Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000500601 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Descrever a experiência do processo de elaboração de uma história em quadrinhos acerca das medidas de prevenção para o combate ao novo coronavírus a partir do legado de Florence Nightingale e da Teoria Ambientalista. Método Trata-se de um relato de experiência de uma ação extensionista universitária acerca do processo de elaboração de uma história em quadrinhos que traz os conceitos da teoria ambientalista de Florence Nightingale no combate ao novo coronavírus. Resultados A partir da técnica do brainstorming, surgiu a ideia da história em quadrinhos e foram criados três personagens: Florence Nightingale, Super Sabão e Luiza. Foram seguidas as etapas: criação do roteiro e dos personagens e transferência do desenho manual para programas de digitalização. O material elaborado passou por três revisões: a dos alunos de enfermagem; do docente responsável pela elaboração do material e; do grupo de docentes cuja finalidade foi avaliar os materiais produzidos nas atividades de extensão acerca do tema COVID-19. Conclusão e implicações para prática A experiência na construção de material didático tipo história em quadrinhos foi um desafio para os estudantes e docentes. Destaca-se a oportunidade da descoberta de novos recursos pedagógicos e produção de material tecnológico em tempos de distanciamento social. |
id |
UFRJ-4_66ed30fd27afb0f7bf5d540d574f30dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452020000500601 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiênciaHistória em QuadrinhosEnfermagemSaúde da criançaInfecções por CoronavírusEducação em SaúdeRESUMO Objetivo Descrever a experiência do processo de elaboração de uma história em quadrinhos acerca das medidas de prevenção para o combate ao novo coronavírus a partir do legado de Florence Nightingale e da Teoria Ambientalista. Método Trata-se de um relato de experiência de uma ação extensionista universitária acerca do processo de elaboração de uma história em quadrinhos que traz os conceitos da teoria ambientalista de Florence Nightingale no combate ao novo coronavírus. Resultados A partir da técnica do brainstorming, surgiu a ideia da história em quadrinhos e foram criados três personagens: Florence Nightingale, Super Sabão e Luiza. Foram seguidas as etapas: criação do roteiro e dos personagens e transferência do desenho manual para programas de digitalização. O material elaborado passou por três revisões: a dos alunos de enfermagem; do docente responsável pela elaboração do material e; do grupo de docentes cuja finalidade foi avaliar os materiais produzidos nas atividades de extensão acerca do tema COVID-19. Conclusão e implicações para prática A experiência na construção de material didático tipo história em quadrinhos foi um desafio para os estudantes e docentes. Destaca-se a oportunidade da descoberta de novos recursos pedagógicos e produção de material tecnológico em tempos de distanciamento social.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000500601Escola Anna Nery v.24 n.spe 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0200info:eu-repo/semantics/openAccessBarboza,Lucas Eduardo MelloSilveira,Isaque Souza daLeite,Paula CarvalhoChristoffel,Marialda MoreiraGomes,Ana Leticia MonteiroSouza,Tania Vignuda deSilva,Gláucia Cristina Lima dapor2020-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000500601Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-11-06T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência |
title |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência |
spellingShingle |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência Barboza,Lucas Eduardo Mello História em Quadrinhos Enfermagem Saúde da criança Infecções por Coronavírus Educação em Saúde |
title_short |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência |
title_full |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência |
title_fullStr |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência |
title_sort |
Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência |
author |
Barboza,Lucas Eduardo Mello |
author_facet |
Barboza,Lucas Eduardo Mello Silveira,Isaque Souza da Leite,Paula Carvalho Christoffel,Marialda Moreira Gomes,Ana Leticia Monteiro Souza,Tania Vignuda de Silva,Gláucia Cristina Lima da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira,Isaque Souza da Leite,Paula Carvalho Christoffel,Marialda Moreira Gomes,Ana Leticia Monteiro Souza,Tania Vignuda de Silva,Gláucia Cristina Lima da |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barboza,Lucas Eduardo Mello Silveira,Isaque Souza da Leite,Paula Carvalho Christoffel,Marialda Moreira Gomes,Ana Leticia Monteiro Souza,Tania Vignuda de Silva,Gláucia Cristina Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História em Quadrinhos Enfermagem Saúde da criança Infecções por Coronavírus Educação em Saúde |
topic |
História em Quadrinhos Enfermagem Saúde da criança Infecções por Coronavírus Educação em Saúde |
description |
RESUMO Objetivo Descrever a experiência do processo de elaboração de uma história em quadrinhos acerca das medidas de prevenção para o combate ao novo coronavírus a partir do legado de Florence Nightingale e da Teoria Ambientalista. Método Trata-se de um relato de experiência de uma ação extensionista universitária acerca do processo de elaboração de uma história em quadrinhos que traz os conceitos da teoria ambientalista de Florence Nightingale no combate ao novo coronavírus. Resultados A partir da técnica do brainstorming, surgiu a ideia da história em quadrinhos e foram criados três personagens: Florence Nightingale, Super Sabão e Luiza. Foram seguidas as etapas: criação do roteiro e dos personagens e transferência do desenho manual para programas de digitalização. O material elaborado passou por três revisões: a dos alunos de enfermagem; do docente responsável pela elaboração do material e; do grupo de docentes cuja finalidade foi avaliar os materiais produzidos nas atividades de extensão acerca do tema COVID-19. Conclusão e implicações para prática A experiência na construção de material didático tipo história em quadrinhos foi um desafio para os estudantes e docentes. Destaca-se a oportunidade da descoberta de novos recursos pedagógicos e produção de material tecnológico em tempos de distanciamento social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000500601 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000500601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.24 n.spe 2020 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125355753472 |