Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Resultados: O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais. Conclusão: A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack. |
id |
UFRJ-4_6b42e85cfef7866eadf9c536d6c47c84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000300216 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDSAdolescenteSíndrome da imunodeficiência adquiridaCrack cocaineRESUMO Objetivo: Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Resultados: O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais. Conclusão: A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216Escola Anna Nery v.20 n.3 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160066info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Agnes Caroline SouzaBeserra,Eveline PinheiroLuna,Izaildo TavaresBezerra,Luiza Luana de Araújo LiraPinheiro,Patrícia Neyva da Costapor2016-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000300216Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-06-08T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS |
title |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS |
spellingShingle |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS Pinto,Agnes Caroline Souza Adolescente Síndrome da imunodeficiência adquirida Crack cocaine |
title_short |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS |
title_full |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS |
title_fullStr |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS |
title_full_unstemmed |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS |
title_sort |
Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS |
author |
Pinto,Agnes Caroline Souza |
author_facet |
Pinto,Agnes Caroline Souza Beserra,Eveline Pinheiro Luna,Izaildo Tavares Bezerra,Luiza Luana de Araújo Lira Pinheiro,Patrícia Neyva da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Beserra,Eveline Pinheiro Luna,Izaildo Tavares Bezerra,Luiza Luana de Araújo Lira Pinheiro,Patrícia Neyva da Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto,Agnes Caroline Souza Beserra,Eveline Pinheiro Luna,Izaildo Tavares Bezerra,Luiza Luana de Araújo Lira Pinheiro,Patrícia Neyva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Síndrome da imunodeficiência adquirida Crack cocaine |
topic |
Adolescente Síndrome da imunodeficiência adquirida Crack cocaine |
description |
RESUMO Objetivo: Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Resultados: O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais. Conclusão: A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.3 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123165278208 |