Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flausino,Daiane de Assis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Andressa Rueda de, Misko,Maira Deguer, Eduardo,Aline Helena Appoloni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100206
Resumo: Resumo Objetivo construir e validar um cenário de simulação realística sobre comunicação de notícias difíceis no contexto de cuidados paliativos para graduandos de enfermagem. Método estudo metodológico, que seguiu três etapas; construção do cenário, fundamentada nos referenciais sobre simulação, comunicação de notícias difíceis e cuidados paliativos; validação de conteúdo, na qual nove juízes analisaram a adequação do cenário, por meio de uma escala Likert, para computar o Índice Validade de Conteúdo (IVC) e, de sugestões descritas no instrumento de análise do cenário; teste do cenário, que ocorreu com 15 estudantes de graduação em enfermagem que o analisaram pela Escala de Design da Simulação (EDS). Nesta amostra, a análise da fidedignidade da escala foi verificada pelo alfa de Cronbach. Resultados os juízes consideraram o conteúdo do cenário adequado. O IVC do cenário foi 0,84. Após o teste do cenário, os estudantes apontaram a adequação do design da simulação considerando-a adequada para a resolução do problema. O alfa de Cronbach foi 0,89 para o total da EDS. Conclusão e implicações para a prática o processo de construção e validação do cenário sobre comunicação de notícias difíceis resultou na produção de um material válido e consistente para ensino e pesquisas na área de cuidados paliativos.
id UFRJ-4_45b62084a0e0dea92a4ca20c6bb24d71
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452022000100206
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validaçãoTreinamento por SimulaçãoComunicaçãoEnfermagemEstudos de ValidaçãoCuidados PaliativosResumo Objetivo construir e validar um cenário de simulação realística sobre comunicação de notícias difíceis no contexto de cuidados paliativos para graduandos de enfermagem. Método estudo metodológico, que seguiu três etapas; construção do cenário, fundamentada nos referenciais sobre simulação, comunicação de notícias difíceis e cuidados paliativos; validação de conteúdo, na qual nove juízes analisaram a adequação do cenário, por meio de uma escala Likert, para computar o Índice Validade de Conteúdo (IVC) e, de sugestões descritas no instrumento de análise do cenário; teste do cenário, que ocorreu com 15 estudantes de graduação em enfermagem que o analisaram pela Escala de Design da Simulação (EDS). Nesta amostra, a análise da fidedignidade da escala foi verificada pelo alfa de Cronbach. Resultados os juízes consideraram o conteúdo do cenário adequado. O IVC do cenário foi 0,84. Após o teste do cenário, os estudantes apontaram a adequação do design da simulação considerando-a adequada para a resolução do problema. O alfa de Cronbach foi 0,89 para o total da EDS. Conclusão e implicações para a prática o processo de construção e validação do cenário sobre comunicação de notícias difíceis resultou na produção de um material válido e consistente para ensino e pesquisas na área de cuidados paliativos.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100206Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0037info:eu-repo/semantics/openAccessFlausino,Daiane de AssisOliveira,Andressa Rueda deMisko,Maira DeguerEduardo,Aline Helena Appolonipor2022-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100206Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-01-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação
title Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação
spellingShingle Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação
Flausino,Daiane de Assis
Treinamento por Simulação
Comunicação
Enfermagem
Estudos de Validação
Cuidados Paliativos
title_short Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação
title_full Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação
title_fullStr Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação
title_full_unstemmed Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação
title_sort Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação
author Flausino,Daiane de Assis
author_facet Flausino,Daiane de Assis
Oliveira,Andressa Rueda de
Misko,Maira Deguer
Eduardo,Aline Helena Appoloni
author_role author
author2 Oliveira,Andressa Rueda de
Misko,Maira Deguer
Eduardo,Aline Helena Appoloni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flausino,Daiane de Assis
Oliveira,Andressa Rueda de
Misko,Maira Deguer
Eduardo,Aline Helena Appoloni
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento por Simulação
Comunicação
Enfermagem
Estudos de Validação
Cuidados Paliativos
topic Treinamento por Simulação
Comunicação
Enfermagem
Estudos de Validação
Cuidados Paliativos
description Resumo Objetivo construir e validar um cenário de simulação realística sobre comunicação de notícias difíceis no contexto de cuidados paliativos para graduandos de enfermagem. Método estudo metodológico, que seguiu três etapas; construção do cenário, fundamentada nos referenciais sobre simulação, comunicação de notícias difíceis e cuidados paliativos; validação de conteúdo, na qual nove juízes analisaram a adequação do cenário, por meio de uma escala Likert, para computar o Índice Validade de Conteúdo (IVC) e, de sugestões descritas no instrumento de análise do cenário; teste do cenário, que ocorreu com 15 estudantes de graduação em enfermagem que o analisaram pela Escala de Design da Simulação (EDS). Nesta amostra, a análise da fidedignidade da escala foi verificada pelo alfa de Cronbach. Resultados os juízes consideraram o conteúdo do cenário adequado. O IVC do cenário foi 0,84. Após o teste do cenário, os estudantes apontaram a adequação do design da simulação considerando-a adequada para a resolução do problema. O alfa de Cronbach foi 0,89 para o total da EDS. Conclusão e implicações para a prática o processo de construção e validação do cenário sobre comunicação de notícias difíceis resultou na produção de um material válido e consistente para ensino e pesquisas na área de cuidados paliativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100206
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.26 2022
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125927227392