Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erdmann,Alacoque Lorenzini
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Leite,Joséte Luzia, Nascimento,Keyla Cristiane do, Lanzoni,Gabriela Marcellino de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100005
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa.
id UFRJ-4_cdaad161f297903b3cbc77d46f447c6e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452010000100005
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagemEnfermagemPesquisa em EnfermagemAtividades Científicas e TecnológicasEsta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa.Universidade Federal do Rio de Janeiro2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100005Escola Anna Nery v.14 n.1 2010reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452010000100005info:eu-repo/semantics/openAccessErdmann,Alacoque LorenziniLeite,Joséte LuziaNascimento,Keyla Cristiane doLanzoni,Gabriela Marcellino de Melopor2010-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452010000100005Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-17T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
title Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
spellingShingle Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
Erdmann,Alacoque Lorenzini
Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Atividades Científicas e Tecnológicas
title_short Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
title_full Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
title_fullStr Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
title_full_unstemmed Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
title_sort Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
author Erdmann,Alacoque Lorenzini
author_facet Erdmann,Alacoque Lorenzini
Leite,Joséte Luzia
Nascimento,Keyla Cristiane do
Lanzoni,Gabriela Marcellino de Melo
author_role author
author2 Leite,Joséte Luzia
Nascimento,Keyla Cristiane do
Lanzoni,Gabriela Marcellino de Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Erdmann,Alacoque Lorenzini
Leite,Joséte Luzia
Nascimento,Keyla Cristiane do
Lanzoni,Gabriela Marcellino de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Atividades Científicas e Tecnológicas
topic Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Atividades Científicas e Tecnológicas
description Esta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452010000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.14 n.1 2010
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128120618287104