Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral,Gabriela Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva,Lívia Silveira, Oliveira,Jarbas Vieira de, Machado,Noelle Melo, Teixeira,Juliana Silveira, Passos,Hozana Reis
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000200601
Resumo: Resumo Objetivo Descrever a experiência de planejamento, execução e avaliação de um serviço de suporte ético-emocional para profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19. Método Relato de experiência no âmbito da Comissão de Suporte Ético-Emocional do Conselho Regional de Minas Gerais, Brasil, desenvolvido entre os meses de abril e dezembro de 2020 e operacionalizado através de ligações telefônicas e mensagens via aplicativo de comunicação. Resultados Foram atendidos 241 profissionais. Foram revelados e declarados sentimentos, emoções, vivências e problemas oriundos do cotidiano de trabalho da enfermagem diante do contexto pandêmico. Tais problemas reforçam a eminência, a urgência e o valor que o suporte teve para a vida, trabalho e saúde dos profissionais atendidos, configurando-se como uma estratégia de saúde e de intervenção indispensável à promoção, prevenção, segurança e proteção da saúde mental frente à pandemia. Os atendimentos culminaram na redução de sentimentos negativos; na percepção aumentada (identificação de potenciais ameaças e contextos de “gatilhos”); na valorização pessoal; no autoconhecimento e autocuidado. Considerações finais e implicações para a prática O suporte fez-se inovador para área da saúde e da enfermagem ao constituir-se como uma estratégia multidisciplinar promotora, aconselhadora e facilitadora do cuidado em tempos de COVID-19. Encoraja-se a manutenção desta estratégia após a pandemia.
id UFRJ-4_c1e8833d7c70940376ab125099e5e766
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452022000200601
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiênciaCOVID-19EnfermagemProfissionais de EnfermagemSaúde MentalTelemedicinaResumo Objetivo Descrever a experiência de planejamento, execução e avaliação de um serviço de suporte ético-emocional para profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19. Método Relato de experiência no âmbito da Comissão de Suporte Ético-Emocional do Conselho Regional de Minas Gerais, Brasil, desenvolvido entre os meses de abril e dezembro de 2020 e operacionalizado através de ligações telefônicas e mensagens via aplicativo de comunicação. Resultados Foram atendidos 241 profissionais. Foram revelados e declarados sentimentos, emoções, vivências e problemas oriundos do cotidiano de trabalho da enfermagem diante do contexto pandêmico. Tais problemas reforçam a eminência, a urgência e o valor que o suporte teve para a vida, trabalho e saúde dos profissionais atendidos, configurando-se como uma estratégia de saúde e de intervenção indispensável à promoção, prevenção, segurança e proteção da saúde mental frente à pandemia. Os atendimentos culminaram na redução de sentimentos negativos; na percepção aumentada (identificação de potenciais ameaças e contextos de “gatilhos”); na valorização pessoal; no autoconhecimento e autocuidado. Considerações finais e implicações para a prática O suporte fez-se inovador para área da saúde e da enfermagem ao constituir-se como uma estratégia multidisciplinar promotora, aconselhadora e facilitadora do cuidado em tempos de COVID-19. Encoraja-se a manutenção desta estratégia após a pandemia.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000200601Escola Anna Nery v.26 n.spe 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0234info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral,Gabriela GonçalvesSilva,Lívia SilveiraOliveira,Jarbas Vieira deMachado,Noelle MeloTeixeira,Juliana SilveiraPassos,Hozana Reispor2021-10-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000200601Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-10-22T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
title Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
spellingShingle Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
Amaral,Gabriela Gonçalves
COVID-19
Enfermagem
Profissionais de Enfermagem
Saúde Mental
Telemedicina
title_short Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
title_full Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
title_fullStr Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
title_full_unstemmed Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
title_sort Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
author Amaral,Gabriela Gonçalves
author_facet Amaral,Gabriela Gonçalves
Silva,Lívia Silveira
Oliveira,Jarbas Vieira de
Machado,Noelle Melo
Teixeira,Juliana Silveira
Passos,Hozana Reis
author_role author
author2 Silva,Lívia Silveira
Oliveira,Jarbas Vieira de
Machado,Noelle Melo
Teixeira,Juliana Silveira
Passos,Hozana Reis
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral,Gabriela Gonçalves
Silva,Lívia Silveira
Oliveira,Jarbas Vieira de
Machado,Noelle Melo
Teixeira,Juliana Silveira
Passos,Hozana Reis
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Enfermagem
Profissionais de Enfermagem
Saúde Mental
Telemedicina
topic COVID-19
Enfermagem
Profissionais de Enfermagem
Saúde Mental
Telemedicina
description Resumo Objetivo Descrever a experiência de planejamento, execução e avaliação de um serviço de suporte ético-emocional para profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19. Método Relato de experiência no âmbito da Comissão de Suporte Ético-Emocional do Conselho Regional de Minas Gerais, Brasil, desenvolvido entre os meses de abril e dezembro de 2020 e operacionalizado através de ligações telefônicas e mensagens via aplicativo de comunicação. Resultados Foram atendidos 241 profissionais. Foram revelados e declarados sentimentos, emoções, vivências e problemas oriundos do cotidiano de trabalho da enfermagem diante do contexto pandêmico. Tais problemas reforçam a eminência, a urgência e o valor que o suporte teve para a vida, trabalho e saúde dos profissionais atendidos, configurando-se como uma estratégia de saúde e de intervenção indispensável à promoção, prevenção, segurança e proteção da saúde mental frente à pandemia. Os atendimentos culminaram na redução de sentimentos negativos; na percepção aumentada (identificação de potenciais ameaças e contextos de “gatilhos”); na valorização pessoal; no autoconhecimento e autocuidado. Considerações finais e implicações para a prática O suporte fez-se inovador para área da saúde e da enfermagem ao constituir-se como uma estratégia multidisciplinar promotora, aconselhadora e facilitadora do cuidado em tempos de COVID-19. Encoraja-se a manutenção desta estratégia após a pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000200601
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000200601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.26 n.spe 2022
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128126427398144