Segredos e verdades no processo comunicacional da família com a criança com câncer
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Data de Publicação: | 2016 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Escola Anna Nery |
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Resumo: | RESUMO Objetivo: Compreender a experiência da família ao estabelecer a comunicação com a criança em relação ao seu câncer. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no qual foram entrevistadas famílias de criança com câncer de uma instituição de saúde do interior do estado de Minas Gerais. Optou-se pelo Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Análise de Conteúdo Temática como método. Resultados: A análise dos dados identificou que o estigma do câncer influencia na maneira como a família estabelece a comunicação com a criança. A família faz uma seleção de palavras para buscar sentido à normalidade, afastando da criança informações que trazem ideia do comprometimento do seu futuro e, consequentemente, a morte. Conclusão: O estudo destaca o apoio emocional como fio condutor do processo comunicacional entre família e criança. A família leva à criança mensagens que deixam explícita a esperança de vencer a situação vivenciada. Assim, deve-se pesquisar estratégias usadas pelos profissionais de saúde para auxiliar a família na comunicação sobre a doença da criança. |
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Segredos e verdades no processo comunicacional da família com a criança com câncerComunicaçãoEnfermagem FamiliarCriançaCâncerApoioRESUMO Objetivo: Compreender a experiência da família ao estabelecer a comunicação com a criança em relação ao seu câncer. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no qual foram entrevistadas famílias de criança com câncer de uma instituição de saúde do interior do estado de Minas Gerais. Optou-se pelo Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Análise de Conteúdo Temática como método. Resultados: A análise dos dados identificou que o estigma do câncer influencia na maneira como a família estabelece a comunicação com a criança. A família faz uma seleção de palavras para buscar sentido à normalidade, afastando da criança informações que trazem ideia do comprometimento do seu futuro e, consequentemente, a morte. Conclusão: O estudo destaca o apoio emocional como fio condutor do processo comunicacional entre família e criança. A família leva à criança mensagens que deixam explícita a esperança de vencer a situação vivenciada. Assim, deve-se pesquisar estratégias usadas pelos profissionais de saúde para auxiliar a família na comunicação sobre a doença da criança.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000400218Escola Anna Nery v.20 n.4 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160101info:eu-repo/semantics/openAccessBorges,Amanda AparecidaLima,Regina Aparecida Garcia deDupas,Gisellepor2016-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000400218Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-10-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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