Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa,Adriana Katia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mello e Souza,Conceição B. de, Saeki,Toyoko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300010
Resumo: Este estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino.
id UFRJ-4_0eb0eac1d98c12999d2b44756c4682be
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452005000300010
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativoEnfermagemPrática ProfissionalEnsinoEstudantes de EnfermagemEste estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino.Universidade Federal do Rio de Janeiro2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300010Escola Anna Nery v.9 n.3 2005reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452005000300010info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Adriana KatiaMello e Souza,Conceição B. deSaeki,Toyokopor2006-11-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452005000300010Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2006-11-08T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
title Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
spellingShingle Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
Corrêa,Adriana Katia
Enfermagem
Prática Profissional
Ensino
Estudantes de Enfermagem
title_short Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
title_full Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
title_fullStr Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
title_full_unstemmed Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
title_sort Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
author Corrêa,Adriana Katia
author_facet Corrêa,Adriana Katia
Mello e Souza,Conceição B. de
Saeki,Toyoko
author_role author
author2 Mello e Souza,Conceição B. de
Saeki,Toyoko
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa,Adriana Katia
Mello e Souza,Conceição B. de
Saeki,Toyoko
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Prática Profissional
Ensino
Estudantes de Enfermagem
topic Enfermagem
Prática Profissional
Ensino
Estudantes de Enfermagem
description Este estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452005000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.9 n.3 2005
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119037034496