Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100022 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivos: analisar o entendimento dos internos de Enfermagem sobre liderança; verificar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos em desempenhar atividades de liderança; conhecer as contribuições do internato em Enfermagem para os estudantes na construção da competência em liderança. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida com os estudantes de Enfermagem do último semestre do curso, em uma amostra de 10 alunos. A coleta dos dados foi obtida através de um grupo focal durante o mês de agosto/2008. Os resultados foram expostos em forma de categorias dos discursos. As informações evidenciaram o conhecimento possuído pelos participantes acerca da liderança; a importância desta aprendizagem na formação dos enfermeiros; o destaque de competências essenciais para a atuação do enfermeiro-líder; as dificuldades encontradas nas atividades de liderança durante a graduação e as contribuições do internato no último ano para a aprendizagem de liderança. |
id |
UFRJ-4_0ff1053d3ba267f237aedac0e4e872ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452011000100022 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudanteLiderançaAprendizagemEducação em EnfermagemO presente estudo teve como objetivos: analisar o entendimento dos internos de Enfermagem sobre liderança; verificar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos em desempenhar atividades de liderança; conhecer as contribuições do internato em Enfermagem para os estudantes na construção da competência em liderança. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida com os estudantes de Enfermagem do último semestre do curso, em uma amostra de 10 alunos. A coleta dos dados foi obtida através de um grupo focal durante o mês de agosto/2008. Os resultados foram expostos em forma de categorias dos discursos. As informações evidenciaram o conhecimento possuído pelos participantes acerca da liderança; a importância desta aprendizagem na formação dos enfermeiros; o destaque de competências essenciais para a atuação do enfermeiro-líder; as dificuldades encontradas nas atividades de liderança durante a graduação e as contribuições do internato no último ano para a aprendizagem de liderança.Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100022Escola Anna Nery v.15 n.1 2011reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452011000100022info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Vanessa MesquitaFreitas,Cibelly Aliny Siqueira LimaSilva,Maria Josefina dapor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452011000100022Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2011-03-04T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante |
title |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante |
spellingShingle |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante Ramos,Vanessa Mesquita Liderança Aprendizagem Educação em Enfermagem |
title_short |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante |
title_full |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante |
title_fullStr |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante |
title_sort |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante |
author |
Ramos,Vanessa Mesquita |
author_facet |
Ramos,Vanessa Mesquita Freitas,Cibelly Aliny Siqueira Lima Silva,Maria Josefina da |
author_role |
author |
author2 |
Freitas,Cibelly Aliny Siqueira Lima Silva,Maria Josefina da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Vanessa Mesquita Freitas,Cibelly Aliny Siqueira Lima Silva,Maria Josefina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Aprendizagem Educação em Enfermagem |
topic |
Liderança Aprendizagem Educação em Enfermagem |
description |
O presente estudo teve como objetivos: analisar o entendimento dos internos de Enfermagem sobre liderança; verificar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos em desempenhar atividades de liderança; conhecer as contribuições do internato em Enfermagem para os estudantes na construção da competência em liderança. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida com os estudantes de Enfermagem do último semestre do curso, em uma amostra de 10 alunos. A coleta dos dados foi obtida através de um grupo focal durante o mês de agosto/2008. Os resultados foram expostos em forma de categorias dos discursos. As informações evidenciaram o conhecimento possuído pelos participantes acerca da liderança; a importância desta aprendizagem na formação dos enfermeiros; o destaque de competências essenciais para a atuação do enfermeiro-líder; as dificuldades encontradas nas atividades de liderança durante a graduação e as contribuições do internato no último ano para a aprendizagem de liderança. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100022 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452011000100022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.15 n.1 2011 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121028280320 |