Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Fernanda Duarte da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Chernicharo,Isis de Moraes, Ferreira,Márcia de Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200013
Resumo: O objeto desta pesquisa é a humanização e sua expressão no cuidado de enfermagem, à luz dos discursos dos docentes. Os objetivos são: identificar os elementos que constituem o discurso de docentes de enfermagem sobre a humanização no cuidado, caracterizá-la e analisá-la à luz dos preceitos da Política Nacional de Humanização. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 24 professores de Enfermagem. Evidenciaram-se nos discursos sobre a humanização no cuidado elementos como: a ética, a tecnologia, as instituições e as pessoas. A humanização, segundo os docentes, caracteriza-se por práticas de interação, comunicação e dialogicidade. Porém, nem toda prática profissional de enfermagem se caracteriza segundo os preceitos da humanização. Conclui-se que seja necessário investir sobre o tema humanização no cuidado, principalmente no campo do ensino e da formação profissional, visto a importância que o mesmo ocupa na esfera da política pública, economia, cultura, ética e da formação profissional.
id UFRJ-4_5ba6d94ec406de3ccb41fa036c31fb45
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452011000200013
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidadoHumanização da AssistênciaCuidados de EnfermagemDocentes de EnfermagemO objeto desta pesquisa é a humanização e sua expressão no cuidado de enfermagem, à luz dos discursos dos docentes. Os objetivos são: identificar os elementos que constituem o discurso de docentes de enfermagem sobre a humanização no cuidado, caracterizá-la e analisá-la à luz dos preceitos da Política Nacional de Humanização. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 24 professores de Enfermagem. Evidenciaram-se nos discursos sobre a humanização no cuidado elementos como: a ética, a tecnologia, as instituições e as pessoas. A humanização, segundo os docentes, caracteriza-se por práticas de interação, comunicação e dialogicidade. Porém, nem toda prática profissional de enfermagem se caracteriza segundo os preceitos da humanização. Conclui-se que seja necessário investir sobre o tema humanização no cuidado, principalmente no campo do ensino e da formação profissional, visto a importância que o mesmo ocupa na esfera da política pública, economia, cultura, ética e da formação profissional.Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200013Escola Anna Nery v.15 n.2 2011reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452011000200013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Fernanda Duarte daChernicharo,Isis de MoraesFerreira,Márcia de Assunçãopor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452011000200013Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2011-10-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
title Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
spellingShingle Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
Silva,Fernanda Duarte da
Humanização da Assistência
Cuidados de Enfermagem
Docentes de Enfermagem
title_short Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
title_full Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
title_fullStr Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
title_full_unstemmed Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
title_sort Humanização e desumanização: a dialética expressa no discurso de docentes de enfermagem sobre o cuidado
author Silva,Fernanda Duarte da
author_facet Silva,Fernanda Duarte da
Chernicharo,Isis de Moraes
Ferreira,Márcia de Assunção
author_role author
author2 Chernicharo,Isis de Moraes
Ferreira,Márcia de Assunção
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Fernanda Duarte da
Chernicharo,Isis de Moraes
Ferreira,Márcia de Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Humanização da Assistência
Cuidados de Enfermagem
Docentes de Enfermagem
topic Humanização da Assistência
Cuidados de Enfermagem
Docentes de Enfermagem
description O objeto desta pesquisa é a humanização e sua expressão no cuidado de enfermagem, à luz dos discursos dos docentes. Os objetivos são: identificar os elementos que constituem o discurso de docentes de enfermagem sobre a humanização no cuidado, caracterizá-la e analisá-la à luz dos preceitos da Política Nacional de Humanização. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 24 professores de Enfermagem. Evidenciaram-se nos discursos sobre a humanização no cuidado elementos como: a ética, a tecnologia, as instituições e as pessoas. A humanização, segundo os docentes, caracteriza-se por práticas de interação, comunicação e dialogicidade. Porém, nem toda prática profissional de enfermagem se caracteriza segundo os preceitos da humanização. Conclui-se que seja necessário investir sobre o tema humanização no cuidado, principalmente no campo do ensino e da formação profissional, visto a importância que o mesmo ocupa na esfera da política pública, economia, cultura, ética e da formação profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452011000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.15 n.2 2011
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121051348992