Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023 |
Resumo: | O estudo objetivou compreender os significados do conceito de saúde para docentes profissionais da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Pesquisa descritivo-exploratória, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação da área da saúde atuantes em atividades de ensino superior. Os resultados evidenciaram a existência de um paradoxo em relação aos significados atribuídos ao conceito de saúde. Para alguns, a saúde é entendida como um fenômeno complexo; para outros, um fenômeno reducionista. Os dados possibilitam argumentar que houve importantes avanços na apreensão teórica e conceitual de saúde, mesmo que para alguns participantes o fenômeno saúde ainda esteja pautado em concepções reducionistas e pontuais. Abarcar o significado ampliado do fenômeno saúde implica, em suma, ampliar as possibilidades interativas além da articulação teoria e prática, por meio de debates e discussões que fortaleçam e divulguem o conceito de saúde segundo uma perspectiva ampliada. |
id |
UFRJ-4_95dc75f2e9280ca04df431875008e2f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452011000200023 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúdeEducação em SaúdeProfissionais da SaúdePesquisa em EnfermagemO estudo objetivou compreender os significados do conceito de saúde para docentes profissionais da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Pesquisa descritivo-exploratória, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação da área da saúde atuantes em atividades de ensino superior. Os resultados evidenciaram a existência de um paradoxo em relação aos significados atribuídos ao conceito de saúde. Para alguns, a saúde é entendida como um fenômeno complexo; para outros, um fenômeno reducionista. Os dados possibilitam argumentar que houve importantes avanços na apreensão teórica e conceitual de saúde, mesmo que para alguns participantes o fenômeno saúde ainda esteja pautado em concepções reducionistas e pontuais. Abarcar o significado ampliado do fenômeno saúde implica, em suma, ampliar as possibilidades interativas além da articulação teoria e prática, por meio de debates e discussões que fortaleçam e divulguem o conceito de saúde segundo uma perspectiva ampliada.Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023Escola Anna Nery v.15 n.2 2011reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452011000200023info:eu-repo/semantics/openAccessDalmolin,Bárbara BrezolinBackes,Dirce SteinZamberlan,CláudiaSchaurich,DiegoColomé,Juliana SilveiraGehlen,Maria Helenapor2016-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452011000200023Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-09-29T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde |
title |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde |
spellingShingle |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde Dalmolin,Bárbara Brezolin Educação em Saúde Profissionais da Saúde Pesquisa em Enfermagem |
title_short |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde |
title_full |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde |
title_fullStr |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde |
title_full_unstemmed |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde |
title_sort |
Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde |
author |
Dalmolin,Bárbara Brezolin |
author_facet |
Dalmolin,Bárbara Brezolin Backes,Dirce Stein Zamberlan,Cláudia Schaurich,Diego Colomé,Juliana Silveira Gehlen,Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Backes,Dirce Stein Zamberlan,Cláudia Schaurich,Diego Colomé,Juliana Silveira Gehlen,Maria Helena |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmolin,Bárbara Brezolin Backes,Dirce Stein Zamberlan,Cláudia Schaurich,Diego Colomé,Juliana Silveira Gehlen,Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Profissionais da Saúde Pesquisa em Enfermagem |
topic |
Educação em Saúde Profissionais da Saúde Pesquisa em Enfermagem |
description |
O estudo objetivou compreender os significados do conceito de saúde para docentes profissionais da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Pesquisa descritivo-exploratória, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação da área da saúde atuantes em atividades de ensino superior. Os resultados evidenciaram a existência de um paradoxo em relação aos significados atribuídos ao conceito de saúde. Para alguns, a saúde é entendida como um fenômeno complexo; para outros, um fenômeno reducionista. Os dados possibilitam argumentar que houve importantes avanços na apreensão teórica e conceitual de saúde, mesmo que para alguns participantes o fenômeno saúde ainda esteja pautado em concepções reducionistas e pontuais. Abarcar o significado ampliado do fenômeno saúde implica, em suma, ampliar as possibilidades interativas além da articulação teoria e prática, por meio de debates e discussões que fortaleçam e divulguem o conceito de saúde segundo uma perspectiva ampliada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452011000200023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.15 n.2 2011 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121066029056 |