Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000300539 |
Resumo: | Este estudo objetiva refletir acerca da consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança, a partir da aplicação da teoria da relação interpessoal de Hildegard Peplau, a qual tem como ponto central o processo interpessoal entre o enfermeiro e o paciente. Foram tecidas reflexões acerca da relação existente entre as fases propostas pela teoria e os momentos da realização das consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Por meio do estabelecimento da relação interpessoal, enfermeiro e familiar/cuidador aprendem a trabalhar conjuntamente, para resolver as dificuldades inerentes ao processo de cuidado da criança. Diante dessa realidade, pode-se concluir que através da relação interpessoal que é estabelecida nas consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, há uma aproximação entre a equipe profissional e os sujeitos envolvidos no processo, tornando-se, estes sujeitos, emponderados de saberes e capazes de promover à criança um cuidado integral. |
id |
UFRJ-4_7b85de63ef8440b66195d48b0182d5c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452014000300539 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de PeplauSaúde da CriançaFamíliaCuidados de EnfermagemTeoria de EnfermagemEste estudo objetiva refletir acerca da consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança, a partir da aplicação da teoria da relação interpessoal de Hildegard Peplau, a qual tem como ponto central o processo interpessoal entre o enfermeiro e o paciente. Foram tecidas reflexões acerca da relação existente entre as fases propostas pela teoria e os momentos da realização das consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Por meio do estabelecimento da relação interpessoal, enfermeiro e familiar/cuidador aprendem a trabalhar conjuntamente, para resolver as dificuldades inerentes ao processo de cuidado da criança. Diante dessa realidade, pode-se concluir que através da relação interpessoal que é estabelecida nas consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, há uma aproximação entre a equipe profissional e os sujeitos envolvidos no processo, tornando-se, estes sujeitos, emponderados de saberes e capazes de promover à criança um cuidado integral.Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000300539Escola Anna Nery v.18 n.3 2014reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20140077info:eu-repo/semantics/openAccessGurgel,Polyanna Keitte FernandesTourinho,Francis Solange VieiraMonteiro,Akemi Iwatapor2014-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452014000300539Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-08-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau |
title |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau |
spellingShingle |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes Saúde da Criança Família Cuidados de Enfermagem Teoria de Enfermagem |
title_short |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau |
title_full |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau |
title_fullStr |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau |
title_full_unstemmed |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau |
title_sort |
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau |
author |
Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes |
author_facet |
Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes Tourinho,Francis Solange Vieira Monteiro,Akemi Iwata |
author_role |
author |
author2 |
Tourinho,Francis Solange Vieira Monteiro,Akemi Iwata |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes Tourinho,Francis Solange Vieira Monteiro,Akemi Iwata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da Criança Família Cuidados de Enfermagem Teoria de Enfermagem |
topic |
Saúde da Criança Família Cuidados de Enfermagem Teoria de Enfermagem |
description |
Este estudo objetiva refletir acerca da consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança, a partir da aplicação da teoria da relação interpessoal de Hildegard Peplau, a qual tem como ponto central o processo interpessoal entre o enfermeiro e o paciente. Foram tecidas reflexões acerca da relação existente entre as fases propostas pela teoria e os momentos da realização das consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Por meio do estabelecimento da relação interpessoal, enfermeiro e familiar/cuidador aprendem a trabalhar conjuntamente, para resolver as dificuldades inerentes ao processo de cuidado da criança. Diante dessa realidade, pode-se concluir que através da relação interpessoal que é estabelecida nas consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, há uma aproximação entre a equipe profissional e os sujeitos envolvidos no processo, tornando-se, estes sujeitos, emponderados de saberes e capazes de promover à criança um cuidado integral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000300539 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000300539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20140077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.18 n.3 2014 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128122605338624 |