Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana,Rosane Teresinha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brigo,Lariane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100017
Resumo: Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos de enfermagem de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul/Brasil, no segundo semestre de 2009. Teve como objetivo identificar percepções de técnicos de enfermagem que vivenciam a experiência de trabalhar em um turno e estudar em outro. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados pela metodologia de análise temática, resultando em quatro categorias: Concepções e percepções acerca da qualidade de vida; Situações que promovem qualidade de vida; Dificuldades encontradas durante o período acadêmico; Motivações à realidade de trabalhar e estudar. Embora com dupla jornada de atividades, para a maioria dos sujeitos é satisfatória sua qualidade de vida. O sono e a fadiga foram citados como as principais limitações para a dupla atividade plena. Discutir modos e meios de facilitar a conciliação trabalho e estudo é uma estratégia que pode agregar valor ao processo de formação destes sujeitos.
id UFRJ-4_a3c4b98c52b3f3bf2be22dbaa66d338b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452012000100017
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolhaEnfermagemEstudantes de EnfermagemQualidade de vidaPesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos de enfermagem de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul/Brasil, no segundo semestre de 2009. Teve como objetivo identificar percepções de técnicos de enfermagem que vivenciam a experiência de trabalhar em um turno e estudar em outro. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados pela metodologia de análise temática, resultando em quatro categorias: Concepções e percepções acerca da qualidade de vida; Situações que promovem qualidade de vida; Dificuldades encontradas durante o período acadêmico; Motivações à realidade de trabalhar e estudar. Embora com dupla jornada de atividades, para a maioria dos sujeitos é satisfatória sua qualidade de vida. O sono e a fadiga foram citados como as principais limitações para a dupla atividade plena. Discutir modos e meios de facilitar a conciliação trabalho e estudo é uma estratégia que pode agregar valor ao processo de formação destes sujeitos.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100017Escola Anna Nery v.16 n.1 2012reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452012000100017info:eu-repo/semantics/openAccessFontana,Rosane TeresinhaBrigo,Larianepor2012-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452012000100017Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-03-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha
title Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha
spellingShingle Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha
Fontana,Rosane Teresinha
Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Qualidade de vida
title_short Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha
title_full Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha
title_fullStr Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha
title_full_unstemmed Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha
title_sort Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha
author Fontana,Rosane Teresinha
author_facet Fontana,Rosane Teresinha
Brigo,Lariane
author_role author
author2 Brigo,Lariane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana,Rosane Teresinha
Brigo,Lariane
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Qualidade de vida
topic Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Qualidade de vida
description Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos de enfermagem de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul/Brasil, no segundo semestre de 2009. Teve como objetivo identificar percepções de técnicos de enfermagem que vivenciam a experiência de trabalhar em um turno e estudar em outro. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados pela metodologia de análise temática, resultando em quatro categorias: Concepções e percepções acerca da qualidade de vida; Situações que promovem qualidade de vida; Dificuldades encontradas durante o período acadêmico; Motivações à realidade de trabalhar e estudar. Embora com dupla jornada de atividades, para a maioria dos sujeitos é satisfatória sua qualidade de vida. O sono e a fadiga foram citados como as principais limitações para a dupla atividade plena. Discutir modos e meios de facilitar a conciliação trabalho e estudo é uma estratégia que pode agregar valor ao processo de formação destes sujeitos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452012000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.16 n.1 2012
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121424642048