Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Elayne Kelly Sepedro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Morais,Erica Jorgiana dos Santos de, Amorim,Fernanda Cláudia Miranda, Oliveira,Adélia Dalva da Silva, Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa, Almeida,Camila Aparecida Pinheiro Landim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400201
Resumo: RESUMO Objetivo elaborar e validar uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher. Método estudo metodológico de validação de conteúdo e aparência. Para a validação, participaram deste estudo 11 especialistas de conteúdo e técnicos, 7 especialistas de design e 79 mulheres. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados, um para cada grupo de participantes, e os dados foram analisados quanto ao nível de concordância e Índice de Validade de Conteúdo. Resultados a média de concordância dos especialistas de conteúdo e técnicos foi de 87%, o Índice de Validade de Conteúdo global por parte dos especialistas de design foi de 0,92 e o nível de concordância das respostas positivas pelo público-alvo foi de 96,2%. Conclusão e implicações para a prática o Alertômetro mostrou-se uma tecnologia educacional válida para ser utilizada, pois promove conhecimento acerca das diversas manifestações da violência contra a mulher.
id UFRJ-4_8bcfaf66ea33cbf02572dd6c9908570b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452020000400201
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulherViolência contra a MulherTecnologia EducacionalEstudos de ValidaçãoEducação em SaúdeRESUMO Objetivo elaborar e validar uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher. Método estudo metodológico de validação de conteúdo e aparência. Para a validação, participaram deste estudo 11 especialistas de conteúdo e técnicos, 7 especialistas de design e 79 mulheres. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados, um para cada grupo de participantes, e os dados foram analisados quanto ao nível de concordância e Índice de Validade de Conteúdo. Resultados a média de concordância dos especialistas de conteúdo e técnicos foi de 87%, o Índice de Validade de Conteúdo global por parte dos especialistas de design foi de 0,92 e o nível de concordância das respostas positivas pelo público-alvo foi de 96,2%. Conclusão e implicações para a prática o Alertômetro mostrou-se uma tecnologia educacional válida para ser utilizada, pois promove conhecimento acerca das diversas manifestações da violência contra a mulher.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400201Escola Anna Nery v.24 n.4 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0314info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Elayne Kelly SepedroMorais,Erica Jorgiana dos Santos deAmorim,Fernanda Cláudia MirandaOliveira,Adélia Dalva da SilvaSousa,Kayo Henrique Jardel FeitosaAlmeida,Camila Aparecida Pinheiro Landimpor2020-05-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000400201Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-05-08T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher
title Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher
spellingShingle Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher
Sousa,Elayne Kelly Sepedro
Violência contra a Mulher
Tecnologia Educacional
Estudos de Validação
Educação em Saúde
title_short Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher
title_full Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher
title_fullStr Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher
title_full_unstemmed Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher
title_sort Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher
author Sousa,Elayne Kelly Sepedro
author_facet Sousa,Elayne Kelly Sepedro
Morais,Erica Jorgiana dos Santos de
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Almeida,Camila Aparecida Pinheiro Landim
author_role author
author2 Morais,Erica Jorgiana dos Santos de
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Almeida,Camila Aparecida Pinheiro Landim
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Elayne Kelly Sepedro
Morais,Erica Jorgiana dos Santos de
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Almeida,Camila Aparecida Pinheiro Landim
dc.subject.por.fl_str_mv Violência contra a Mulher
Tecnologia Educacional
Estudos de Validação
Educação em Saúde
topic Violência contra a Mulher
Tecnologia Educacional
Estudos de Validação
Educação em Saúde
description RESUMO Objetivo elaborar e validar uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher. Método estudo metodológico de validação de conteúdo e aparência. Para a validação, participaram deste estudo 11 especialistas de conteúdo e técnicos, 7 especialistas de design e 79 mulheres. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados, um para cada grupo de participantes, e os dados foram analisados quanto ao nível de concordância e Índice de Validade de Conteúdo. Resultados a média de concordância dos especialistas de conteúdo e técnicos foi de 87%, o Índice de Validade de Conteúdo global por parte dos especialistas de design foi de 0,92 e o nível de concordância das respostas positivas pelo público-alvo foi de 96,2%. Conclusão e implicações para a prática o Alertômetro mostrou-se uma tecnologia educacional válida para ser utilizada, pois promove conhecimento acerca das diversas manifestações da violência contra a mulher.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400201
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2019-0314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.24 n.4 2020
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128124980363264