Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nietsche,Elisabeta Albertina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nora,Aline Dalla, Lima,Márcia Gabriela Rodrigues de, Bottega,Janilene Camara, Neves,Eliane Tatsch, Sosmayer,Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024
Resumo: Objetivou-se compreender a percepção dos profissionais de saúde e pais em relação ao planejamento e efetivação da alta do recém-nascido da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada em 2011. Os participantes da pesquisa foram oito profissionais da saúde e treze pais de recém-nascidos. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a alta hospitalar dos neonatos é focada no restabelecimento das condições fisiológicas; as orientações de cuidado ao recém-nascido são passadas aos pais pelo enfermeiro de forma rápida e acontecem apenas no momento da alta. Concluiu-se que é necessária ampliação das estratégias de educação em saúde no processo de alta hospitalar, para os pais de neonatos, pela equipe de saúde em sua rotina de trabalho, visando melhor planejamento e continuidade do cuidado prestado.
id UFRJ-4_a68a45a4a9bc32b7983c40ea81bc6758
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452012000400024
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatalAlta do pacienteRecém-nascidoEducação em saúdeEnfermagemObjetivou-se compreender a percepção dos profissionais de saúde e pais em relação ao planejamento e efetivação da alta do recém-nascido da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada em 2011. Os participantes da pesquisa foram oito profissionais da saúde e treze pais de recém-nascidos. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a alta hospitalar dos neonatos é focada no restabelecimento das condições fisiológicas; as orientações de cuidado ao recém-nascido são passadas aos pais pelo enfermeiro de forma rápida e acontecem apenas no momento da alta. Concluiu-se que é necessária ampliação das estratégias de educação em saúde no processo de alta hospitalar, para os pais de neonatos, pela equipe de saúde em sua rotina de trabalho, visando melhor planejamento e continuidade do cuidado prestado.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024Escola Anna Nery v.16 n.4 2012reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452012000400024info:eu-repo/semantics/openAccessNietsche,Elisabeta AlbertinaNora,Aline DallaLima,Márcia Gabriela Rodrigues deBottega,Janilene CamaraNeves,Eliane TatschSosmayer,Vera Lúciapor2012-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452012000400024Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-12-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
title Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
spellingShingle Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
Nietsche,Elisabeta Albertina
Alta do paciente
Recém-nascido
Educação em saúde
Enfermagem
title_short Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
title_full Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
title_fullStr Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
title_full_unstemmed Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
title_sort Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal
author Nietsche,Elisabeta Albertina
author_facet Nietsche,Elisabeta Albertina
Nora,Aline Dalla
Lima,Márcia Gabriela Rodrigues de
Bottega,Janilene Camara
Neves,Eliane Tatsch
Sosmayer,Vera Lúcia
author_role author
author2 Nora,Aline Dalla
Lima,Márcia Gabriela Rodrigues de
Bottega,Janilene Camara
Neves,Eliane Tatsch
Sosmayer,Vera Lúcia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nietsche,Elisabeta Albertina
Nora,Aline Dalla
Lima,Márcia Gabriela Rodrigues de
Bottega,Janilene Camara
Neves,Eliane Tatsch
Sosmayer,Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Alta do paciente
Recém-nascido
Educação em saúde
Enfermagem
topic Alta do paciente
Recém-nascido
Educação em saúde
Enfermagem
description Objetivou-se compreender a percepção dos profissionais de saúde e pais em relação ao planejamento e efetivação da alta do recém-nascido da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada em 2011. Os participantes da pesquisa foram oito profissionais da saúde e treze pais de recém-nascidos. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a alta hospitalar dos neonatos é focada no restabelecimento das condições fisiológicas; as orientações de cuidado ao recém-nascido são passadas aos pais pelo enfermeiro de forma rápida e acontecem apenas no momento da alta. Concluiu-se que é necessária ampliação das estratégias de educação em saúde no processo de alta hospitalar, para os pais de neonatos, pela equipe de saúde em sua rotina de trabalho, visando melhor planejamento e continuidade do cuidado prestado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452012000400024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.16 n.4 2012
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121810518016