A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300031 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é relatar a experiência de alunos de graduação em Enfermagem na implantação de um projeto de extensão que utiliza o lazer como estratégia de intervenção aos familiares ou outros acompanhantes de crianças hospitalizadas, numa clínica pediátrica de um hospital universitário do interior do estado de São Paulo. As atividades do grupo, que consistem na realização de trabalhos manuais, desenhos, artesanato, relaxamento, costura, oficinas pedagógico-educativas, dentre outras, foram desenvolvidas em dois encontros semanais, com duração mínima de duas horas cada. Trata-se da utilização do lazer não apenas para distração e passatempo, mas também para que, na busca de minimizar eventos negativos decorrentes do processo de hospitalização, os pais, outros familiares e acompanhantes de crianças e adolescentes internados possam se integrar, de forma criativa, ao processo de cuidado destes clientes. |
id |
UFRJ-4_755f97a04a8dacb72211fcc6f38189d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452006000300031 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatriaPaisCriança HospitalizadaAtividades de LazerEnfermagem PediátricaO objetivo deste estudo é relatar a experiência de alunos de graduação em Enfermagem na implantação de um projeto de extensão que utiliza o lazer como estratégia de intervenção aos familiares ou outros acompanhantes de crianças hospitalizadas, numa clínica pediátrica de um hospital universitário do interior do estado de São Paulo. As atividades do grupo, que consistem na realização de trabalhos manuais, desenhos, artesanato, relaxamento, costura, oficinas pedagógico-educativas, dentre outras, foram desenvolvidas em dois encontros semanais, com duração mínima de duas horas cada. Trata-se da utilização do lazer não apenas para distração e passatempo, mas também para que, na busca de minimizar eventos negativos decorrentes do processo de hospitalização, os pais, outros familiares e acompanhantes de crianças e adolescentes internados possam se integrar, de forma criativa, ao processo de cuidado destes clientes.Universidade Federal do Rio de Janeiro2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300031Escola Anna Nery v.10 n.3 2006reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452006000300031info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Lucila CastanheiraFurquim,Paula de SiqueiraRigotti,Ariane RanzaniLuiz,Flávia Mendonça RosaBortoli,Paula Saud deGianoti,Silmarapor2009-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452006000300031Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-12-07T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria |
title |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria |
spellingShingle |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria Nascimento,Lucila Castanheira Pais Criança Hospitalizada Atividades de Lazer Enfermagem Pediátrica |
title_short |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria |
title_full |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria |
title_fullStr |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria |
title_full_unstemmed |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria |
title_sort |
A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria |
author |
Nascimento,Lucila Castanheira |
author_facet |
Nascimento,Lucila Castanheira Furquim,Paula de Siqueira Rigotti,Ariane Ranzani Luiz,Flávia Mendonça Rosa Bortoli,Paula Saud de Gianoti,Silmara |
author_role |
author |
author2 |
Furquim,Paula de Siqueira Rigotti,Ariane Ranzani Luiz,Flávia Mendonça Rosa Bortoli,Paula Saud de Gianoti,Silmara |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento,Lucila Castanheira Furquim,Paula de Siqueira Rigotti,Ariane Ranzani Luiz,Flávia Mendonça Rosa Bortoli,Paula Saud de Gianoti,Silmara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pais Criança Hospitalizada Atividades de Lazer Enfermagem Pediátrica |
topic |
Pais Criança Hospitalizada Atividades de Lazer Enfermagem Pediátrica |
description |
O objetivo deste estudo é relatar a experiência de alunos de graduação em Enfermagem na implantação de um projeto de extensão que utiliza o lazer como estratégia de intervenção aos familiares ou outros acompanhantes de crianças hospitalizadas, numa clínica pediátrica de um hospital universitário do interior do estado de São Paulo. As atividades do grupo, que consistem na realização de trabalhos manuais, desenhos, artesanato, relaxamento, costura, oficinas pedagógico-educativas, dentre outras, foram desenvolvidas em dois encontros semanais, com duração mínima de duas horas cada. Trata-se da utilização do lazer não apenas para distração e passatempo, mas também para que, na busca de minimizar eventos negativos decorrentes do processo de hospitalização, os pais, outros familiares e acompanhantes de crianças e adolescentes internados possam se integrar, de forma criativa, ao processo de cuidado destes clientes. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300031 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452006000300031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.10 n.3 2006 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128119133503488 |