Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Raphael Raniere de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo,Marília Souto de, Medeiros,Soraya Maria de, Mata,Adala Nayana de Sousa, Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos, Mazzo,Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100704
Resumo: RESUMO Objetivo analisar o conceito de telessimulação e sua aplicabilidade no contexto do ensino em saúde. Método trata-se de uma análise conceitual, realizada através de uma scoping review realizada em maio de 2021, nas seguintes bases de dados: PubMed, PMC, Educational Resources Information Center, Web of Science, Science Direct, Scopus, LILACS, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, mediante o uso do descritor “telessimulação” e suas respectivas traduções para inglês e espanhol. Para análise dos estudos, avaliaram-se os atributos, antecedentes e consequentes do conceito. Resultados a telessimulação é definida como uma ramificação da simulação clínica que se caracteriza pela promoção/viabilização de práticas educativas no ensino em saúde, realizadas remotamente, síncrona, através de videochamada. Tem como objetivo facilitar o contato entre instrutores e participantes em situações de necessidade de distanciamento social, acesso dificultado por razões econômicas, como a escassez de recursos humanos e materiais, e/ou geograficamente distantes, com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades pertinentes as profissões da saúde. Conclusão e implicações para a prática a telessimulação representa uma nova oportunidade na formação em saúde, ao ampliar as possibilidades de ensino e romper barreiras que vão desde as geográficas até as econômicas.
id UFRJ-4_c427f1496f939b2fdb81019942741569
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452022000100704
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopoCOVID-19Educação à DistânciaEnsinoFormação de ConceitoSimulaçãoRESUMO Objetivo analisar o conceito de telessimulação e sua aplicabilidade no contexto do ensino em saúde. Método trata-se de uma análise conceitual, realizada através de uma scoping review realizada em maio de 2021, nas seguintes bases de dados: PubMed, PMC, Educational Resources Information Center, Web of Science, Science Direct, Scopus, LILACS, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, mediante o uso do descritor “telessimulação” e suas respectivas traduções para inglês e espanhol. Para análise dos estudos, avaliaram-se os atributos, antecedentes e consequentes do conceito. Resultados a telessimulação é definida como uma ramificação da simulação clínica que se caracteriza pela promoção/viabilização de práticas educativas no ensino em saúde, realizadas remotamente, síncrona, através de videochamada. Tem como objetivo facilitar o contato entre instrutores e participantes em situações de necessidade de distanciamento social, acesso dificultado por razões econômicas, como a escassez de recursos humanos e materiais, e/ou geograficamente distantes, com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades pertinentes as profissões da saúde. Conclusão e implicações para a prática a telessimulação representa uma nova oportunidade na formação em saúde, ao ampliar as possibilidades de ensino e romper barreiras que vão desde as geográficas até as econômicas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100704Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0457ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Raphael Raniere de OliveiraAraújo,Marília Souto deMedeiros,Soraya Maria deMata,Adala Nayana de SousaAlmeida,Rodrigo Guimarães dos SantosMazzo,Alessandrapor2022-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100704Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
title Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
spellingShingle Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
Costa,Raphael Raniere de Oliveira
COVID-19
Educação à Distância
Ensino
Formação de Conceito
Simulação
title_short Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
title_full Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
title_fullStr Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
title_full_unstemmed Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
title_sort Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo
author Costa,Raphael Raniere de Oliveira
author_facet Costa,Raphael Raniere de Oliveira
Araújo,Marília Souto de
Medeiros,Soraya Maria de
Mata,Adala Nayana de Sousa
Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos
Mazzo,Alessandra
author_role author
author2 Araújo,Marília Souto de
Medeiros,Soraya Maria de
Mata,Adala Nayana de Sousa
Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos
Mazzo,Alessandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Raphael Raniere de Oliveira
Araújo,Marília Souto de
Medeiros,Soraya Maria de
Mata,Adala Nayana de Sousa
Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos
Mazzo,Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Educação à Distância
Ensino
Formação de Conceito
Simulação
topic COVID-19
Educação à Distância
Ensino
Formação de Conceito
Simulação
description RESUMO Objetivo analisar o conceito de telessimulação e sua aplicabilidade no contexto do ensino em saúde. Método trata-se de uma análise conceitual, realizada através de uma scoping review realizada em maio de 2021, nas seguintes bases de dados: PubMed, PMC, Educational Resources Information Center, Web of Science, Science Direct, Scopus, LILACS, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, mediante o uso do descritor “telessimulação” e suas respectivas traduções para inglês e espanhol. Para análise dos estudos, avaliaram-se os atributos, antecedentes e consequentes do conceito. Resultados a telessimulação é definida como uma ramificação da simulação clínica que se caracteriza pela promoção/viabilização de práticas educativas no ensino em saúde, realizadas remotamente, síncrona, através de videochamada. Tem como objetivo facilitar o contato entre instrutores e participantes em situações de necessidade de distanciamento social, acesso dificultado por razões econômicas, como a escassez de recursos humanos e materiais, e/ou geograficamente distantes, com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades pertinentes as profissões da saúde. Conclusão e implicações para a prática a telessimulação representa uma nova oportunidade na formação em saúde, ao ampliar as possibilidades de ensino e romper barreiras que vão desde as geográficas até as econômicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100704
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0457pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.26 2022
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128126400135168