Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa de delineamento transversal, que teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual por meio de atividades lúdicas. Os resultados mostraram que das 250 crianças que participaram das atividades lúdicas de promoção da saúde ocular, apenas 143 crianças realizaram o teste de acuidade visual; as demais não trouxeram a autorização dos pais. Das crianças submetidas ao teste de acuidade visual, 13 foram encaminhadas ao reteste, e todas estas foram encaminhadas ao serviço de oftalmologia, pois a dificuldade visual permaneceu como resultado do reteste. Referente à aplicação do lúdico, percebemos que tanto a história quanto os personagens do teatro ficaram explícitos nas falas das crianças. Na conclusão, evidenciamos que a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança; por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância. |
id |
UFRJ-4_66a0cbedf47a82d3c3e802b9b0df520a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452010000200015 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagemSaúde OcularSaúde EscolarEnfermagemTrata-se de uma pesquisa quantiqualitativa de delineamento transversal, que teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual por meio de atividades lúdicas. Os resultados mostraram que das 250 crianças que participaram das atividades lúdicas de promoção da saúde ocular, apenas 143 crianças realizaram o teste de acuidade visual; as demais não trouxeram a autorização dos pais. Das crianças submetidas ao teste de acuidade visual, 13 foram encaminhadas ao reteste, e todas estas foram encaminhadas ao serviço de oftalmologia, pois a dificuldade visual permaneceu como resultado do reteste. Referente à aplicação do lúdico, percebemos que tanto a história quanto os personagens do teatro ficaram explícitos nas falas das crianças. Na conclusão, evidenciamos que a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança; por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância.Universidade Federal do Rio de Janeiro2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015Escola Anna Nery v.14 n.2 2010reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452010000200015info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Angélica da Conceição OliveiraMarta,Daniela de CarvalhoDias,Iêda Maria Ávila VargasSalvador,MarliReis,Valesca Nunes dosPacheco,Zuleyce Maria Lessapor2010-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452010000200015Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-22T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem |
title |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem |
spellingShingle |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem Coelho,Angélica da Conceição Oliveira Saúde Ocular Saúde Escolar Enfermagem |
title_short |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem |
title_full |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem |
title_fullStr |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem |
title_sort |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem |
author |
Coelho,Angélica da Conceição Oliveira |
author_facet |
Coelho,Angélica da Conceição Oliveira Marta,Daniela de Carvalho Dias,Iêda Maria Ávila Vargas Salvador,Marli Reis,Valesca Nunes dos Pacheco,Zuleyce Maria Lessa |
author_role |
author |
author2 |
Marta,Daniela de Carvalho Dias,Iêda Maria Ávila Vargas Salvador,Marli Reis,Valesca Nunes dos Pacheco,Zuleyce Maria Lessa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho,Angélica da Conceição Oliveira Marta,Daniela de Carvalho Dias,Iêda Maria Ávila Vargas Salvador,Marli Reis,Valesca Nunes dos Pacheco,Zuleyce Maria Lessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Ocular Saúde Escolar Enfermagem |
topic |
Saúde Ocular Saúde Escolar Enfermagem |
description |
Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa de delineamento transversal, que teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual por meio de atividades lúdicas. Os resultados mostraram que das 250 crianças que participaram das atividades lúdicas de promoção da saúde ocular, apenas 143 crianças realizaram o teste de acuidade visual; as demais não trouxeram a autorização dos pais. Das crianças submetidas ao teste de acuidade visual, 13 foram encaminhadas ao reteste, e todas estas foram encaminhadas ao serviço de oftalmologia, pois a dificuldade visual permaneceu como resultado do reteste. Referente à aplicação do lúdico, percebemos que tanto a história quanto os personagens do teatro ficaram explícitos nas falas das crianças. Na conclusão, evidenciamos que a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança; por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452010000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.14 n.2 2010 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128120667570176 |