Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000200601 |
Resumo: | Resumo Objetivo Descrever a experiência de planejamento, execução e avaliação de um serviço de suporte ético-emocional para profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19. Método Relato de experiência no âmbito da Comissão de Suporte Ético-Emocional do Conselho Regional de Minas Gerais, Brasil, desenvolvido entre os meses de abril e dezembro de 2020 e operacionalizado através de ligações telefônicas e mensagens via aplicativo de comunicação. Resultados Foram atendidos 241 profissionais. Foram revelados e declarados sentimentos, emoções, vivências e problemas oriundos do cotidiano de trabalho da enfermagem diante do contexto pandêmico. Tais problemas reforçam a eminência, a urgência e o valor que o suporte teve para a vida, trabalho e saúde dos profissionais atendidos, configurando-se como uma estratégia de saúde e de intervenção indispensável à promoção, prevenção, segurança e proteção da saúde mental frente à pandemia. Os atendimentos culminaram na redução de sentimentos negativos; na percepção aumentada (identificação de potenciais ameaças e contextos de “gatilhos”); na valorização pessoal; no autoconhecimento e autocuidado. Considerações finais e implicações para a prática O suporte fez-se inovador para área da saúde e da enfermagem ao constituir-se como uma estratégia multidisciplinar promotora, aconselhadora e facilitadora do cuidado em tempos de COVID-19. Encoraja-se a manutenção desta estratégia após a pandemia. |
id |
UFRJ-4_c1e8833d7c70940376ab125099e5e766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452022000200601 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiênciaCOVID-19EnfermagemProfissionais de EnfermagemSaúde MentalTelemedicinaResumo Objetivo Descrever a experiência de planejamento, execução e avaliação de um serviço de suporte ético-emocional para profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19. Método Relato de experiência no âmbito da Comissão de Suporte Ético-Emocional do Conselho Regional de Minas Gerais, Brasil, desenvolvido entre os meses de abril e dezembro de 2020 e operacionalizado através de ligações telefônicas e mensagens via aplicativo de comunicação. Resultados Foram atendidos 241 profissionais. Foram revelados e declarados sentimentos, emoções, vivências e problemas oriundos do cotidiano de trabalho da enfermagem diante do contexto pandêmico. Tais problemas reforçam a eminência, a urgência e o valor que o suporte teve para a vida, trabalho e saúde dos profissionais atendidos, configurando-se como uma estratégia de saúde e de intervenção indispensável à promoção, prevenção, segurança e proteção da saúde mental frente à pandemia. Os atendimentos culminaram na redução de sentimentos negativos; na percepção aumentada (identificação de potenciais ameaças e contextos de “gatilhos”); na valorização pessoal; no autoconhecimento e autocuidado. Considerações finais e implicações para a prática O suporte fez-se inovador para área da saúde e da enfermagem ao constituir-se como uma estratégia multidisciplinar promotora, aconselhadora e facilitadora do cuidado em tempos de COVID-19. Encoraja-se a manutenção desta estratégia após a pandemia.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000200601Escola Anna Nery v.26 n.spe 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0234info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral,Gabriela GonçalvesSilva,Lívia SilveiraOliveira,Jarbas Vieira deMachado,Noelle MeloTeixeira,Juliana SilveiraPassos,Hozana Reispor2021-10-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000200601Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-10-22T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência |
title |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência |
spellingShingle |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência Amaral,Gabriela Gonçalves COVID-19 Enfermagem Profissionais de Enfermagem Saúde Mental Telemedicina |
title_short |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência |
title_full |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência |
title_fullStr |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência |
title_sort |
Suporte ético-emocional à profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: relato de experiência |
author |
Amaral,Gabriela Gonçalves |
author_facet |
Amaral,Gabriela Gonçalves Silva,Lívia Silveira Oliveira,Jarbas Vieira de Machado,Noelle Melo Teixeira,Juliana Silveira Passos,Hozana Reis |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Lívia Silveira Oliveira,Jarbas Vieira de Machado,Noelle Melo Teixeira,Juliana Silveira Passos,Hozana Reis |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral,Gabriela Gonçalves Silva,Lívia Silveira Oliveira,Jarbas Vieira de Machado,Noelle Melo Teixeira,Juliana Silveira Passos,Hozana Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Enfermagem Profissionais de Enfermagem Saúde Mental Telemedicina |
topic |
COVID-19 Enfermagem Profissionais de Enfermagem Saúde Mental Telemedicina |
description |
Resumo Objetivo Descrever a experiência de planejamento, execução e avaliação de um serviço de suporte ético-emocional para profissionais de enfermagem frente à pandemia de COVID-19. Método Relato de experiência no âmbito da Comissão de Suporte Ético-Emocional do Conselho Regional de Minas Gerais, Brasil, desenvolvido entre os meses de abril e dezembro de 2020 e operacionalizado através de ligações telefônicas e mensagens via aplicativo de comunicação. Resultados Foram atendidos 241 profissionais. Foram revelados e declarados sentimentos, emoções, vivências e problemas oriundos do cotidiano de trabalho da enfermagem diante do contexto pandêmico. Tais problemas reforçam a eminência, a urgência e o valor que o suporte teve para a vida, trabalho e saúde dos profissionais atendidos, configurando-se como uma estratégia de saúde e de intervenção indispensável à promoção, prevenção, segurança e proteção da saúde mental frente à pandemia. Os atendimentos culminaram na redução de sentimentos negativos; na percepção aumentada (identificação de potenciais ameaças e contextos de “gatilhos”); na valorização pessoal; no autoconhecimento e autocuidado. Considerações finais e implicações para a prática O suporte fez-se inovador para área da saúde e da enfermagem ao constituir-se como uma estratégia multidisciplinar promotora, aconselhadora e facilitadora do cuidado em tempos de COVID-19. Encoraja-se a manutenção desta estratégia após a pandemia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000200601 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000200601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.26 n.spe 2022 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128126427398144 |