Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000400023 |
Resumo: | Objetivou-se discutir o emprego do Grupo Focal (GF) para coleta e do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise de dados em investigações no Campo da Enfermagem. Essas técnicas foram descritas sob o ponto de vista teórico e prático. Exemplificou-se o emprego pelo detalhamento das etapas metodológicas, de uma pesquisa aprovada em comitê de ética, em que se buscou compreender as implicações das representações de gênero na promoção de saúde de adolescentes do ensino médio, de uma escola pública da cidade do Rio Grande, RS. O GF mostrou-se eficaz, desencadeando discussões e posicionamentos dos jovens acerca da temática proposta, e o DCS permitiu compreender as implicações de tais representações na promoção de saúde desse grupo. Embora tais metodologias sejam pouco utilizadas no Campo da Enfermagem, mostraram-se promissoras para a concretização de investigações científicas. |
id |
UFRJ-4_76f42517a9c8bec01c782644759cb64c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452009000400023 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentesPesquisa em EnfermagemSaúde do AdolescenteGênero e SaúdeObjetivou-se discutir o emprego do Grupo Focal (GF) para coleta e do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise de dados em investigações no Campo da Enfermagem. Essas técnicas foram descritas sob o ponto de vista teórico e prático. Exemplificou-se o emprego pelo detalhamento das etapas metodológicas, de uma pesquisa aprovada em comitê de ética, em que se buscou compreender as implicações das representações de gênero na promoção de saúde de adolescentes do ensino médio, de uma escola pública da cidade do Rio Grande, RS. O GF mostrou-se eficaz, desencadeando discussões e posicionamentos dos jovens acerca da temática proposta, e o DCS permitiu compreender as implicações de tais representações na promoção de saúde desse grupo. Embora tais metodologias sejam pouco utilizadas no Campo da Enfermagem, mostraram-se promissoras para a concretização de investigações científicas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000400023Escola Anna Nery v.13 n.4 2009reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452009000400023info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Vera Lúcia de OliveiraTelles,Kátia da SilvaRoballo,Evelyn de Castropor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452009000400023Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-11T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes |
title |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes |
spellingShingle |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes Gomes,Vera Lúcia de Oliveira Pesquisa em Enfermagem Saúde do Adolescente Gênero e Saúde |
title_short |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes |
title_full |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes |
title_fullStr |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes |
title_full_unstemmed |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes |
title_sort |
Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes |
author |
Gomes,Vera Lúcia de Oliveira |
author_facet |
Gomes,Vera Lúcia de Oliveira Telles,Kátia da Silva Roballo,Evelyn de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Telles,Kátia da Silva Roballo,Evelyn de Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Vera Lúcia de Oliveira Telles,Kátia da Silva Roballo,Evelyn de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em Enfermagem Saúde do Adolescente Gênero e Saúde |
topic |
Pesquisa em Enfermagem Saúde do Adolescente Gênero e Saúde |
description |
Objetivou-se discutir o emprego do Grupo Focal (GF) para coleta e do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise de dados em investigações no Campo da Enfermagem. Essas técnicas foram descritas sob o ponto de vista teórico e prático. Exemplificou-se o emprego pelo detalhamento das etapas metodológicas, de uma pesquisa aprovada em comitê de ética, em que se buscou compreender as implicações das representações de gênero na promoção de saúde de adolescentes do ensino médio, de uma escola pública da cidade do Rio Grande, RS. O GF mostrou-se eficaz, desencadeando discussões e posicionamentos dos jovens acerca da temática proposta, e o DCS permitiu compreender as implicações de tais representações na promoção de saúde desse grupo. Embora tais metodologias sejam pouco utilizadas no Campo da Enfermagem, mostraram-se promissoras para a concretização de investigações científicas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000400023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000400023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452009000400023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.13 n.4 2009 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128120607801344 |