde. Assim, nossa trajetória no pleito da disciplina possibilitou compreender a historicidade das práticas educativas em saúde e os pressupostos que as têm orientado para subsidiar análises críticas no desenvolvimento dessas práticas.
id UFRJ-4_09db71637f52a523996a0fc70911e63e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452009000300028
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricularEducação em SaúdeCulturaEnfermagemSaúdeEste trabalho procura apresentar o processo de construção da disciplina Práticas Educativas em Saúde, introduzida no currículo implantado em 2006 e desenvolvida no Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. O percurso desse trabalho passou pelas tentativas de aproximação entre a educação e a saúde e os aportes dos estudos culturais, atravessando esses campos disciplinares, sem perder o fio condutor de outras possibilidades para a construção do saber pedagógico na formação do enfermeiro. No decorrer da disciplina, foram abordados tópicos importantes, como as concepções de ser humano, de corpo, de saúde, a relação educação-saúde, dentre outros. Neste contexto, estabeleceram-se interlocuções com referenciais que movimentaram os paradigmas, os discursos e as práticas em saúde. Assim, nossa trajetória no pleito da disciplina possibilitou compreender a historicidade das práticas educativas em saúde e os pressupostos que as têm orientado para subsidiar análises críticas no desenvolvimento dessas práticas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300028Escola Anna Nery v.13 n.3 2009reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452009000300028info:eu-repo/semantics/openAccessBagnato,Maria Helena SalgadoMissio,LourdesRenovato,Rogério DiasBassinello,Greicelene Aparecida Hespanholpor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452009000300028Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-11T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
title Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
spellingShingle Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
Bagnato,Maria Helena Salgado
Educação em Saúde
Cultura
Enfermagem
Saúde
title_short Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
title_full Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
title_fullStr Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
title_full_unstemmed Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
title_sort Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
author Bagnato,Maria Helena Salgado
author_facet Bagnato,Maria Helena Salgado
Missio,Lourdes
Renovato,Rogério Dias
Bassinello,Greicelene Aparecida Hespanhol
author_role author
author2 Missio,Lourdes
Renovato,Rogério Dias
Bassinello,Greicelene Aparecida Hespanhol
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagnato,Maria Helena Salgado
Missio,Lourdes
Renovato,Rogério Dias
Bassinello,Greicelene Aparecida Hespanhol
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Cultura
Enfermagem
Saúde
topic Educação em Saúde
Cultura
Enfermagem
Saúde
description Este trabalho procura apresentar o processo de construção da disciplina Práticas Educativas em Saúde, introduzida no currículo implantado em 2006 e desenvolvida no Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. O percurso desse trabalho passou pelas tentativas de aproximação entre a educação e a saúde e os aportes dos estudos culturais, atravessando esses campos disciplinares, sem perder o fio condutor de outras possibilidades para a construção do saber pedagógico na formação do enfermeiro. No decorrer da disciplina, foram abordados tópicos importantes, como as concepções de ser humano, de corpo, de saúde, a relação educação-saúde, dentre outros. Neste contexto, estabeleceram-se interlocuções com referenciais que movimentaram os paradigmas, os discursos e as práticas em saúde. Assim, nossa trajetória no pleito da disciplina possibilitou compreender a historicidade das práticas educativas em saúde e os pressupostos que as têm orientado para subsidiar análises críticas no desenvolvimento dessas práticas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452009000300028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.13 n.3 2009
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128120576344064