Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200019 |
Resumo: | Estudo qualitativo, descritivo, tipo estudo de caso, cujo objeto foi o intercâmbio de conhecimento teórico-prático estabelecido entre os bolsistas do projeto de extensão denominado "Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado" e os internos de Enfermagem que estagiam nos cenários das enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Objetivos: identificar e analisar as situações e modos de ensino-aprendizagem nas quais se estabelecem intercâmbios de conhecimento teórico-prático entre internos e bolsistas e discutir a importância do projeto de extensão como uma estratégia para aquisição de conhecimento teórico-prático. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada a quinze internos, e, após a análise de conteúdo, verificou-se que existiu intercâmbio de conhecimento quando da realização de grupos de orientação para clientes no pré-operatório, nas orientações individuais para o autocuidado no domicílio e através do material instrucional fornecido à clientela. Além disso, verificou-se que a atividade de extensão é uma importante estratégia que favorece o ensino-aprendizagem. |
id |
UFRJ-4_5488571dfb48e600b30b4cb08379f36b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452007000200019 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagemEnfermagemEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemExtensão ComunitáriaEstudo qualitativo, descritivo, tipo estudo de caso, cujo objeto foi o intercâmbio de conhecimento teórico-prático estabelecido entre os bolsistas do projeto de extensão denominado "Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado" e os internos de Enfermagem que estagiam nos cenários das enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Objetivos: identificar e analisar as situações e modos de ensino-aprendizagem nas quais se estabelecem intercâmbios de conhecimento teórico-prático entre internos e bolsistas e discutir a importância do projeto de extensão como uma estratégia para aquisição de conhecimento teórico-prático. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada a quinze internos, e, após a análise de conteúdo, verificou-se que existiu intercâmbio de conhecimento quando da realização de grupos de orientação para clientes no pré-operatório, nas orientações individuais para o autocuidado no domicílio e através do material instrucional fornecido à clientela. Além disso, verificou-se que a atividade de extensão é uma importante estratégia que favorece o ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200019Escola Anna Nery v.11 n.2 2007reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452007000200019info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Norma Valéria Dantas de OliveiraSilva,Maristela FreitasAssumpção,Luciana RanauroNunes,Keila Suellen MouraMorgado,Fabiana Maiapor2009-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452007000200019Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-11-30T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem |
title |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem |
spellingShingle |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira Enfermagem Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Extensão Comunitária |
title_short |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem |
title_full |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem |
title_fullStr |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem |
title_sort |
Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem |
author |
Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira |
author_facet |
Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira Silva,Maristela Freitas Assumpção,Luciana Ranauro Nunes,Keila Suellen Moura Morgado,Fabiana Maia |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Maristela Freitas Assumpção,Luciana Ranauro Nunes,Keila Suellen Moura Morgado,Fabiana Maia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira Silva,Maristela Freitas Assumpção,Luciana Ranauro Nunes,Keila Suellen Moura Morgado,Fabiana Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Extensão Comunitária |
topic |
Enfermagem Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Extensão Comunitária |
description |
Estudo qualitativo, descritivo, tipo estudo de caso, cujo objeto foi o intercâmbio de conhecimento teórico-prático estabelecido entre os bolsistas do projeto de extensão denominado "Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado" e os internos de Enfermagem que estagiam nos cenários das enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Objetivos: identificar e analisar as situações e modos de ensino-aprendizagem nas quais se estabelecem intercâmbios de conhecimento teórico-prático entre internos e bolsistas e discutir a importância do projeto de extensão como uma estratégia para aquisição de conhecimento teórico-prático. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada a quinze internos, e, após a análise de conteúdo, verificou-se que existiu intercâmbio de conhecimento quando da realização de grupos de orientação para clientes no pré-operatório, nas orientações individuais para o autocuidado no domicílio e através do material instrucional fornecido à clientela. Além disso, verificou-se que a atividade de extensão é uma importante estratégia que favorece o ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452007000200019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.11 n.2 2007 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128119462756352 |