Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stina,Ana Paula Neroni
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zamarioli,Cristina Mara, Carvalho,Emilia Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200220
Resumo: Supervisionar condições bucais e ensinar o procedimento de higienização bucal são responsabilidades do enfermeiro. Pacientes em quimioterapia apresentam fatores de risco para alterações bucais e sistêmicas. Objetivo: Verificar o efeito do vídeo educativo sobre o conhecimento cognitivo e procedimental de higienização bucal, o grau de importância que o aluno atribui ao procedimento para a saúde bucal de pacientes em quimioterapia e avaliar a aceitação desta estratégia de ensino. Método: Estudo quasi-experimental, tipo antes-depois de uma intervenção (vídeo), com alunos do último ano de graduação em enfermagem no interior paulista. Empregaram-se instrumentos para avaliação inicial e final do conhecimento cognitivo e procedimental sobre a higiene bucal; para análise da importância atribuída ao procedimento e da relevância da experiência de aprendizagem. Resultado: 23 alunos participaram do estudo; 82% consideraram a experiência útil e 87% a recomendariam. Os dados evidenciaram aumento do conhecimento cognitivo (p < 0,05) e técnico (p < 0,05) após o vídeo. Conclusão: Vídeo educativo melhorou o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem; foi bem aceito e pode ser utilizado no treinamento da equipe multidisciplinar. Número de registro no Clinical Trials.gov: NCT02072577
id UFRJ-4_8545eab1c46cf17c1b17902dd9b27cb6
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452015000200220
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapiaCuidados de enfermagemSaúde bucalConhecimentoHigiene bucalSupervisionar condições bucais e ensinar o procedimento de higienização bucal são responsabilidades do enfermeiro. Pacientes em quimioterapia apresentam fatores de risco para alterações bucais e sistêmicas. Objetivo: Verificar o efeito do vídeo educativo sobre o conhecimento cognitivo e procedimental de higienização bucal, o grau de importância que o aluno atribui ao procedimento para a saúde bucal de pacientes em quimioterapia e avaliar a aceitação desta estratégia de ensino. Método: Estudo quasi-experimental, tipo antes-depois de uma intervenção (vídeo), com alunos do último ano de graduação em enfermagem no interior paulista. Empregaram-se instrumentos para avaliação inicial e final do conhecimento cognitivo e procedimental sobre a higiene bucal; para análise da importância atribuída ao procedimento e da relevância da experiência de aprendizagem. Resultado: 23 alunos participaram do estudo; 82% consideraram a experiência útil e 87% a recomendariam. Os dados evidenciaram aumento do conhecimento cognitivo (p < 0,05) e técnico (p < 0,05) após o vídeo. Conclusão: Vídeo educativo melhorou o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem; foi bem aceito e pode ser utilizado no treinamento da equipe multidisciplinar. Número de registro no Clinical Trials.gov: NCT02072577 Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200220Escola Anna Nery v.19 n.2 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150028info:eu-repo/semantics/openAccessStina,Ana Paula NeroniZamarioli,Cristina MaraCarvalho,Emilia Campos depor2015-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000200220Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2015-06-26T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
title Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
spellingShingle Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
Stina,Ana Paula Neroni
Cuidados de enfermagem
Saúde bucal
Conhecimento
Higiene bucal
title_short Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
title_full Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
title_fullStr Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
title_full_unstemmed Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
title_sort Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia
author Stina,Ana Paula Neroni
author_facet Stina,Ana Paula Neroni
Zamarioli,Cristina Mara
Carvalho,Emilia Campos de
author_role author
author2 Zamarioli,Cristina Mara
Carvalho,Emilia Campos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stina,Ana Paula Neroni
Zamarioli,Cristina Mara
Carvalho,Emilia Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem
Saúde bucal
Conhecimento
Higiene bucal
topic Cuidados de enfermagem
Saúde bucal
Conhecimento
Higiene bucal
description Supervisionar condições bucais e ensinar o procedimento de higienização bucal são responsabilidades do enfermeiro. Pacientes em quimioterapia apresentam fatores de risco para alterações bucais e sistêmicas. Objetivo: Verificar o efeito do vídeo educativo sobre o conhecimento cognitivo e procedimental de higienização bucal, o grau de importância que o aluno atribui ao procedimento para a saúde bucal de pacientes em quimioterapia e avaliar a aceitação desta estratégia de ensino. Método: Estudo quasi-experimental, tipo antes-depois de uma intervenção (vídeo), com alunos do último ano de graduação em enfermagem no interior paulista. Empregaram-se instrumentos para avaliação inicial e final do conhecimento cognitivo e procedimental sobre a higiene bucal; para análise da importância atribuída ao procedimento e da relevância da experiência de aprendizagem. Resultado: 23 alunos participaram do estudo; 82% consideraram a experiência útil e 87% a recomendariam. Os dados evidenciaram aumento do conhecimento cognitivo (p < 0,05) e técnico (p < 0,05) após o vídeo. Conclusão: Vídeo educativo melhorou o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem; foi bem aceito e pode ser utilizado no treinamento da equipe multidisciplinar. Número de registro no Clinical Trials.gov: NCT02072577
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200220
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20150028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.19 n.2 2015
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128122683981824