Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassola,Eduardo Gabriel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos,Márcia Caroline dos, Molck,Bárbara Vukomanovic, Silva,João Vitor Pereira da, Domingos,Thiago da Silva, Barbosa,Guilherme Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600216
Resumo: Resumo Objetivo identificar as contribuições de uma intervenção musical participativa sobre o Bem-Estar Psicológico e Subjetivo na assistência da enfermagem de usuários com transtorno mental grave e persistente durante a internação. Método pesquisa quase-experimental, do tipo antes e depois, realizada em uma instituição hospitalar do estado de São Paulo. Dez usuários em internação psiquiátrica participaram das quatro oficinas musicais. O repertório atendeu às suas preferências e foram distribuídos instrumentos musicais para promover a participação. Aplicou-se a escala de Bem-Estar Psicológico e dos Afetos Positivos e Negativos ao início e ao término de cada oficina. Os dados foram analisados considerando Intervalo de Confiança de 95%. Resultados não foram identificadas diferenças estatísticas entre os valores encontrados antes e depois das oficinas musicais para as variáveis do Bem-Estar e Afetos Positivos e Negativos. Os desfechos do Bem-Estar Subjetivo foram mais lineares quando comparados ao Bem-Estar Psicológico, observando-se aumento nos afetos positivos e diminuição dos afetos negativos. Conclusão e implicações para a prática a oficina musical participativa favorece o bem-estar subjetivo de usuários com transtornos mentais graves e persistentes. Essa intervenção correspondeu a uma tecnologia leve potencial para a enfermagem atuar de modo autônomo e qualificado no cuidado psicoemocional do usuário na internação psiquiátrica.
id UFRJ-4_62f8a24617d1bbc57174c1d724688bbf
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000600216
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátricaEnfermagem PsiquiátricaMúsicaSaúde MentalTerapias ComplementaresTranstornos MentaisResumo Objetivo identificar as contribuições de uma intervenção musical participativa sobre o Bem-Estar Psicológico e Subjetivo na assistência da enfermagem de usuários com transtorno mental grave e persistente durante a internação. Método pesquisa quase-experimental, do tipo antes e depois, realizada em uma instituição hospitalar do estado de São Paulo. Dez usuários em internação psiquiátrica participaram das quatro oficinas musicais. O repertório atendeu às suas preferências e foram distribuídos instrumentos musicais para promover a participação. Aplicou-se a escala de Bem-Estar Psicológico e dos Afetos Positivos e Negativos ao início e ao término de cada oficina. Os dados foram analisados considerando Intervalo de Confiança de 95%. Resultados não foram identificadas diferenças estatísticas entre os valores encontrados antes e depois das oficinas musicais para as variáveis do Bem-Estar e Afetos Positivos e Negativos. Os desfechos do Bem-Estar Subjetivo foram mais lineares quando comparados ao Bem-Estar Psicológico, observando-se aumento nos afetos positivos e diminuição dos afetos negativos. Conclusão e implicações para a prática a oficina musical participativa favorece o bem-estar subjetivo de usuários com transtornos mentais graves e persistentes. Essa intervenção correspondeu a uma tecnologia leve potencial para a enfermagem atuar de modo autônomo e qualificado no cuidado psicoemocional do usuário na internação psiquiátrica.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600216Escola Anna Nery v.25 n.5 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0091info:eu-repo/semantics/openAccessCassola,Eduardo GabrielSantos,Márcia Caroline dosMolck,Bárbara VukomanovicSilva,João Vitor Pereira daDomingos,Thiago da SilvaBarbosa,Guilherme Correapor2021-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000600216Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-10-04T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica
title Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica
spellingShingle Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica
Cassola,Eduardo Gabriel
Enfermagem Psiquiátrica
Música
Saúde Mental
Terapias Complementares
Transtornos Mentais
title_short Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica
title_full Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica
title_fullStr Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica
title_full_unstemmed Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica
title_sort Oficina musical participativa para o Bem-Estar Subjetivo e Psicológico de usuários em internação psiquiátrica
author Cassola,Eduardo Gabriel
author_facet Cassola,Eduardo Gabriel
Santos,Márcia Caroline dos
Molck,Bárbara Vukomanovic
Silva,João Vitor Pereira da
Domingos,Thiago da Silva
Barbosa,Guilherme Correa
author_role author
author2 Santos,Márcia Caroline dos
Molck,Bárbara Vukomanovic
Silva,João Vitor Pereira da
Domingos,Thiago da Silva
Barbosa,Guilherme Correa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassola,Eduardo Gabriel
Santos,Márcia Caroline dos
Molck,Bárbara Vukomanovic
Silva,João Vitor Pereira da
Domingos,Thiago da Silva
Barbosa,Guilherme Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem Psiquiátrica
Música
Saúde Mental
Terapias Complementares
Transtornos Mentais
topic Enfermagem Psiquiátrica
Música
Saúde Mental
Terapias Complementares
Transtornos Mentais
description Resumo Objetivo identificar as contribuições de uma intervenção musical participativa sobre o Bem-Estar Psicológico e Subjetivo na assistência da enfermagem de usuários com transtorno mental grave e persistente durante a internação. Método pesquisa quase-experimental, do tipo antes e depois, realizada em uma instituição hospitalar do estado de São Paulo. Dez usuários em internação psiquiátrica participaram das quatro oficinas musicais. O repertório atendeu às suas preferências e foram distribuídos instrumentos musicais para promover a participação. Aplicou-se a escala de Bem-Estar Psicológico e dos Afetos Positivos e Negativos ao início e ao término de cada oficina. Os dados foram analisados considerando Intervalo de Confiança de 95%. Resultados não foram identificadas diferenças estatísticas entre os valores encontrados antes e depois das oficinas musicais para as variáveis do Bem-Estar e Afetos Positivos e Negativos. Os desfechos do Bem-Estar Subjetivo foram mais lineares quando comparados ao Bem-Estar Psicológico, observando-se aumento nos afetos positivos e diminuição dos afetos negativos. Conclusão e implicações para a prática a oficina musical participativa favorece o bem-estar subjetivo de usuários com transtornos mentais graves e persistentes. Essa intervenção correspondeu a uma tecnologia leve potencial para a enfermagem atuar de modo autônomo e qualificado no cuidado psicoemocional do usuário na internação psiquiátrica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600216
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.5 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125912547328