Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200013 |
Resumo: | O objeto desta pesquisa é a humanização e sua expressão no cuidado de enfermagem, à luz dos discursos dos docentes. Os objetivos são: identificar os elementos que constituem o discurso de docentes de enfermagem sobre a humanização no cuidado, caracterizá-la e analisá-la à luz dos preceitos da Política Nacional de Humanização. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 24 professores de Enfermagem. Evidenciaram-se nos discursos sobre a humanização no cuidado elementos como: a ética, a tecnologia, as instituições e as pessoas. A humanização, segundo os docentes, caracteriza-se por práticas de interação, comunicação e dialogicidade. Porém, nem toda prática profissional de enfermagem se caracteriza segundo os preceitos da humanização. Conclui-se que seja necessário investir sobre o tema humanização no cuidado, principalmente no campo do ensino e da formação profissional, visto a importância que o mesmo ocupa na esfera da política pública, economia, cultura, ética e da formação profissional. |
id |
UFRJ-4_5ba6d94ec406de3ccb41fa036c31fb45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452011000200013 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidadoHumanização da AssistênciaCuidados de EnfermagemDocentes de EnfermagemO objeto desta pesquisa é a humanização e sua expressão no cuidado de enfermagem, à luz dos discursos dos docentes. Os objetivos são: identificar os elementos que constituem o discurso de docentes de enfermagem sobre a humanização no cuidado, caracterizá-la e analisá-la à luz dos preceitos da Política Nacional de Humanização. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 24 professores de Enfermagem. Evidenciaram-se nos discursos sobre a humanização no cuidado elementos como: a ética, a tecnologia, as instituições e as pessoas. A humanização, segundo os docentes, caracteriza-se por práticas de interação, comunicação e dialogicidade. Porém, nem toda prática profissional de enfermagem se caracteriza segundo os preceitos da humanização. Conclui-se que seja necessário investir sobre o tema humanização no cuidado, principalmente no campo do ensino e da formação profissional, visto a importância que o mesmo ocupa na esfera da política pública, economia, cultura, ética e da formação profissional.Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200013Escola Anna Nery v.15 n.2 2011reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452011000200013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Fernanda Duarte daChernicharo,Isis de MoraesFerreira,Márcia de Assunçãopor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452011000200013Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2011-10-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado |
title |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado |
spellingShingle |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado Silva,Fernanda Duarte da Humanização da Assistência Cuidados de Enfermagem Docentes de Enfermagem |
title_short |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado |
title_full |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado |
title_fullStr |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado |
title_full_unstemmed |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado |
title_sort |
Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado |
author |
Silva,Fernanda Duarte da |
author_facet |
Silva,Fernanda Duarte da Chernicharo,Isis de Moraes Ferreira,Márcia de Assunção |
author_role |
author |
author2 |
Chernicharo,Isis de Moraes Ferreira,Márcia de Assunção |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Fernanda Duarte da Chernicharo,Isis de Moraes Ferreira,Márcia de Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanização da Assistência Cuidados de Enfermagem Docentes de Enfermagem |
topic |
Humanização da Assistência Cuidados de Enfermagem Docentes de Enfermagem |
description |
O objeto desta pesquisa é a humanização e sua expressão no cuidado de enfermagem, à luz dos discursos dos docentes. Os objetivos são: identificar os elementos que constituem o discurso de docentes de enfermagem sobre a humanização no cuidado, caracterizá-la e analisá-la à luz dos preceitos da Política Nacional de Humanização. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 24 professores de Enfermagem. Evidenciaram-se nos discursos sobre a humanização no cuidado elementos como: a ética, a tecnologia, as instituições e as pessoas. A humanização, segundo os docentes, caracteriza-se por práticas de interação, comunicação e dialogicidade. Porém, nem toda prática profissional de enfermagem se caracteriza segundo os preceitos da humanização. Conclui-se que seja necessário investir sobre o tema humanização no cuidado, principalmente no campo do ensino e da formação profissional, visto a importância que o mesmo ocupa na esfera da política pública, economia, cultura, ética e da formação profissional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452011000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.15 n.2 2011 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121051348992 |