O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula,Cristiane Cardoso de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cabral,Ivone Evangelista, Souza,Ívis Emília de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300025
Resumo: As crianças com AIDS por transmissão vertical transitam da infância para adolescência, e pouco se sabe sobre como cuidam de si. Compreender este cotidiano do adolescer foi o objetivo desta investigação fenomenológica com análise hermenêutica heideggeriana. A entrevista com 11 meninos/meninas (12-14 anos) não institucionalizados, que conheciam seu diagnóstico, ocorreu depois da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética de três instituições do Rio de Janeiro, cenários da pesquisa. Os resultados apontaram um cotidiano marcado pelos momentos infância e adolescência. Às vezes quer voltar a ser-criança para brincar; se re-conhece como ser-adolescente pela aparência, humor, atividades diárias, lazer e relacionamentos. Transitando entre esses momentos, re-vela-se como ser-adolescendo. Neste movimento existencial des-vela-se como ser-de-possibilidades, que não está limitado à dupla-facticidade: adolescer (segundo demarcações etárias e características predeterminadas) e AIDS (fragilidade clínica). Portanto, conjugar as dimensões biológica e existencial, no modelo assistencial-institucional, é o desafio do cuidado ao ser-adolescendo.
id UFRJ-4_cb2ecce440e67862286d4cdd164bfdec
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452009000300025
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?Saúde do AdolescenteSaúde da CriançaEnfermagem PediátricaSíndrome de Imunodeficiência AdquiridaAs crianças com AIDS por transmissão vertical transitam da infância para adolescência, e pouco se sabe sobre como cuidam de si. Compreender este cotidiano do adolescer foi o objetivo desta investigação fenomenológica com análise hermenêutica heideggeriana. A entrevista com 11 meninos/meninas (12-14 anos) não institucionalizados, que conheciam seu diagnóstico, ocorreu depois da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética de três instituições do Rio de Janeiro, cenários da pesquisa. Os resultados apontaram um cotidiano marcado pelos momentos infância e adolescência. Às vezes quer voltar a ser-criança para brincar; se re-conhece como ser-adolescente pela aparência, humor, atividades diárias, lazer e relacionamentos. Transitando entre esses momentos, re-vela-se como ser-adolescendo. Neste movimento existencial des-vela-se como ser-de-possibilidades, que não está limitado à dupla-facticidade: adolescer (segundo demarcações etárias e características predeterminadas) e AIDS (fragilidade clínica). Portanto, conjugar as dimensões biológica e existencial, no modelo assistencial-institucional, é o desafio do cuidado ao ser-adolescendo.Universidade Federal do Rio de Janeiro2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300025Escola Anna Nery v.13 n.3 2009reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452009000300025info:eu-repo/semantics/openAccessPaula,Cristiane Cardoso deCabral,Ivone EvangelistaSouza,Ívis Emília de Oliveirapor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452009000300025Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-11T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?
title O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?
spellingShingle O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?
Paula,Cristiane Cardoso de
Saúde do Adolescente
Saúde da Criança
Enfermagem Pediátrica
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
title_short O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?
title_full O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?
title_fullStr O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?
title_full_unstemmed O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?
title_sort O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?
author Paula,Cristiane Cardoso de
author_facet Paula,Cristiane Cardoso de
Cabral,Ivone Evangelista
Souza,Ívis Emília de Oliveira
author_role author
author2 Cabral,Ivone Evangelista
Souza,Ívis Emília de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula,Cristiane Cardoso de
Cabral,Ivone Evangelista
Souza,Ívis Emília de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do Adolescente
Saúde da Criança
Enfermagem Pediátrica
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
topic Saúde do Adolescente
Saúde da Criança
Enfermagem Pediátrica
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
description As crianças com AIDS por transmissão vertical transitam da infância para adolescência, e pouco se sabe sobre como cuidam de si. Compreender este cotidiano do adolescer foi o objetivo desta investigação fenomenológica com análise hermenêutica heideggeriana. A entrevista com 11 meninos/meninas (12-14 anos) não institucionalizados, que conheciam seu diagnóstico, ocorreu depois da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética de três instituições do Rio de Janeiro, cenários da pesquisa. Os resultados apontaram um cotidiano marcado pelos momentos infância e adolescência. Às vezes quer voltar a ser-criança para brincar; se re-conhece como ser-adolescente pela aparência, humor, atividades diárias, lazer e relacionamentos. Transitando entre esses momentos, re-vela-se como ser-adolescendo. Neste movimento existencial des-vela-se como ser-de-possibilidades, que não está limitado à dupla-facticidade: adolescer (segundo demarcações etárias e características predeterminadas) e AIDS (fragilidade clínica). Portanto, conjugar as dimensões biológica e existencial, no modelo assistencial-institucional, é o desafio do cuidado ao ser-adolescendo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452009000300025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.13 n.3 2009
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128120323637248