Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nogueira,Laura Maria Vidal, Pereira,Alexandre Aguiar, Abreu,Paula Daniella de, Nascimento,Lucila Castanheira, Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de, Silva,Marta Angélica Iossi, Santos,Claudia Benedita dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400213
Resumo: Resumo Objetivo validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Método estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Resultados os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia. Conclusão e implicações para a prática a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio.
id UFRJ-4_8eff449fdc405503f20d184cf2028fea
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000400213
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolaresEducação em SaúdeTuberculoseCriançaTecnologia EducacionalEstudos de ValidaçãoResumo Objetivo validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Método estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Resultados os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia. Conclusão e implicações para a prática a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400213Escola Anna Nery v.25 n.4 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0492info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Ivaneide Leal AtaídeNogueira,Laura Maria VidalPereira,Alexandre AguiarAbreu,Paula Daniella deNascimento,Lucila CastanheiraVasconcelos,Eliane Maria Ribeiro deSilva,Marta Angélica IossiSantos,Claudia Benedita dospor2021-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000400213Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-05-17T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
title Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
spellingShingle Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde
Educação em Saúde
Tuberculose
Criança
Tecnologia Educacional
Estudos de Validação
title_short Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
title_full Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
title_fullStr Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
title_full_unstemmed Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
title_sort Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
author Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde
author_facet Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde
Nogueira,Laura Maria Vidal
Pereira,Alexandre Aguiar
Abreu,Paula Daniella de
Nascimento,Lucila Castanheira
Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de
Silva,Marta Angélica Iossi
Santos,Claudia Benedita dos
author_role author
author2 Nogueira,Laura Maria Vidal
Pereira,Alexandre Aguiar
Abreu,Paula Daniella de
Nascimento,Lucila Castanheira
Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de
Silva,Marta Angélica Iossi
Santos,Claudia Benedita dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde
Nogueira,Laura Maria Vidal
Pereira,Alexandre Aguiar
Abreu,Paula Daniella de
Nascimento,Lucila Castanheira
Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de
Silva,Marta Angélica Iossi
Santos,Claudia Benedita dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Tuberculose
Criança
Tecnologia Educacional
Estudos de Validação
topic Educação em Saúde
Tuberculose
Criança
Tecnologia Educacional
Estudos de Validação
description Resumo Objetivo validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Método estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Resultados os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia. Conclusão e implicações para a prática a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400213
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0492
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.4 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125818175488