Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100704 |
Resumo: | RESUMO Objetivo analisar o conceito de telessimulação e sua aplicabilidade no contexto do ensino em saúde. Método trata-se de uma análise conceitual, realizada através de uma scoping review realizada em maio de 2021, nas seguintes bases de dados: PubMed, PMC, Educational Resources Information Center, Web of Science, Science Direct, Scopus, LILACS, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, mediante o uso do descritor “telessimulação” e suas respectivas traduções para inglês e espanhol. Para análise dos estudos, avaliaram-se os atributos, antecedentes e consequentes do conceito. Resultados a telessimulação é definida como uma ramificação da simulação clínica que se caracteriza pela promoção/viabilização de práticas educativas no ensino em saúde, realizadas remotamente, síncrona, através de videochamada. Tem como objetivo facilitar o contato entre instrutores e participantes em situações de necessidade de distanciamento social, acesso dificultado por razões econômicas, como a escassez de recursos humanos e materiais, e/ou geograficamente distantes, com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades pertinentes as profissões da saúde. Conclusão e implicações para a prática a telessimulação representa uma nova oportunidade na formação em saúde, ao ampliar as possibilidades de ensino e romper barreiras que vão desde as geográficas até as econômicas. |
id |
UFRJ-4_c427f1496f939b2fdb81019942741569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452022000100704 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopoCOVID-19Educação à DistânciaEnsinoFormação de ConceitoSimulaçãoRESUMO Objetivo analisar o conceito de telessimulação e sua aplicabilidade no contexto do ensino em saúde. Método trata-se de uma análise conceitual, realizada através de uma scoping review realizada em maio de 2021, nas seguintes bases de dados: PubMed, PMC, Educational Resources Information Center, Web of Science, Science Direct, Scopus, LILACS, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, mediante o uso do descritor “telessimulação” e suas respectivas traduções para inglês e espanhol. Para análise dos estudos, avaliaram-se os atributos, antecedentes e consequentes do conceito. Resultados a telessimulação é definida como uma ramificação da simulação clínica que se caracteriza pela promoção/viabilização de práticas educativas no ensino em saúde, realizadas remotamente, síncrona, através de videochamada. Tem como objetivo facilitar o contato entre instrutores e participantes em situações de necessidade de distanciamento social, acesso dificultado por razões econômicas, como a escassez de recursos humanos e materiais, e/ou geograficamente distantes, com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades pertinentes as profissões da saúde. Conclusão e implicações para a prática a telessimulação representa uma nova oportunidade na formação em saúde, ao ampliar as possibilidades de ensino e romper barreiras que vão desde as geográficas até as econômicas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100704Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0457ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Raphael Raniere de OliveiraAraújo,Marília Souto deMedeiros,Soraya Maria deMata,Adala Nayana de SousaAlmeida,Rodrigo Guimarães dos SantosMazzo,Alessandrapor2022-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100704Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo |
title |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo |
spellingShingle |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo Costa,Raphael Raniere de Oliveira COVID-19 Educação à Distância Ensino Formação de Conceito Simulação |
title_short |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo |
title_full |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo |
title_fullStr |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo |
title_full_unstemmed |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo |
title_sort |
Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo |
author |
Costa,Raphael Raniere de Oliveira |
author_facet |
Costa,Raphael Raniere de Oliveira Araújo,Marília Souto de Medeiros,Soraya Maria de Mata,Adala Nayana de Sousa Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos Mazzo,Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Araújo,Marília Souto de Medeiros,Soraya Maria de Mata,Adala Nayana de Sousa Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos Mazzo,Alessandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Raphael Raniere de Oliveira Araújo,Marília Souto de Medeiros,Soraya Maria de Mata,Adala Nayana de Sousa Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos Mazzo,Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Educação à Distância Ensino Formação de Conceito Simulação |
topic |
COVID-19 Educação à Distância Ensino Formação de Conceito Simulação |
description |
RESUMO Objetivo analisar o conceito de telessimulação e sua aplicabilidade no contexto do ensino em saúde. Método trata-se de uma análise conceitual, realizada através de uma scoping review realizada em maio de 2021, nas seguintes bases de dados: PubMed, PMC, Educational Resources Information Center, Web of Science, Science Direct, Scopus, LILACS, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, mediante o uso do descritor “telessimulação” e suas respectivas traduções para inglês e espanhol. Para análise dos estudos, avaliaram-se os atributos, antecedentes e consequentes do conceito. Resultados a telessimulação é definida como uma ramificação da simulação clínica que se caracteriza pela promoção/viabilização de práticas educativas no ensino em saúde, realizadas remotamente, síncrona, através de videochamada. Tem como objetivo facilitar o contato entre instrutores e participantes em situações de necessidade de distanciamento social, acesso dificultado por razões econômicas, como a escassez de recursos humanos e materiais, e/ou geograficamente distantes, com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades pertinentes as profissões da saúde. Conclusão e implicações para a prática a telessimulação representa uma nova oportunidade na formação em saúde, ao ampliar as possibilidades de ensino e romper barreiras que vão desde as geográficas até as econômicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100704 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0457pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.26 2022 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128126400135168 |