Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais de saúde da atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Letícia de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pires,Denise Elvira Pires de, Forte,Elaine Cristina Novatzki, Medeiros,Francini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000100017
Resumo: O objetivo desta pesquisa qualitativa foi identificar motivos de satisfação e insatisfação dos profissionais de saúde em dois modelos assistenciais, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Atenção Básica Tradicional (ABT). Métodos: Amostra intencional com 22 profissionais de saúde do sul do Brasil e dados coletados por meio de entrevistas e grupo focal. Resultados: Principais motivos de satisfação: nos dois modelos - afinidade com a profissão/gostar do que faz, satisfação dos usuários com a assistência recebida, trabalho em equipe; na ESF - vínculo entre profissionais e usuários. Principais motivos de insatisfação: nos dois modelos - problemas nas relações com usuários/famílias; na ABT- salário insuficiente e dificuldades no trabalho em equipe; na ESF- déficit nos instrumentos e ambiente de trabalho, carga horária excessiva e falta de compreensão sobre o modelo. Conclusão: A dimensão subjetiva influencia a satisfação laboral, mas condições concretas para a realização do trabalho são fortemente significativas.
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