Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100005 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa. |
id |
UFRJ-4_cdaad161f297903b3cbc77d46f447c6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452010000100005 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagemEnfermagemPesquisa em EnfermagemAtividades Científicas e TecnológicasEsta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa.Universidade Federal do Rio de Janeiro2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100005Escola Anna Nery v.14 n.1 2010reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452010000100005info:eu-repo/semantics/openAccessErdmann,Alacoque LorenziniLeite,Joséte LuziaNascimento,Keyla Cristiane doLanzoni,Gabriela Marcellino de Melopor2010-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452010000100005Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-17T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem |
title |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem |
spellingShingle |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem Erdmann,Alacoque Lorenzini Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Atividades Científicas e Tecnológicas |
title_short |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem |
title_full |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem |
title_fullStr |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem |
title_sort |
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem |
author |
Erdmann,Alacoque Lorenzini |
author_facet |
Erdmann,Alacoque Lorenzini Leite,Joséte Luzia Nascimento,Keyla Cristiane do Lanzoni,Gabriela Marcellino de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Leite,Joséte Luzia Nascimento,Keyla Cristiane do Lanzoni,Gabriela Marcellino de Melo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Erdmann,Alacoque Lorenzini Leite,Joséte Luzia Nascimento,Keyla Cristiane do Lanzoni,Gabriela Marcellino de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Atividades Científicas e Tecnológicas |
topic |
Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Atividades Científicas e Tecnológicas |
description |
Esta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452010000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.14 n.1 2010 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128120618287104 |