Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Vanessa Mesquita
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freitas,Cibelly Aliny Siqueira Lima, Silva,Maria Josefina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100022
Resumo: O presente estudo teve como objetivos: analisar o entendimento dos internos de Enfermagem sobre liderança; verificar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos em desempenhar atividades de liderança; conhecer as contribuições do internato em Enfermagem para os estudantes na construção da competência em liderança. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida com os estudantes de Enfermagem do último semestre do curso, em uma amostra de 10 alunos. A coleta dos dados foi obtida através de um grupo focal durante o mês de agosto/2008. Os resultados foram expostos em forma de categorias dos discursos. As informações evidenciaram o conhecimento possuído pelos participantes acerca da liderança; a importância desta aprendizagem na formação dos enfermeiros; o destaque de competências essenciais para a atuação do enfermeiro-líder; as dificuldades encontradas nas atividades de liderança durante a graduação e as contribuições do internato no último ano para a aprendizagem de liderança.
id UFRJ-4_0ff1053d3ba267f237aedac0e4e872ff
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452011000100022
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudanteLiderançaAprendizagemEducação em EnfermagemO presente estudo teve como objetivos: analisar o entendimento dos internos de Enfermagem sobre liderança; verificar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos em desempenhar atividades de liderança; conhecer as contribuições do internato em Enfermagem para os estudantes na construção da competência em liderança. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida com os estudantes de Enfermagem do último semestre do curso, em uma amostra de 10 alunos. A coleta dos dados foi obtida através de um grupo focal durante o mês de agosto/2008. Os resultados foram expostos em forma de categorias dos discursos. As informações evidenciaram o conhecimento possuído pelos participantes acerca da liderança; a importância desta aprendizagem na formação dos enfermeiros; o destaque de competências essenciais para a atuação do enfermeiro-líder; as dificuldades encontradas nas atividades de liderança durante a graduação e as contribuições do internato no último ano para a aprendizagem de liderança.Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100022Escola Anna Nery v.15 n.1 2011reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452011000100022info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Vanessa MesquitaFreitas,Cibelly Aliny Siqueira LimaSilva,Maria Josefina dapor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452011000100022Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2011-03-04T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
title Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
spellingShingle Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
Ramos,Vanessa Mesquita
Liderança
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
title_short Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
title_full Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
title_fullStr Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
title_full_unstemmed Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
title_sort Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
author Ramos,Vanessa Mesquita
author_facet Ramos,Vanessa Mesquita
Freitas,Cibelly Aliny Siqueira Lima
Silva,Maria Josefina da
author_role author
author2 Freitas,Cibelly Aliny Siqueira Lima
Silva,Maria Josefina da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Vanessa Mesquita
Freitas,Cibelly Aliny Siqueira Lima
Silva,Maria Josefina da
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
topic Liderança
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
description O presente estudo teve como objetivos: analisar o entendimento dos internos de Enfermagem sobre liderança; verificar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos em desempenhar atividades de liderança; conhecer as contribuições do internato em Enfermagem para os estudantes na construção da competência em liderança. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida com os estudantes de Enfermagem do último semestre do curso, em uma amostra de 10 alunos. A coleta dos dados foi obtida através de um grupo focal durante o mês de agosto/2008. Os resultados foram expostos em forma de categorias dos discursos. As informações evidenciaram o conhecimento possuído pelos participantes acerca da liderança; a importância desta aprendizagem na formação dos enfermeiros; o destaque de competências essenciais para a atuação do enfermeiro-líder; as dificuldades encontradas nas atividades de liderança durante a graduação e as contribuições do internato no último ano para a aprendizagem de liderança.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452011000100022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.15 n.1 2011
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121028280320