Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho,Angélica da Conceição Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marta,Daniela de Carvalho, Dias,Iêda Maria Ávila Vargas, Salvador,Marli, Reis,Valesca Nunes dos, Pacheco,Zuleyce Maria Lessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015
Resumo: Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa de delineamento transversal, que teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual por meio de atividades lúdicas. Os resultados mostraram que das 250 crianças que participaram das atividades lúdicas de promoção da saúde ocular, apenas 143 crianças realizaram o teste de acuidade visual; as demais não trouxeram a autorização dos pais. Das crianças submetidas ao teste de acuidade visual, 13 foram encaminhadas ao reteste, e todas estas foram encaminhadas ao serviço de oftalmologia, pois a dificuldade visual permaneceu como resultado do reteste. Referente à aplicação do lúdico, percebemos que tanto a história quanto os personagens do teatro ficaram explícitos nas falas das crianças. Na conclusão, evidenciamos que a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança; por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância.
id UFRJ-4_66a0cbedf47a82d3c3e802b9b0df520a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452010000200015
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagemSaúde OcularSaúde EscolarEnfermagemTrata-se de uma pesquisa quantiqualitativa de delineamento transversal, que teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual por meio de atividades lúdicas. Os resultados mostraram que das 250 crianças que participaram das atividades lúdicas de promoção da saúde ocular, apenas 143 crianças realizaram o teste de acuidade visual; as demais não trouxeram a autorização dos pais. Das crianças submetidas ao teste de acuidade visual, 13 foram encaminhadas ao reteste, e todas estas foram encaminhadas ao serviço de oftalmologia, pois a dificuldade visual permaneceu como resultado do reteste. Referente à aplicação do lúdico, percebemos que tanto a história quanto os personagens do teatro ficaram explícitos nas falas das crianças. Na conclusão, evidenciamos que a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança; por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância.Universidade Federal do Rio de Janeiro2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015Escola Anna Nery v.14 n.2 2010reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452010000200015info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Angélica da Conceição OliveiraMarta,Daniela de CarvalhoDias,Iêda Maria Ávila VargasSalvador,MarliReis,Valesca Nunes dosPacheco,Zuleyce Maria Lessapor2010-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452010000200015Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-22T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
title Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
spellingShingle Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
Coelho,Angélica da Conceição Oliveira
Saúde Ocular
Saúde Escolar
Enfermagem
title_short Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
title_full Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
title_fullStr Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
title_full_unstemmed Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
title_sort Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
author Coelho,Angélica da Conceição Oliveira
author_facet Coelho,Angélica da Conceição Oliveira
Marta,Daniela de Carvalho
Dias,Iêda Maria Ávila Vargas
Salvador,Marli
Reis,Valesca Nunes dos
Pacheco,Zuleyce Maria Lessa
author_role author
author2 Marta,Daniela de Carvalho
Dias,Iêda Maria Ávila Vargas
Salvador,Marli
Reis,Valesca Nunes dos
Pacheco,Zuleyce Maria Lessa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho,Angélica da Conceição Oliveira
Marta,Daniela de Carvalho
Dias,Iêda Maria Ávila Vargas
Salvador,Marli
Reis,Valesca Nunes dos
Pacheco,Zuleyce Maria Lessa
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Ocular
Saúde Escolar
Enfermagem
topic Saúde Ocular
Saúde Escolar
Enfermagem
description Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa de delineamento transversal, que teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual por meio de atividades lúdicas. Os resultados mostraram que das 250 crianças que participaram das atividades lúdicas de promoção da saúde ocular, apenas 143 crianças realizaram o teste de acuidade visual; as demais não trouxeram a autorização dos pais. Das crianças submetidas ao teste de acuidade visual, 13 foram encaminhadas ao reteste, e todas estas foram encaminhadas ao serviço de oftalmologia, pois a dificuldade visual permaneceu como resultado do reteste. Referente à aplicação do lúdico, percebemos que tanto a história quanto os personagens do teatro ficaram explícitos nas falas das crianças. Na conclusão, evidenciamos que a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança; por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452010000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.14 n.2 2010
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128120667570176