Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200220 |
Resumo: | Supervisionar condições bucais e ensinar o procedimento de higienização bucal são responsabilidades do enfermeiro. Pacientes em quimioterapia apresentam fatores de risco para alterações bucais e sistêmicas. Objetivo: Verificar o efeito do vídeo educativo sobre o conhecimento cognitivo e procedimental de higienização bucal, o grau de importância que o aluno atribui ao procedimento para a saúde bucal de pacientes em quimioterapia e avaliar a aceitação desta estratégia de ensino. Método: Estudo quasi-experimental, tipo antes-depois de uma intervenção (vídeo), com alunos do último ano de graduação em enfermagem no interior paulista. Empregaram-se instrumentos para avaliação inicial e final do conhecimento cognitivo e procedimental sobre a higiene bucal; para análise da importância atribuída ao procedimento e da relevância da experiência de aprendizagem. Resultado: 23 alunos participaram do estudo; 82% consideraram a experiência útil e 87% a recomendariam. Os dados evidenciaram aumento do conhecimento cognitivo (p < 0,05) e técnico (p < 0,05) após o vídeo. Conclusão: Vídeo educativo melhorou o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem; foi bem aceito e pode ser utilizado no treinamento da equipe multidisciplinar. Número de registro no Clinical Trials.gov: NCT02072577 |
id |
UFRJ-4_8545eab1c46cf17c1b17902dd9b27cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452015000200220 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapiaCuidados de enfermagemSaúde bucalConhecimentoHigiene bucalSupervisionar condições bucais e ensinar o procedimento de higienização bucal são responsabilidades do enfermeiro. Pacientes em quimioterapia apresentam fatores de risco para alterações bucais e sistêmicas. Objetivo: Verificar o efeito do vídeo educativo sobre o conhecimento cognitivo e procedimental de higienização bucal, o grau de importância que o aluno atribui ao procedimento para a saúde bucal de pacientes em quimioterapia e avaliar a aceitação desta estratégia de ensino. Método: Estudo quasi-experimental, tipo antes-depois de uma intervenção (vídeo), com alunos do último ano de graduação em enfermagem no interior paulista. Empregaram-se instrumentos para avaliação inicial e final do conhecimento cognitivo e procedimental sobre a higiene bucal; para análise da importância atribuída ao procedimento e da relevância da experiência de aprendizagem. Resultado: 23 alunos participaram do estudo; 82% consideraram a experiência útil e 87% a recomendariam. Os dados evidenciaram aumento do conhecimento cognitivo (p < 0,05) e técnico (p < 0,05) após o vídeo. Conclusão: Vídeo educativo melhorou o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem; foi bem aceito e pode ser utilizado no treinamento da equipe multidisciplinar. Número de registro no Clinical Trials.gov: NCT02072577 Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200220Escola Anna Nery v.19 n.2 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150028info:eu-repo/semantics/openAccessStina,Ana Paula NeroniZamarioli,Cristina MaraCarvalho,Emilia Campos depor2015-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000200220Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2015-06-26T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia |
title |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia |
spellingShingle |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia Stina,Ana Paula Neroni Cuidados de enfermagem Saúde bucal Conhecimento Higiene bucal |
title_short |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia |
title_full |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia |
title_fullStr |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia |
title_full_unstemmed |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia |
title_sort |
Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia |
author |
Stina,Ana Paula Neroni |
author_facet |
Stina,Ana Paula Neroni Zamarioli,Cristina Mara Carvalho,Emilia Campos de |
author_role |
author |
author2 |
Zamarioli,Cristina Mara Carvalho,Emilia Campos de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stina,Ana Paula Neroni Zamarioli,Cristina Mara Carvalho,Emilia Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados de enfermagem Saúde bucal Conhecimento Higiene bucal |
topic |
Cuidados de enfermagem Saúde bucal Conhecimento Higiene bucal |
description |
Supervisionar condições bucais e ensinar o procedimento de higienização bucal são responsabilidades do enfermeiro. Pacientes em quimioterapia apresentam fatores de risco para alterações bucais e sistêmicas. Objetivo: Verificar o efeito do vídeo educativo sobre o conhecimento cognitivo e procedimental de higienização bucal, o grau de importância que o aluno atribui ao procedimento para a saúde bucal de pacientes em quimioterapia e avaliar a aceitação desta estratégia de ensino. Método: Estudo quasi-experimental, tipo antes-depois de uma intervenção (vídeo), com alunos do último ano de graduação em enfermagem no interior paulista. Empregaram-se instrumentos para avaliação inicial e final do conhecimento cognitivo e procedimental sobre a higiene bucal; para análise da importância atribuída ao procedimento e da relevância da experiência de aprendizagem. Resultado: 23 alunos participaram do estudo; 82% consideraram a experiência útil e 87% a recomendariam. Os dados evidenciaram aumento do conhecimento cognitivo (p < 0,05) e técnico (p < 0,05) após o vídeo. Conclusão: Vídeo educativo melhorou o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem; foi bem aceito e pode ser utilizado no treinamento da equipe multidisciplinar. Número de registro no Clinical Trials.gov: NCT02072577 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200220 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20150028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.19 n.2 2015 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128122683981824 |