Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Luciana de Cassia Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza,Tania Vignuda de, Oliveira,Isabel Cristina dos Santos, Morais,Rita de Cássia Melão, Andrade,Maria Angélica Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100207
Resumo: RESUMO Objetivo analisar a internalização do cuidado com o corpo pelo escolar com a doença falciforme com base na teoria do desenvolvimento de Vigotski e no conceito de cuidado de Collière. Método Estudo qualitativo com 15 escolares que convivem com a doença falciforme, acompanhados em ambulatório na cidade de Vitoria – ES. A técnica utilizada foi a entrevista individual e a análise temática. A hidratação corporal, o brincar, a prevenção e manejo da crise falcêmica, a alimentação e as roupas foram as unidades temáticas que emergiram. Resultados Os participantes referiram ingerir variados tipos de líquidos. As brincadeiras foram predominantemente ativas. Os medicamentos foram de reparação e manutenção da saúde. Não se evidenciou consumo de alimentos saudáveis. Observou-se a utilização de roupas adequadas ao frio. A dor foi um signo da internalização do cuidado e do conhecimento para brincadeiras. A diminuição de líquidos e roupas inadequadas desencadearam a crise falcêmica. Considerações Finais Evidenciaram-se a internalização do conhecimento e dos cuidados mediados pela dor e o despreparo dos professores pela falta de conhecimento. Implicações para a prática este estudo poderá subsidiar a melhor articulação entre profissional de saúde, criança e escola.
id UFRJ-4_6670c842bdd49461d7f8ca0baa36405f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000100207
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciformeAnemia FalciformeCriançaAutocuidadoPesquisa qualitativaDesenvolvimento InfantilRESUMO Objetivo analisar a internalização do cuidado com o corpo pelo escolar com a doença falciforme com base na teoria do desenvolvimento de Vigotski e no conceito de cuidado de Collière. Método Estudo qualitativo com 15 escolares que convivem com a doença falciforme, acompanhados em ambulatório na cidade de Vitoria – ES. A técnica utilizada foi a entrevista individual e a análise temática. A hidratação corporal, o brincar, a prevenção e manejo da crise falcêmica, a alimentação e as roupas foram as unidades temáticas que emergiram. Resultados Os participantes referiram ingerir variados tipos de líquidos. As brincadeiras foram predominantemente ativas. Os medicamentos foram de reparação e manutenção da saúde. Não se evidenciou consumo de alimentos saudáveis. Observou-se a utilização de roupas adequadas ao frio. A dor foi um signo da internalização do cuidado e do conhecimento para brincadeiras. A diminuição de líquidos e roupas inadequadas desencadearam a crise falcêmica. Considerações Finais Evidenciaram-se a internalização do conhecimento e dos cuidados mediados pela dor e o despreparo dos professores pela falta de conhecimento. Implicações para a prática este estudo poderá subsidiar a melhor articulação entre profissional de saúde, criança e escola.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100207Escola Anna Nery v.25 n.1 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0337info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Luciana de Cassia NunesSouza,Tania Vignuda deOliveira,Isabel Cristina dos SantosMorais,Rita de Cássia MelãoAndrade,Maria Angélica Carvalhopor2020-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000100207Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-08-24T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
title Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
spellingShingle Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
Nascimento,Luciana de Cassia Nunes
Anemia Falciforme
Criança
Autocuidado
Pesquisa qualitativa
Desenvolvimento Infantil
title_short Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
title_full Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
title_fullStr Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
title_full_unstemmed Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
title_sort Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
author Nascimento,Luciana de Cassia Nunes
author_facet Nascimento,Luciana de Cassia Nunes
Souza,Tania Vignuda de
Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
Morais,Rita de Cássia Melão
Andrade,Maria Angélica Carvalho
author_role author
author2 Souza,Tania Vignuda de
Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
Morais,Rita de Cássia Melão
Andrade,Maria Angélica Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Luciana de Cassia Nunes
Souza,Tania Vignuda de
Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
Morais,Rita de Cássia Melão
Andrade,Maria Angélica Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Anemia Falciforme
Criança
Autocuidado
Pesquisa qualitativa
Desenvolvimento Infantil
topic Anemia Falciforme
Criança
Autocuidado
Pesquisa qualitativa
Desenvolvimento Infantil
description RESUMO Objetivo analisar a internalização do cuidado com o corpo pelo escolar com a doença falciforme com base na teoria do desenvolvimento de Vigotski e no conceito de cuidado de Collière. Método Estudo qualitativo com 15 escolares que convivem com a doença falciforme, acompanhados em ambulatório na cidade de Vitoria – ES. A técnica utilizada foi a entrevista individual e a análise temática. A hidratação corporal, o brincar, a prevenção e manejo da crise falcêmica, a alimentação e as roupas foram as unidades temáticas que emergiram. Resultados Os participantes referiram ingerir variados tipos de líquidos. As brincadeiras foram predominantemente ativas. Os medicamentos foram de reparação e manutenção da saúde. Não se evidenciou consumo de alimentos saudáveis. Observou-se a utilização de roupas adequadas ao frio. A dor foi um signo da internalização do cuidado e do conhecimento para brincadeiras. A diminuição de líquidos e roupas inadequadas desencadearam a crise falcêmica. Considerações Finais Evidenciaram-se a internalização do conhecimento e dos cuidados mediados pela dor e o despreparo dos professores pela falta de conhecimento. Implicações para a prática este estudo poderá subsidiar a melhor articulação entre profissional de saúde, criança e escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100207
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2019-0337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.1 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125370433536