Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024 |
Resumo: | Objetivou-se compreender a percepção dos profissionais de saúde e pais em relação ao planejamento e efetivação da alta do recém-nascido da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada em 2011. Os participantes da pesquisa foram oito profissionais da saúde e treze pais de recém-nascidos. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a alta hospitalar dos neonatos é focada no restabelecimento das condições fisiológicas; as orientações de cuidado ao recém-nascido são passadas aos pais pelo enfermeiro de forma rápida e acontecem apenas no momento da alta. Concluiu-se que é necessária ampliação das estratégias de educação em saúde no processo de alta hospitalar, para os pais de neonatos, pela equipe de saúde em sua rotina de trabalho, visando melhor planejamento e continuidade do cuidado prestado. |
id |
UFRJ-4_a68a45a4a9bc32b7983c40ea81bc6758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452012000400024 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatalAlta do pacienteRecém-nascidoEducação em saúdeEnfermagemObjetivou-se compreender a percepção dos profissionais de saúde e pais em relação ao planejamento e efetivação da alta do recém-nascido da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada em 2011. Os participantes da pesquisa foram oito profissionais da saúde e treze pais de recém-nascidos. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a alta hospitalar dos neonatos é focada no restabelecimento das condições fisiológicas; as orientações de cuidado ao recém-nascido são passadas aos pais pelo enfermeiro de forma rápida e acontecem apenas no momento da alta. Concluiu-se que é necessária ampliação das estratégias de educação em saúde no processo de alta hospitalar, para os pais de neonatos, pela equipe de saúde em sua rotina de trabalho, visando melhor planejamento e continuidade do cuidado prestado.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024Escola Anna Nery v.16 n.4 2012reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452012000400024info:eu-repo/semantics/openAccessNietsche,Elisabeta AlbertinaNora,Aline DallaLima,Márcia Gabriela Rodrigues deBottega,Janilene CamaraNeves,Eliane TatschSosmayer,Vera Lúciapor2012-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452012000400024Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-12-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal |
title |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal |
spellingShingle |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal Nietsche,Elisabeta Albertina Alta do paciente Recém-nascido Educação em saúde Enfermagem |
title_short |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal |
title_full |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal |
title_fullStr |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal |
title_sort |
Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal |
author |
Nietsche,Elisabeta Albertina |
author_facet |
Nietsche,Elisabeta Albertina Nora,Aline Dalla Lima,Márcia Gabriela Rodrigues de Bottega,Janilene Camara Neves,Eliane Tatsch Sosmayer,Vera Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Nora,Aline Dalla Lima,Márcia Gabriela Rodrigues de Bottega,Janilene Camara Neves,Eliane Tatsch Sosmayer,Vera Lúcia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nietsche,Elisabeta Albertina Nora,Aline Dalla Lima,Márcia Gabriela Rodrigues de Bottega,Janilene Camara Neves,Eliane Tatsch Sosmayer,Vera Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alta do paciente Recém-nascido Educação em saúde Enfermagem |
topic |
Alta do paciente Recém-nascido Educação em saúde Enfermagem |
description |
Objetivou-se compreender a percepção dos profissionais de saúde e pais em relação ao planejamento e efetivação da alta do recém-nascido da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada em 2011. Os participantes da pesquisa foram oito profissionais da saúde e treze pais de recém-nascidos. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a alta hospitalar dos neonatos é focada no restabelecimento das condições fisiológicas; as orientações de cuidado ao recém-nascido são passadas aos pais pelo enfermeiro de forma rápida e acontecem apenas no momento da alta. Concluiu-se que é necessária ampliação das estratégias de educação em saúde no processo de alta hospitalar, para os pais de neonatos, pela equipe de saúde em sua rotina de trabalho, visando melhor planejamento e continuidade do cuidado prestado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452012000400024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.16 n.4 2012 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121810518016 |