Mães/acompanhantes de crianças com câncer: apreensão da cultura hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Rosana Fidelis Coelho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza,Tania Vignuda de, Oliveira,Isabel Cristina dos Santos, Morais,Rita de Cássia Melão de, Macedo,Isabela Fornerolli de, Gois,Jackcilane Rosendo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
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Resumo: Resumo Objetivos: Analisar a apreensão da cultura hospitalar pelas mães/acompanhantes e discutir a construção dos sistemas simbólicos pelas mães e suas implicações para a prática de enfermagem pediátrica. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo. Doze mães que acompanhavam seus filhos internados com câncer na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico participaram da entrevista não diretiva em grupo. O referencial teórico está vinculado ao conceito de cultura de Clifford Geertz e os dados foram submetidos a análise temática. Resultados: As mães estabelecem interação no hospital, adquirem conhecimentos técnicos e terminologias científicas e apreendem os cuidados resgatando sua autonomia com a criança hospitalizada. Constroem símbolos significantes como: liderança, tomada de decisões e busca de informações. Conclusão: O câncer torna as mães/acompanhantes fortes o suficiente para criar sistemas simbólicos que as ajudam a sobreviver no cenário hospitalar. A equipe de enfermagem deve ajudar essas mães a resgatarem sua autonomia.
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