Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000300004 |
Resumo: | O objetivo geral é investigar a aprendizagem do diagnóstico em enfermagem na área hospitalar, de alunos concluintes do curso de graduação, na perspectiva metacognitiva. De natureza qualitativa, desenvolveram-se entrevistas individuais com dezenove alunos da quinta série, do último estágio supervisionado na área hospitalar. A análise temática de conteúdo indicou dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem, relacionadas à estrutura teórica, à aplicação prática de diagnosticar, ao conhecimento e ao uso das classificações diagnósticas, faltando-lhes a percepção do raciocínio clínico envolvido e que resulta no diagnóstico. Acredita-se que a metacognição possa ser eficaz no controle das dificuldades de aprendizagem dos alunos, por incluir o conhecimento de estratégias de regulação de desempenho, de planejamento e controle do processo de aprendizagem. |
id |
UFRJ-4_c674e9d99136666d01cef9e6270713e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452011000300004 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacogniçãoAprendizagemDiagnóstico de EnfermagemCogniçãoO objetivo geral é investigar a aprendizagem do diagnóstico em enfermagem na área hospitalar, de alunos concluintes do curso de graduação, na perspectiva metacognitiva. De natureza qualitativa, desenvolveram-se entrevistas individuais com dezenove alunos da quinta série, do último estágio supervisionado na área hospitalar. A análise temática de conteúdo indicou dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem, relacionadas à estrutura teórica, à aplicação prática de diagnosticar, ao conhecimento e ao uso das classificações diagnósticas, faltando-lhes a percepção do raciocínio clínico envolvido e que resulta no diagnóstico. Acredita-se que a metacognição possa ser eficaz no controle das dificuldades de aprendizagem dos alunos, por incluir o conhecimento de estratégias de regulação de desempenho, de planejamento e controle do processo de aprendizagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000300004Escola Anna Nery v.15 n.3 2011reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452011000300004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Gracinda Ignácio daPeixoto,Mauricio Abreu PintoBrandão,Marcos Antonio GomesFerreira,Márcia de AssunçãoMartins,Jaqueline Santos de Andradepor2011-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452011000300004Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2011-09-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição |
title |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição |
spellingShingle |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição Silva,Ana Gracinda Ignácio da Aprendizagem Diagnóstico de Enfermagem Cognição |
title_short |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição |
title_full |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição |
title_fullStr |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição |
title_full_unstemmed |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição |
title_sort |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição |
author |
Silva,Ana Gracinda Ignácio da |
author_facet |
Silva,Ana Gracinda Ignácio da Peixoto,Mauricio Abreu Pinto Brandão,Marcos Antonio Gomes Ferreira,Márcia de Assunção Martins,Jaqueline Santos de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto,Mauricio Abreu Pinto Brandão,Marcos Antonio Gomes Ferreira,Márcia de Assunção Martins,Jaqueline Santos de Andrade |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Ana Gracinda Ignácio da Peixoto,Mauricio Abreu Pinto Brandão,Marcos Antonio Gomes Ferreira,Márcia de Assunção Martins,Jaqueline Santos de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Diagnóstico de Enfermagem Cognição |
topic |
Aprendizagem Diagnóstico de Enfermagem Cognição |
description |
O objetivo geral é investigar a aprendizagem do diagnóstico em enfermagem na área hospitalar, de alunos concluintes do curso de graduação, na perspectiva metacognitiva. De natureza qualitativa, desenvolveram-se entrevistas individuais com dezenove alunos da quinta série, do último estágio supervisionado na área hospitalar. A análise temática de conteúdo indicou dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem, relacionadas à estrutura teórica, à aplicação prática de diagnosticar, ao conhecimento e ao uso das classificações diagnósticas, faltando-lhes a percepção do raciocínio clínico envolvido e que resulta no diagnóstico. Acredita-se que a metacognição possa ser eficaz no controle das dificuldades de aprendizagem dos alunos, por incluir o conhecimento de estratégias de regulação de desempenho, de planejamento e controle do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000300004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452011000300004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.15 n.3 2011 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121074417664 |