Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Agnes Caroline Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Beserra,Eveline Pinheiro, Luna,Izaildo Tavares, Bezerra,Luiza Luana de Araújo Lira, Pinheiro,Patrícia Neyva da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216
Resumo: RESUMO Objetivo: Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Resultados: O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais. Conclusão: A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack.
id UFRJ-4_6b42e85cfef7866eadf9c536d6c47c84
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000300216
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDSAdolescenteSíndrome da imunodeficiência adquiridaCrack cocaineRESUMO Objetivo: Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Resultados: O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais. Conclusão: A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216Escola Anna Nery v.20 n.3 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160066info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Agnes Caroline SouzaBeserra,Eveline PinheiroLuna,Izaildo TavaresBezerra,Luiza Luana de Araújo LiraPinheiro,Patrícia Neyva da Costapor2016-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000300216Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-06-08T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
title Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
spellingShingle Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
Pinto,Agnes Caroline Souza
Adolescente
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Crack cocaine
title_short Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
title_full Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
title_fullStr Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
title_full_unstemmed Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
title_sort Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS
author Pinto,Agnes Caroline Souza
author_facet Pinto,Agnes Caroline Souza
Beserra,Eveline Pinheiro
Luna,Izaildo Tavares
Bezerra,Luiza Luana de Araújo Lira
Pinheiro,Patrícia Neyva da Costa
author_role author
author2 Beserra,Eveline Pinheiro
Luna,Izaildo Tavares
Bezerra,Luiza Luana de Araújo Lira
Pinheiro,Patrícia Neyva da Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Agnes Caroline Souza
Beserra,Eveline Pinheiro
Luna,Izaildo Tavares
Bezerra,Luiza Luana de Araújo Lira
Pinheiro,Patrícia Neyva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Crack cocaine
topic Adolescente
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Crack cocaine
description RESUMO Objetivo: Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Resultados: O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais. Conclusão: A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160066
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.3 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123165278208