Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza,Lucas Eduardo Mello
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira,Isaque Souza da, Leite,Paula Carvalho, Christoffel,Marialda Moreira, Gomes,Ana Leticia Monteiro, Souza,Tania Vignuda de, Silva,Gláucia Cristina Lima da
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000500601
Resumo: RESUMO Objetivo Descrever a experiência do processo de elaboração de uma história em quadrinhos acerca das medidas de prevenção para o combate ao novo coronavírus a partir do legado de Florence Nightingale e da Teoria Ambientalista. Método Trata-se de um relato de experiência de uma ação extensionista universitária acerca do processo de elaboração de uma história em quadrinhos que traz os conceitos da teoria ambientalista de Florence Nightingale no combate ao novo coronavírus. Resultados A partir da técnica do brainstorming, surgiu a ideia da história em quadrinhos e foram criados três personagens: Florence Nightingale, Super Sabão e Luiza. Foram seguidas as etapas: criação do roteiro e dos personagens e transferência do desenho manual para programas de digitalização. O material elaborado passou por três revisões: a dos alunos de enfermagem; do docente responsável pela elaboração do material e; do grupo de docentes cuja finalidade foi avaliar os materiais produzidos nas atividades de extensão acerca do tema COVID-19. Conclusão e implicações para prática A experiência na construção de material didático tipo história em quadrinhos foi um desafio para os estudantes e docentes. Destaca-se a oportunidade da descoberta de novos recursos pedagógicos e produção de material tecnológico em tempos de distanciamento social.
id UFRJ-4_66ed30fd27afb0f7bf5d540d574f30dd
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452020000500601
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiênciaHistória em QuadrinhosEnfermagemSaúde da criançaInfecções por CoronavírusEducação em SaúdeRESUMO Objetivo Descrever a experiência do processo de elaboração de uma história em quadrinhos acerca das medidas de prevenção para o combate ao novo coronavírus a partir do legado de Florence Nightingale e da Teoria Ambientalista. Método Trata-se de um relato de experiência de uma ação extensionista universitária acerca do processo de elaboração de uma história em quadrinhos que traz os conceitos da teoria ambientalista de Florence Nightingale no combate ao novo coronavírus. Resultados A partir da técnica do brainstorming, surgiu a ideia da história em quadrinhos e foram criados três personagens: Florence Nightingale, Super Sabão e Luiza. Foram seguidas as etapas: criação do roteiro e dos personagens e transferência do desenho manual para programas de digitalização. O material elaborado passou por três revisões: a dos alunos de enfermagem; do docente responsável pela elaboração do material e; do grupo de docentes cuja finalidade foi avaliar os materiais produzidos nas atividades de extensão acerca do tema COVID-19. Conclusão e implicações para prática A experiência na construção de material didático tipo história em quadrinhos foi um desafio para os estudantes e docentes. Destaca-se a oportunidade da descoberta de novos recursos pedagógicos e produção de material tecnológico em tempos de distanciamento social.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000500601Escola Anna Nery v.24 n.spe 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0200info:eu-repo/semantics/openAccessBarboza,Lucas Eduardo MelloSilveira,Isaque Souza daLeite,Paula CarvalhoChristoffel,Marialda MoreiraGomes,Ana Leticia MonteiroSouza,Tania Vignuda deSilva,Gláucia Cristina Lima dapor2020-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000500601Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-11-06T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
title Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
spellingShingle Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
Barboza,Lucas Eduardo Mello
História em Quadrinhos
Enfermagem
Saúde da criança
Infecções por Coronavírus
Educação em Saúde
title_short Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
title_full Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
title_fullStr Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
title_full_unstemmed Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
title_sort Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
author Barboza,Lucas Eduardo Mello
author_facet Barboza,Lucas Eduardo Mello
Silveira,Isaque Souza da
Leite,Paula Carvalho
Christoffel,Marialda Moreira
Gomes,Ana Leticia Monteiro
Souza,Tania Vignuda de
Silva,Gláucia Cristina Lima da
author_role author
author2 Silveira,Isaque Souza da
Leite,Paula Carvalho
Christoffel,Marialda Moreira
Gomes,Ana Leticia Monteiro
Souza,Tania Vignuda de
Silva,Gláucia Cristina Lima da
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza,Lucas Eduardo Mello
Silveira,Isaque Souza da
Leite,Paula Carvalho
Christoffel,Marialda Moreira
Gomes,Ana Leticia Monteiro
Souza,Tania Vignuda de
Silva,Gláucia Cristina Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv História em Quadrinhos
Enfermagem
Saúde da criança
Infecções por Coronavírus
Educação em Saúde
topic História em Quadrinhos
Enfermagem
Saúde da criança
Infecções por Coronavírus
Educação em Saúde
description RESUMO Objetivo Descrever a experiência do processo de elaboração de uma história em quadrinhos acerca das medidas de prevenção para o combate ao novo coronavírus a partir do legado de Florence Nightingale e da Teoria Ambientalista. Método Trata-se de um relato de experiência de uma ação extensionista universitária acerca do processo de elaboração de uma história em quadrinhos que traz os conceitos da teoria ambientalista de Florence Nightingale no combate ao novo coronavírus. Resultados A partir da técnica do brainstorming, surgiu a ideia da história em quadrinhos e foram criados três personagens: Florence Nightingale, Super Sabão e Luiza. Foram seguidas as etapas: criação do roteiro e dos personagens e transferência do desenho manual para programas de digitalização. O material elaborado passou por três revisões: a dos alunos de enfermagem; do docente responsável pela elaboração do material e; do grupo de docentes cuja finalidade foi avaliar os materiais produzidos nas atividades de extensão acerca do tema COVID-19. Conclusão e implicações para prática A experiência na construção de material didático tipo história em quadrinhos foi um desafio para os estudantes e docentes. Destaca-se a oportunidade da descoberta de novos recursos pedagógicos e produção de material tecnológico em tempos de distanciamento social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000500601
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000500601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.24 n.spe 2020
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125355753472