Covid-19: um novo fenômeno de representações sociais para a equipe de enfermagem na terapia intensiva
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
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Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500506 |
Resumo: | Resumo Objetivo refletir sobre a COVID-19 como um fenômeno de representações sociais para a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva, analisando as implicações dessa compreensão teórica no delineamento das práticas sociais de tais profissionais. Método estudo teórico-reflexivo, pautado no referencial das representações sociais. Captaram-se artigos científicos, livros e dados oficiais sobre a COVID-19; posteriormente, procedeu-se o aprofundamento reflexivo com base nos preceitos da teoria. Desenvolvimento a COVID-19 vem apresentando um forte impacto no cuidado de enfermagem na terapia intensiva. O atendimento dos critérios das representações sociais: da relevância, da prática, do consenso e da afiliação; as dimensões dos afetos, imagética e das práticas sociais mobilizadas na construção social desse fenômeno; e as características do cotidiano da pertença social da equipe de enfermagem atuante na terapia intensiva diante dos pacientes com a COVID-19 foram os argumentos teóricos que sustentaram a defesa de que a COVID-19 é um fenômeno de representação social para esse grupo social. Conclusão e implicações para a prática estudos das representações sociais desses profissionais sobre a COVID-19 podem subsidiar a proposição de tecnologias de cuidado-educação que qualifiquem a sua atuação no atendimento aos pacientes críticos com a COVID-19. |
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Covid-19: um novo fenômeno de representações sociais para a equipe de enfermagem na terapia intensivaInfecções por coronavírusPsicologia SocialUnidades de Terapia IntensivaEnfermagemCuidados críticosResumo Objetivo refletir sobre a COVID-19 como um fenômeno de representações sociais para a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva, analisando as implicações dessa compreensão teórica no delineamento das práticas sociais de tais profissionais. Método estudo teórico-reflexivo, pautado no referencial das representações sociais. Captaram-se artigos científicos, livros e dados oficiais sobre a COVID-19; posteriormente, procedeu-se o aprofundamento reflexivo com base nos preceitos da teoria. Desenvolvimento a COVID-19 vem apresentando um forte impacto no cuidado de enfermagem na terapia intensiva. O atendimento dos critérios das representações sociais: da relevância, da prática, do consenso e da afiliação; as dimensões dos afetos, imagética e das práticas sociais mobilizadas na construção social desse fenômeno; e as características do cotidiano da pertença social da equipe de enfermagem atuante na terapia intensiva diante dos pacientes com a COVID-19 foram os argumentos teóricos que sustentaram a defesa de que a COVID-19 é um fenômeno de representação social para esse grupo social. Conclusão e implicações para a prática estudos das representações sociais desses profissionais sobre a COVID-19 podem subsidiar a proposição de tecnologias de cuidado-educação que qualifiquem a sua atuação no atendimento aos pacientes críticos com a COVID-19.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500506Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0118info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Rosa Maria Ferreira deAntunes,Lucas Malta SouzaBarros,Fabiana de MelloSilva,Rafael Celestino dapor2021-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500506Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-07-02T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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