Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva,Maristela Freitas, Assumpção,Luciana Ranauro, Nunes,Keila Suellen Moura, Morgado,Fabiana Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200019
Resumo: Estudo qualitativo, descritivo, tipo estudo de caso, cujo objeto foi o intercâmbio de conhecimento teórico-prático estabelecido entre os bolsistas do projeto de extensão denominado "Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado" e os internos de Enfermagem que estagiam nos cenários das enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Objetivos: identificar e analisar as situações e modos de ensino-aprendizagem nas quais se estabelecem intercâmbios de conhecimento teórico-prático entre internos e bolsistas e discutir a importância do projeto de extensão como uma estratégia para aquisição de conhecimento teórico-prático. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada a quinze internos, e, após a análise de conteúdo, verificou-se que existiu intercâmbio de conhecimento quando da realização de grupos de orientação para clientes no pré-operatório, nas orientações individuais para o autocuidado no domicílio e através do material instrucional fornecido à clientela. Além disso, verificou-se que a atividade de extensão é uma importante estratégia que favorece o ensino-aprendizagem.
id UFRJ-4_5488571dfb48e600b30b4cb08379f36b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452007000200019
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagemEnfermagemEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemExtensão ComunitáriaEstudo qualitativo, descritivo, tipo estudo de caso, cujo objeto foi o intercâmbio de conhecimento teórico-prático estabelecido entre os bolsistas do projeto de extensão denominado "Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado" e os internos de Enfermagem que estagiam nos cenários das enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Objetivos: identificar e analisar as situações e modos de ensino-aprendizagem nas quais se estabelecem intercâmbios de conhecimento teórico-prático entre internos e bolsistas e discutir a importância do projeto de extensão como uma estratégia para aquisição de conhecimento teórico-prático. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada a quinze internos, e, após a análise de conteúdo, verificou-se que existiu intercâmbio de conhecimento quando da realização de grupos de orientação para clientes no pré-operatório, nas orientações individuais para o autocuidado no domicílio e através do material instrucional fornecido à clientela. Além disso, verificou-se que a atividade de extensão é uma importante estratégia que favorece o ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200019Escola Anna Nery v.11 n.2 2007reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452007000200019info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Norma Valéria Dantas de OliveiraSilva,Maristela FreitasAssumpção,Luciana RanauroNunes,Keila Suellen MouraMorgado,Fabiana Maiapor2009-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452007000200019Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-11-30T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
title Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
spellingShingle Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira
Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Extensão Comunitária
title_short Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
title_full Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
title_fullStr Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
title_full_unstemmed Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
title_sort Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
author Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira
author_facet Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira
Silva,Maristela Freitas
Assumpção,Luciana Ranauro
Nunes,Keila Suellen Moura
Morgado,Fabiana Maia
author_role author
author2 Silva,Maristela Freitas
Assumpção,Luciana Ranauro
Nunes,Keila Suellen Moura
Morgado,Fabiana Maia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira
Silva,Maristela Freitas
Assumpção,Luciana Ranauro
Nunes,Keila Suellen Moura
Morgado,Fabiana Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Extensão Comunitária
topic Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Extensão Comunitária
description Estudo qualitativo, descritivo, tipo estudo de caso, cujo objeto foi o intercâmbio de conhecimento teórico-prático estabelecido entre os bolsistas do projeto de extensão denominado "Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado" e os internos de Enfermagem que estagiam nos cenários das enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Objetivos: identificar e analisar as situações e modos de ensino-aprendizagem nas quais se estabelecem intercâmbios de conhecimento teórico-prático entre internos e bolsistas e discutir a importância do projeto de extensão como uma estratégia para aquisição de conhecimento teórico-prático. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada a quinze internos, e, após a análise de conteúdo, verificou-se que existiu intercâmbio de conhecimento quando da realização de grupos de orientação para clientes no pré-operatório, nas orientações individuais para o autocuidado no domicílio e através do material instrucional fornecido à clientela. Além disso, verificou-se que a atividade de extensão é uma importante estratégia que favorece o ensino-aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452007000200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.11 n.2 2007
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119462756352