Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Luciana Aparecida Faria de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira,Anara da Luz, Ferreira,Márcia de Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600213
Resumo: RESUMO Objetivo investigar se e como o tema da espiritualidade foi abordado na formação de enfermeiros que atuam em cuidados paliativos. Método estudo qualitativo, realizado com 34 enfermeiros de um hospital de tratamento de câncer do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2019, por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi lexical por meio do software Alceste. Resultados os enfermeiros reconhecem a necessidade de abordagem da espiritualidade no cuidado, mas as lacunas ou insuficiência de abordagem na formação dificultam sua aplicação na prática. Para supri-las, estratégias são aplicadas na educação permanente nos serviços. Conclusão e implicações para a prática o não preparo formal e técnico para a abordagem e oferta de cuidados à dimensão espiritual dos pacientes comprometem a realização do cuidado integral. A educação permanente mostrou ser a única possibilidade de preparar os enfermeiros para o cuidado a esta dimensão. Desvela-se a importância da abordagem da espiritualidade e os impactos para a saúde e o cuidado, mormente no campo dos cuidados paliativos, o que a torna transversal e necessária na formação profissional.
id UFRJ-4_7e67bd81553f8f53d7548df0f5d55888
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000600213
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidadeEnfermagemEspiritualidadeEducação em EnfermagemEducação ContinuadaCuidados de EnfermagemRESUMO Objetivo investigar se e como o tema da espiritualidade foi abordado na formação de enfermeiros que atuam em cuidados paliativos. Método estudo qualitativo, realizado com 34 enfermeiros de um hospital de tratamento de câncer do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2019, por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi lexical por meio do software Alceste. Resultados os enfermeiros reconhecem a necessidade de abordagem da espiritualidade no cuidado, mas as lacunas ou insuficiência de abordagem na formação dificultam sua aplicação na prática. Para supri-las, estratégias são aplicadas na educação permanente nos serviços. Conclusão e implicações para a prática o não preparo formal e técnico para a abordagem e oferta de cuidados à dimensão espiritual dos pacientes comprometem a realização do cuidado integral. A educação permanente mostrou ser a única possibilidade de preparar os enfermeiros para o cuidado a esta dimensão. Desvela-se a importância da abordagem da espiritualidade e os impactos para a saúde e o cuidado, mormente no campo dos cuidados paliativos, o que a torna transversal e necessária na formação profissional.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600213Escola Anna Nery v.25 n.5 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0062info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Luciana Aparecida Faria deOliveira,Anara da LuzFerreira,Márcia de Assunçãopor2021-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000600213Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-09-03T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade
title Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade
spellingShingle Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade
Oliveira,Luciana Aparecida Faria de
Enfermagem
Espiritualidade
Educação em Enfermagem
Educação Continuada
Cuidados de Enfermagem
title_short Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade
title_full Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade
title_fullStr Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade
title_full_unstemmed Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade
title_sort Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade
author Oliveira,Luciana Aparecida Faria de
author_facet Oliveira,Luciana Aparecida Faria de
Oliveira,Anara da Luz
Ferreira,Márcia de Assunção
author_role author
author2 Oliveira,Anara da Luz
Ferreira,Márcia de Assunção
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Luciana Aparecida Faria de
Oliveira,Anara da Luz
Ferreira,Márcia de Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Espiritualidade
Educação em Enfermagem
Educação Continuada
Cuidados de Enfermagem
topic Enfermagem
Espiritualidade
Educação em Enfermagem
Educação Continuada
Cuidados de Enfermagem
description RESUMO Objetivo investigar se e como o tema da espiritualidade foi abordado na formação de enfermeiros que atuam em cuidados paliativos. Método estudo qualitativo, realizado com 34 enfermeiros de um hospital de tratamento de câncer do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2019, por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi lexical por meio do software Alceste. Resultados os enfermeiros reconhecem a necessidade de abordagem da espiritualidade no cuidado, mas as lacunas ou insuficiência de abordagem na formação dificultam sua aplicação na prática. Para supri-las, estratégias são aplicadas na educação permanente nos serviços. Conclusão e implicações para a prática o não preparo formal e técnico para a abordagem e oferta de cuidados à dimensão espiritual dos pacientes comprometem a realização do cuidado integral. A educação permanente mostrou ser a única possibilidade de preparar os enfermeiros para o cuidado a esta dimensão. Desvela-se a importância da abordagem da espiritualidade e os impactos para a saúde e o cuidado, mormente no campo dos cuidados paliativos, o que a torna transversal e necessária na formação profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600213
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.5 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125908353024