A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400204 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar as concepções das enfermeiras obstétricas egressas do curso de residência sobre a formação e prática na assistência ao parto normal. Método Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 13 enfermeiras obstétricas em duas maternidades públicas do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, semiestruturada e análise hermenêutico-dialética. Resultados Apesar dos contrassensos e dicotomias presentes no processo de formação, verificou-se nos depoimentos que houve superação no conhecimento e na prática profissional, que possibilitou a constituição de uma práxis obstétrica integradora, consciente dos princípios humanizados na assistência ao parto normal, sustentando a construção de novos caminhos para a enfermagem obstétrica. Conclusão e implicações para a prática A formação na residência promoveu segurança às enfermeiras, em sua práxis assistencial, contribuindo para a reformulação social, cultural e política do modelo obstétrico intervencionista. A residência envolve uma nova e desafiadora modalidade de formação para o cuidado de enfermagem na área, exigindo conhecimento específico e ético. O estudo evidencia a necessidade de inserção das enfermeiras obstétricas egressas na prática da assistência ao parto de risco habitual, ampliando o espaço de atuação dessas profissionais. |
id |
UFRJ-4_ba3ad64408a2d7e483ae9a86d6a6dbad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452020000400204 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialéticaSaúde da MulherEnfermeiras obstétricasParto normalEducação em EnfermagemRESUMO Objetivo Analisar as concepções das enfermeiras obstétricas egressas do curso de residência sobre a formação e prática na assistência ao parto normal. Método Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 13 enfermeiras obstétricas em duas maternidades públicas do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, semiestruturada e análise hermenêutico-dialética. Resultados Apesar dos contrassensos e dicotomias presentes no processo de formação, verificou-se nos depoimentos que houve superação no conhecimento e na prática profissional, que possibilitou a constituição de uma práxis obstétrica integradora, consciente dos princípios humanizados na assistência ao parto normal, sustentando a construção de novos caminhos para a enfermagem obstétrica. Conclusão e implicações para a prática A formação na residência promoveu segurança às enfermeiras, em sua práxis assistencial, contribuindo para a reformulação social, cultural e política do modelo obstétrico intervencionista. A residência envolve uma nova e desafiadora modalidade de formação para o cuidado de enfermagem na área, exigindo conhecimento específico e ético. O estudo evidencia a necessidade de inserção das enfermeiras obstétricas egressas na prática da assistência ao parto de risco habitual, ampliando o espaço de atuação dessas profissionais.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400204Escola Anna Nery v.24 n.4 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0387info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Giuliana Fernandes eMoura,Maria Aparecida VasconcelosMartinez,Pilar AlmansaSouza,Ívis Emília de OliveiraQueiroz,Ana Beatriz AzevedoPereira,Adriana Lenho de Figueiredopor2020-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000400204Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-06-16T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética |
title |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética |
spellingShingle |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética Silva,Giuliana Fernandes e Saúde da Mulher Enfermeiras obstétricas Parto normal Educação em Enfermagem |
title_short |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética |
title_full |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética |
title_fullStr |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética |
title_full_unstemmed |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética |
title_sort |
A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialética |
author |
Silva,Giuliana Fernandes e |
author_facet |
Silva,Giuliana Fernandes e Moura,Maria Aparecida Vasconcelos Martinez,Pilar Almansa Souza,Ívis Emília de Oliveira Queiroz,Ana Beatriz Azevedo Pereira,Adriana Lenho de Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Moura,Maria Aparecida Vasconcelos Martinez,Pilar Almansa Souza,Ívis Emília de Oliveira Queiroz,Ana Beatriz Azevedo Pereira,Adriana Lenho de Figueiredo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Giuliana Fernandes e Moura,Maria Aparecida Vasconcelos Martinez,Pilar Almansa Souza,Ívis Emília de Oliveira Queiroz,Ana Beatriz Azevedo Pereira,Adriana Lenho de Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da Mulher Enfermeiras obstétricas Parto normal Educação em Enfermagem |
topic |
Saúde da Mulher Enfermeiras obstétricas Parto normal Educação em Enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo Analisar as concepções das enfermeiras obstétricas egressas do curso de residência sobre a formação e prática na assistência ao parto normal. Método Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 13 enfermeiras obstétricas em duas maternidades públicas do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, semiestruturada e análise hermenêutico-dialética. Resultados Apesar dos contrassensos e dicotomias presentes no processo de formação, verificou-se nos depoimentos que houve superação no conhecimento e na prática profissional, que possibilitou a constituição de uma práxis obstétrica integradora, consciente dos princípios humanizados na assistência ao parto normal, sustentando a construção de novos caminhos para a enfermagem obstétrica. Conclusão e implicações para a prática A formação na residência promoveu segurança às enfermeiras, em sua práxis assistencial, contribuindo para a reformulação social, cultural e política do modelo obstétrico intervencionista. A residência envolve uma nova e desafiadora modalidade de formação para o cuidado de enfermagem na área, exigindo conhecimento específico e ético. O estudo evidencia a necessidade de inserção das enfermeiras obstétricas egressas na prática da assistência ao parto de risco habitual, ampliando o espaço de atuação dessas profissionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400204 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2019-0387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.24 n.4 2020 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128124985606144 |