Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300010 |
Resumo: | Este estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino. |
id |
UFRJ-4_0eb0eac1d98c12999d2b44756c4682be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452005000300010 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativoEnfermagemPrática ProfissionalEnsinoEstudantes de EnfermagemEste estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino.Universidade Federal do Rio de Janeiro2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300010Escola Anna Nery v.9 n.3 2005reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452005000300010info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Adriana KatiaMello e Souza,Conceição B. deSaeki,Toyokopor2006-11-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452005000300010Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2006-11-08T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo |
title |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo |
spellingShingle |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo Corrêa,Adriana Katia Enfermagem Prática Profissional Ensino Estudantes de Enfermagem |
title_short |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo |
title_full |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo |
title_fullStr |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo |
title_full_unstemmed |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo |
title_sort |
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo |
author |
Corrêa,Adriana Katia |
author_facet |
Corrêa,Adriana Katia Mello e Souza,Conceição B. de Saeki,Toyoko |
author_role |
author |
author2 |
Mello e Souza,Conceição B. de Saeki,Toyoko |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa,Adriana Katia Mello e Souza,Conceição B. de Saeki,Toyoko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Prática Profissional Ensino Estudantes de Enfermagem |
topic |
Enfermagem Prática Profissional Ensino Estudantes de Enfermagem |
description |
Este estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452005000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.9 n.3 2005 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128119037034496 |