Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400213 |
Resumo: | Resumo Objetivo validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Método estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Resultados os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia. Conclusão e implicações para a prática a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio. |
id |
UFRJ-4_8eff449fdc405503f20d184cf2028fea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000400213 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolaresEducação em SaúdeTuberculoseCriançaTecnologia EducacionalEstudos de ValidaçãoResumo Objetivo validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Método estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Resultados os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia. Conclusão e implicações para a prática a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400213Escola Anna Nery v.25 n.4 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0492info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Ivaneide Leal AtaídeNogueira,Laura Maria VidalPereira,Alexandre AguiarAbreu,Paula Daniella deNascimento,Lucila CastanheiraVasconcelos,Eliane Maria Ribeiro deSilva,Marta Angélica IossiSantos,Claudia Benedita dospor2021-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000400213Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-05-17T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares |
title |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares |
spellingShingle |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde Educação em Saúde Tuberculose Criança Tecnologia Educacional Estudos de Validação |
title_short |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares |
title_full |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares |
title_fullStr |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares |
title_full_unstemmed |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares |
title_sort |
Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares |
author |
Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde |
author_facet |
Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde Nogueira,Laura Maria Vidal Pereira,Alexandre Aguiar Abreu,Paula Daniella de Nascimento,Lucila Castanheira Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de Silva,Marta Angélica Iossi Santos,Claudia Benedita dos |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira,Laura Maria Vidal Pereira,Alexandre Aguiar Abreu,Paula Daniella de Nascimento,Lucila Castanheira Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de Silva,Marta Angélica Iossi Santos,Claudia Benedita dos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde Nogueira,Laura Maria Vidal Pereira,Alexandre Aguiar Abreu,Paula Daniella de Nascimento,Lucila Castanheira Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de Silva,Marta Angélica Iossi Santos,Claudia Benedita dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Tuberculose Criança Tecnologia Educacional Estudos de Validação |
topic |
Educação em Saúde Tuberculose Criança Tecnologia Educacional Estudos de Validação |
description |
Resumo Objetivo validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Método estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Resultados os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia. Conclusão e implicações para a prática a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400213 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.4 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125818175488 |