A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Lucila Castanheira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Furquim,Paula de Siqueira, Rigotti,Ariane Ranzani, Luiz,Flávia Mendonça Rosa, Bortoli,Paula Saud de, Gianoti,Silmara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300031
Resumo: O objetivo deste estudo é relatar a experiência de alunos de graduação em Enfermagem na implantação de um projeto de extensão que utiliza o lazer como estratégia de intervenção aos familiares ou outros acompanhantes de crianças hospitalizadas, numa clínica pediátrica de um hospital universitário do interior do estado de São Paulo. As atividades do grupo, que consistem na realização de trabalhos manuais, desenhos, artesanato, relaxamento, costura, oficinas pedagógico-educativas, dentre outras, foram desenvolvidas em dois encontros semanais, com duração mínima de duas horas cada. Trata-se da utilização do lazer não apenas para distração e passatempo, mas também para que, na busca de minimizar eventos negativos decorrentes do processo de hospitalização, os pais, outros familiares e acompanhantes de crianças e adolescentes internados possam se integrar, de forma criativa, ao processo de cuidado destes clientes.
id UFRJ-4_755f97a04a8dacb72211fcc6f38189d5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452006000300031
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatriaPaisCriança HospitalizadaAtividades de LazerEnfermagem PediátricaO objetivo deste estudo é relatar a experiência de alunos de graduação em Enfermagem na implantação de um projeto de extensão que utiliza o lazer como estratégia de intervenção aos familiares ou outros acompanhantes de crianças hospitalizadas, numa clínica pediátrica de um hospital universitário do interior do estado de São Paulo. As atividades do grupo, que consistem na realização de trabalhos manuais, desenhos, artesanato, relaxamento, costura, oficinas pedagógico-educativas, dentre outras, foram desenvolvidas em dois encontros semanais, com duração mínima de duas horas cada. Trata-se da utilização do lazer não apenas para distração e passatempo, mas também para que, na busca de minimizar eventos negativos decorrentes do processo de hospitalização, os pais, outros familiares e acompanhantes de crianças e adolescentes internados possam se integrar, de forma criativa, ao processo de cuidado destes clientes.Universidade Federal do Rio de Janeiro2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300031Escola Anna Nery v.10 n.3 2006reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452006000300031info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Lucila CastanheiraFurquim,Paula de SiqueiraRigotti,Ariane RanzaniLuiz,Flávia Mendonça RosaBortoli,Paula Saud deGianoti,Silmarapor2009-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452006000300031Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-12-07T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
title A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
spellingShingle A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
Nascimento,Lucila Castanheira
Pais
Criança Hospitalizada
Atividades de Lazer
Enfermagem Pediátrica
title_short A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
title_full A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
title_fullStr A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
title_full_unstemmed A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
title_sort A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria
author Nascimento,Lucila Castanheira
author_facet Nascimento,Lucila Castanheira
Furquim,Paula de Siqueira
Rigotti,Ariane Ranzani
Luiz,Flávia Mendonça Rosa
Bortoli,Paula Saud de
Gianoti,Silmara
author_role author
author2 Furquim,Paula de Siqueira
Rigotti,Ariane Ranzani
Luiz,Flávia Mendonça Rosa
Bortoli,Paula Saud de
Gianoti,Silmara
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Lucila Castanheira
Furquim,Paula de Siqueira
Rigotti,Ariane Ranzani
Luiz,Flávia Mendonça Rosa
Bortoli,Paula Saud de
Gianoti,Silmara
dc.subject.por.fl_str_mv Pais
Criança Hospitalizada
Atividades de Lazer
Enfermagem Pediátrica
topic Pais
Criança Hospitalizada
Atividades de Lazer
Enfermagem Pediátrica
description O objetivo deste estudo é relatar a experiência de alunos de graduação em Enfermagem na implantação de um projeto de extensão que utiliza o lazer como estratégia de intervenção aos familiares ou outros acompanhantes de crianças hospitalizadas, numa clínica pediátrica de um hospital universitário do interior do estado de São Paulo. As atividades do grupo, que consistem na realização de trabalhos manuais, desenhos, artesanato, relaxamento, costura, oficinas pedagógico-educativas, dentre outras, foram desenvolvidas em dois encontros semanais, com duração mínima de duas horas cada. Trata-se da utilização do lazer não apenas para distração e passatempo, mas também para que, na busca de minimizar eventos negativos decorrentes do processo de hospitalização, os pais, outros familiares e acompanhantes de crianças e adolescentes internados possam se integrar, de forma criativa, ao processo de cuidado destes clientes.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300031
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452006000300031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.10 n.3 2006
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119133503488